Comando Militar do Norte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comandos Militares do Brasil
CMN
Comando Militar do Norte
Região Militar 8ª RM
Ano de criação 2013
Comandante Gen Ex Oswaldo de Jesus Ferreira[1] [2]
Localização
Belém
Pará Pará
Abrangência Pará, Amapá e Maranhão[3]

O Comando Militar do Norte (CMN) é um dos Comandos Militares de Área do Brasil. É o Comando de Área que compreende os estados do Pará, Amapá e Maranhão e parte do Estado do Tocantins, e envolve a 8ª Região Militar, com sede em Belém (PA). Foi criada pela Portaria 142, de 13 de março de 2013[4] .

Contexto da criação[editar | editar código-fonte]

Dada as particularidades de emprego da Força no lado ocidental do antigo CMA, mais voltados ao combate a delitos transfronteiriços como o narcotráfico, o contrabando e os crimes ambientais, dentre outros, diferente do emprego no lado oriental, normalmente em ações de Garantia da Lei e da Ordem, com enfoque à proteção de infraestruturas estratégicas, combate à exploração ilegal de recursos naturais e conflitos sociais, entre outros, fez-se necessária a divisão e criação de um novo Comando Militar[5] . A princípio, deverá contar com 10 mil homens[5] . Deverá, ainda, receber mais uma brigada de infantaria, a ser sediada em Macapá[5] .

Organizações militares subordinadas[editar | editar código-fonte]

Regiões Militares[editar | editar código-fonte]

8ª Região Militar - Também 8ª Divisão de Exército, com jurisdição sobre os Estados do Pará, do Amapá, do Maranhão e a área do Estado do Tocantins limitada ao Sul pelos municípios de Wanderlândia, Babaçulândia e Xambioá (estes inclusive), e sede do Comando na cidade de Belém - PA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]