Dakos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2014)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Dakos / koukouvagia
Prato de koukouvagia
Origem
Nome(s)
alternativo(s)
ntakos, koukouvayia, kouloukopsomo
País  Grécia
Região Creta
Detalhes
Temperatura ao servir frio
Ingrediente(s) principal(is) pão seco ou tosta de cevada, tomate, azeite, queijo, azeitonas, etc.

Dakos (em grego: ντάκος; transl.: ntakos), também conhecido como koukouvagia ou koukouvayia (κουκουβάγια; "coruja") ou ainda, no leste de Creta, kouloukopsomo (de koulouki [cachorrinho] + psomi [pão], alegadamente por ser o pão dado às crias de cães), também conhecido como "bruschetta grega", pelas semelhanças com aquela especialidade italiana, é um meze (acepipe) cretense que consiste numa fatia de pão seco molhado ou tosta de cevada (paximadi) ou de grão-de-bico coberto com pedaços de tomate, queijo feta ou mizithra, azeitonas e temperado com ervas como orégão seco. Geralmente é consumido como aperitivo ou ao pequeno-almoço. o termo dakos pode também designar apenas a tosta ou pão seco que serve de base ao prato.

Originalmente uma receita de pobres, atualmente encontra-se no menu de muitos restaurantes. Ao contrário do pão fresco, o paximadi estava disponível em qualquer lugar e em qualquer altura, tornando-o adequado para, por exemplo, pastores e pescadores, e graças aos seus ingredientes simples, constituía um alimento completo de fácil confeção. A receita exata varia de lugar para lugar.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Kotsiris, Kotsiris. Dakos Recipe (em inglês). greekfood.about.com. Página visitada em 24 de junho de 2014.
  • Gaifyllia, Nancy. Dakos: Cretan Meze (em inglês). greekfood.about.com. Página visitada em 24 de junho de 2014.
  • Kotsiris, Kenton. Cretan Dakos (em inglês). www.LemonAndOlives.com. Página visitada em 24 de junho de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.