Comando de Operações Terrestres

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comando de Operações Terrestres
Coter.gif
Sede  Distrito Federal
Sigla COTer
Criação 1990
Comando
Comandante Gen Ex Eduardo Dias da Costa Villas Bôas[1]
Contato
Endereço Quartel-General do Exército - Bloco H - 2º Andar
E-mail rcs@coter.eb.mil.br

O Comando de Operações Terrestres (COTer) é um órgão de direção setorial do Exército Brasileiro, localizado em Brasília e vinculado ao Comando do Exército. É responsável por orientar e coordenar, em seu nível, o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as diretrizes do comandante do Exército e do Estado-Maior do Exército (EME).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Foi criado pelo decreto nº 99.699, de 6 de novembro de 1990. Suas instalações foram inauguradas em 7 de janeiro de 1991 no Quartel-General do Exército, sediado em Brasília.

Inicialmente, absorveu atribuições inerentes ao Preparo e ao Emprego da Força Terrestre. Coube-lhe a responsabilidade pela expedição de diretrizes e orientações que tratam do Planejamento Operacional e da Instrução Militar, visando ao seu emprego na Garantia da Lei e da Ordem, em Ações Complementares e em Operações Internacionais de Manutenção da Paz.

A partir de 1º de janeiro de 2003, passou a ter autonomia administrativa, antes vinculada ao EME, que lhe foi concedida por meio da portaria nº 286-Cmt Ex, de 25 de junho de 2002.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]