Culinária do Magreb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
O Magreb, a parte ocidental do mundo árabe

A Culinária do Magreb corresponde às práticas culinárias dos países e as etnias que vivem e compõem o denominado: Magreb (no árabe المغرب ) em oposição geográfica ao Máshreq. As culinárias do Magreb têm em sua parte mais setentrional características típicas da cozinha mediterrânea, enquanto que também se encontram com parte das culinárias africanas. Possui algumas influências da cozinha turca (com exceção da gastronomia marroquina) devido à expansão do Império Otomano e por isso se podem ver as dolmas e os baklavas em muitas de suas regiões.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Os alimentos empregados estão marcados pelas normas halal do Islã, por esta razão não se come o porco, mas sim existe como denominador comum a carne de cordeiro e aves. O prato mais famoso e comum dos magrebinos é o cuscuz. Alguns dos ingredientes mais comuns do Magreb são a massa harîssa, a marinada de peixe, e o chermoula. O emprego da menta nos pratos com carne é muito pronunciado na cozinha marroquina, assim como no leste da Argélia e na Tunísia. Estes três paísesadotaram a técnica de preservação e secagem da carne denominada gedîd, em que as especiarias são misturadas com a carne e o sal, o todo se deixando secar ao sol.

O instrumento comum nas cozinhas do Magreb é o tajine onipresente em todos as salas de jantar, restaurantes e lugares de comida. O emprego do cuscuz faz que a cuscuzeira esteja igualmente presente em muitas cozinhas do Magreb.

Culinárias por País[editar | editar código-fonte]

Cuscuz (O prato mais comum nas gastronomias do Magreb), com grão-de-bico e verduras

As cozinhas do Magreb compostas pelos países da região do Norte da África que compreende:

Culinárias étnicas[editar | editar código-fonte]

Existem outros etnia|grupos étnicos que, sem estar dentro da circunscrição de um único país, compõem também parte da cozinha magrebina, um exemplo são os berberes que possuem seus próprios costumes culinários: Culinária berbere.

Veja também[editar | editar código-fonte]