David Crane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
David Crane
Nome completo David Crane
Nascimento 13 de agosto de 1957
Estados Unidos Filadélfia
Ocupação Roteirista

David Crane (Filadélfia, 13 de agosto de 1957), é um produtor e escritor de séries. Ele foi um dos criadores da famosa série Friends, para criar esta série, ao lado de sua amiga Marta Kauffman, baseou-se em suas experiências reais em Nova Iorque, após o término de seus estudos.

Sua parceria com Marta Kauffman gerou vários musicais, peças de teatro, e até mesmo outras séries. Além de Friends, os dois foram responsáveis por Dream On, transmitido pela HBO, Jesse e Veronica's Closet, estrelados por Christina Applegate e Kirstie Alley, respectivamente, e transmitidos pela NBC. Para completar a equipe, os dois uniram-se ao respeitado diretor Kevin S. Bright, e criaram a Bright, Kauffman, Crane Productions.

Em todos os episódios mais importantes de Friends, como finais de temporada, o 100º episódio, o término de Ross e Rachel, a trinca se unia e trabalhava junto. David e Marta escrevendo os episódios, enquanto Bright os dirigia.

Recentemente, David Crane mudou de emissora, e criou uma nova série, The Class, ao lado de seu companheiro Jeffrey Klarik. A série não se transformou em um grande hit da temporada, como os executivos da CBS esperavam, e foi cancelada ao término de sua reduzida 1ª temporada, ao todo apenas 19 episódios foram produzidos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

David Crane no IMDb