Concepción (nau)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Concepción (espanhol para "Concepção") foi uma nau espanhola do início do século XVI durante a Era dos Descobrimentos, lembrada principalmente como parte da Frota das Molucas (Armada del Moluca) que compôs a expedição Magalhães-Elcano de 15191522, que tinha o objetivo de encontrar uma passagem na América do Sul para as Ilhas das Especiarias (agora Ilhas Molucas, Indonésia) e consequentemente completar a primeira circum-navegação do globo. O próprio Concepción não completou a viagem, afundando propositalmente nas Filipinas em 1521.

História[editar | editar código-fonte]

Retratação do incêndio que destruiu a Concepción, 1854

O Concepción tinha 90 toneladas[nota 1] e custou 228 mil maravedís[nota 2] para ser construído.[3] Partindo de Sevilha em 10 de agosto de 1519, a tripulação do Concepción era composta por 44 homens sob o comando do capitão Gaspar de Quesada. Juan Sebastián Elcano era seu contramestre. João Serrão comandou o navio na travessia do Pacífico, onde se tornou co-líder da expedição após a morte de Fernão de Magalhães durante uma incursão na ilha de Mactán em 1521, cujo líder Lapu-Lapu se recusou a converter ou pagar tributo. Quando Elcano então se juntou a Duarte Barbosa para se recusar a libertar o escravo malaio de Magalhães, Henrique de Malaca, Henrique convenceu o Cebu rajah Humabon a massacrar os espanhóis. Com poucos homens e suprimentos para mantê-lo reparado e tripulado, o novo líder da expedição, João Lopes Carvalho, ordenou que o Concepción, o menos navegável, fosse abandonado e queimado.

Elcano posteriormente levaria o Victoria de volta a Sevilha, tornando-se o primeiro navio a circum-navegar o globo.[4]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Observe que muitas fontes em inglês, como Joyner [1] fornecem esses números em "tons" sem converter seus valores. Na época de Magalhães, uma tonelada seria considerada como 1.2 toneladas hoje,[2] dando ao Concepción a capacidade de cerca de 108 toneladas,[2] 153 , 5400 cu. ft..
  2. A moeda espanhola foi extremamente complicada durante este período, mas o maravedi era geralmente reconhecido como 1/375 do ducado espanhol, com o custo do Concepción equivalente ao valor de cerca de 2125 gramas de ouro puro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Citações[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

De tradução[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Concepción (carrack)».