Cultura judaica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde junho de 2009). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Cultura judaica é o nome dado ao conjunto de tradições passadas de geração à geração pelo Judaísmo oriundas dos tratos religiosos, do local em que a comunidade judaica foi radicada e da era em que a comunidade judaica viveu...

Rituais[editar | editar código-fonte]

Entre os rituais, podemos citar a circuncisão dos meninos ( aos 8 dias de vida ) e o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta para os meninos e a Bat Mitzvah para as meninas ( aos 12 anos de idade ). Os homens judeus usam a kippa, pequena touca, que representa o respeito a Deus no momento das orações. Nas sinagogas, existe uma arca, que representa a ligação entre Deus e o Povo Judeu. Nesta arca são guardados os pergaminhos sagrados da Torá.

Comidas[editar | editar código-fonte]

Casher significa apto ou apropriado e o alimento inapropriado é chamado de treifá. Dentro do judaísmo há diversos preceitos baseados na Torá e na Halachá que estabelecem as regras para que um alimento possa ser considerado casher e servir para consumo.

A alimentação dos judeus era baseada em couves, vinhos, especiarias, molhos, cerveja e muito importante, o pão. Vestiam-se a rigor para a hora das refeições e comiam com rapidez. Os judeus não comem carne de porco, cavalo,camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.

Cinema judaico[editar | editar código-fonte]

O Cinema Judaico é uma Forma de Expressão Cinematografica Judaica tendo em vista Documentários ou mesmo filmes de Ficção Cientifica feito por Diretores Judeus por exemplo o filme 'Arquitetura da Destruição' foi Dirigido pelo Diretor judeu Peter Cohen. O Cinema judaico procura de alguma forma Mostrar a vida ou a História dos judeus no cinema.

Festividades judaicas[editar | editar código-fonte]

As Festividades judaicas vão desde a comemoração de um aniversário, um Bar-Mitzvá a feriados como o Purim e o Pessach. Os judeus são tradicionalmente festivos.

Línguas judaicas[editar | editar código-fonte]

As Línguas Judaicas são O Hebraico, O Aramaico, O Dzhidi, O Iídiche e o Judeu-árabe O Hebraico é Usado como Língua Liturgica nos Cultos judaicos e na Leitura da Torá, o Aramaico é Usado como Língua Talmudica visto que o Talmud foi escrito Originalmente em Aramaico.

Literatura judaica[editar | editar código-fonte]

Literatura Judaica ou Literatura Rabinica são os Livros que fazem Parte da Literatura da cultura judaica alguns destes livros são tanto sobre as Leis e o Estudo da Torá (como O Midrash e o Talmud) Quanto mística como o Zohar Porem a Literatura Rabinica é Vasta, Abrange até mesmo Filosofia como é o Caso do Guia para os Perplexos de Maimônides. A literatura Israelense vem Ganhando cada vez mais espaço com seus próprios Festivais e Prêmios

Alguns romancistas judaicos: Isaac Asimov, Anne Frank, Paul Auster, Saul Bellow, Michael Chabon, Harlan Coben, E.L. Doctorow, Moris Farhi, Jonathan Safran Foer, Primo Levi, Norman Mailer, Bernard Malmud, Cynthia Ozick, Henry Roth, Philip Roth, I.B. Singer, Richard Zimler, Harry Mulisch.

Música judaica[editar | editar código-fonte]

A música entre os judeus é usada como forma de culto como a vários relatos da torá ou mesmo em celebraçoes como Pessach, purim e bar mitzvá

Teatro judaico[editar | editar código-fonte]

O Teatro assim como cinema judaico. é uma forma de expressão Usada pelos Judeus durante os tempos existem muitos Dramaturgos Judeus por exemplo na Alemanha Porem O teatro judaico não chega a ser tão explodrado quanto o cinema.

Vestimenta[editar | editar código-fonte]

As regras para vestimentas no judaísmo variam de acordo com a comunidade judaica, como por exemplo, no uso do kipá (os caraítas não o usam) ou do tzitzit, pelos judeus ortodoxos. Entre as vestimentas existem ainda costumes sefaradi (judeus da Península Ibérica) e asquenazitas (judeus da Europa Central e Europa Oriental).

Jogos[editar | editar código-fonte]

O dreidel é um jogo jogado pelas crianças judias durante o Chanucá.

Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.