Comando Militar do Nordeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Comandos Militares do Brasil
CMNE
Comando Militar do Nordeste
Região Militar 6ª, 7ª e 10ª Regiões Militares
Ano de criação 1946
Comandante Gen Ex Manoel Luiz Narvaz Pafiadache[1]
Localização BR 232, Km 12, Curado
Recife
 Pernambuco
Página oficial http://www.cmne.eb.mil.br/index.php
Abrangência Região Nordeste do Brasil exceto o estado do Maranhão

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) é um dos Comandos Militares do Brasil. Sua sede está localizada na cidade do Recife, estado de Pernambuco. É o Comando da 6ª Região Militar, com sede em Salvador, da 7ª Região Militar e 7ª Divisão do Exército, sediado no Recife e da 10ª Região Militar, sediado em Fortaleza.

História[editar | editar código-fonte]

Berço do Exército Brasileiro[editar | editar código-fonte]

Considerado como Berço do Exército Brasileiro, foi no Recife que se deu a primeira batalha de nossas tropas, empenhadas na expulsão dos invasores holandeses do Nordeste do Brasil, a Batalha dos Guararapes, em 1648.

Da união dos povos que deram origem à nacionalidade brasileira, portugueses, brasileiros natos, negros e índios tomaram às armas o território que hoje é sede do Comando Militar do Nordeste.

Na Região Nordeste do Brasil também foi instalada a primeira Capital do Brasil, Salvador, onde também se fez necessário a instalação de tropas militares.

E em mais uma demonstração de que as tropas brasileiras se faziam necessárias na região, foi empreendida campanha contra os franceses que se instalavam na hoje capital do Maranhão, São Luiz, em 1615.

Histórico do Comando[editar | editar código-fonte]

Edifício sede do Comando Militar do Nordeste, localizado no Recife, em Pernambuco.
Fachada do Comando Militar do Nordeste.

Após o regresso das tropas que combateram na II Guerra Mundial, o Exército Brasileiro assumiu nova estrutura administrativa e operacional, passando a ser organizado em quatro Zonas Militares: Norte, Centro, Oeste e Sul, que, por sua vez, subdividiram-se em Regiões Militares.

A Zona Militar do Nordeste, com sede em Recife e alcançando todos os estados do Nordeste e da Amazônia, englobava as 6ª, 7ª, 8ª e 10ª Regiões Militares de então e teve o seu Comando criado pelo decreto-Lei nº 9.510, de 24 de julho de 1946, origem mais remota do atual Comando Militar do Nordeste (CMNE).

Em 1956, modificada a denominação para IV Exército, a parcela Amazônica foi desmembrada para se constituir o Comando Militar da Amazônia.

Em 1979, as instalações do quartel-general do IV Exército foram transferidas da Rua do Príncipe (onde hoje está instalado o Hospital Geral de Recife, HGeR), para o Complexo Militar do Curado. Em 1985, o IV Exército mudou sua denominação para Comando Militar do Nordeste.

Hoje, três Grandes Comandos subordinam-se ao CMNE: 6ª Região Militar (BA e SE), 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército (AL, PE, PB e RN) e 10ª Região Militar (CE, PI e MA), com sedes, respectivamente, nas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza. Além disso, de João Pessoa (PB), o Comando do 1º Grupamento de Engenharia de Construção coordena, dirige e controla as ações de seus batalhões por todo o Nordeste do país.

Missão[editar | editar código-fonte]

"Estar em condições de ser empregado na Defesa Externa e Territorial, na Garantia da Lei e da Ordem, como Força Internacional de Paz e em Ações Subsidiárias."

Organização[editar | editar código-fonte]

6ª Região Militar - com jurisdição sobre os Estados da Bahia e de Sergipe, e sede do Comando na cidade de Salvador - BA;

7ª Região Militar - com jurisdição sobre os Estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, e sede do Comando na cidade do Recife - PE;

10ª Região Militar - com jurisdição sobre os Estados do Ceará e do Piauí, e sede do Comando na cidade de Fortaleza - CE;

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Estrutura do Comando Militar do Nordeste.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]