David Ford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Ford
David Ford, Toronto.jpg
Informação geral
Nome completo David James Ford
Nascimento 16 de maio de 1978 (35 anos)
Origem Dartford, Kent
País  Reino Unido
Gênero(s) Indie
Período em atividade 1996 - atualmente
Gravadora(s) Independiente Records (Reino Unido)
Columbia (E.U.A)
Página oficial www.david-ford.com

David James Ford (n. 16 de Maio de 1978 em Dartford, Kent) é um cantor e compositor do Reino Unido.

Actualmente, vive em Lewes. A sua carreira começou numa banda indie chamada Easyworld, que lançou um mini-álbum independente chamado "...Better Ways to Self Destruct" e dois álbuns completos com a Jive Records antes da banda se separar em 2004.

O primeiro álbum a solo, "I Sincerely Apologise For All The Trouble I've Caused" foi lançado em Outubro de 2005 pela Independient Records e o single "I Don't Care What You Call Me" tem tido um sucesso muito modesto sendo a internet o principal meio de promoção do cantor.

História[editar | editar código-fonte]

O começo e os Easyworld[editar | editar código-fonte]

Tendo tocado em várias bandas juntos durante os dias de estudantes, Ford - que frequentou a Universidade de Manchester - e o baterista Glenn Hooper formaram a banda Beachy Head no final dos anos 90. Pouco depois, a banda foi completada pelo baixista Jo Taylor. O trio gravou várias demos e um álbum que não foi lançado como Beachy World antes de mudarem de nome para "Easyworld".

Esta banda teve uma vida curta tendo lançado um mini-álbum e dois álbuns completos. Entre 2001 e 2004 tocaram em vários festivais indie, mas nunca conseguiram avançar muito com a carreira, o que os levou a separarem-se em Setembro de 2004.

Carreira a solo[editar | editar código-fonte]

Quase imediatamente após a separação da banda, Ford começou a tocar uma série de íntimos concertos a solo, estreando algumas canções que, mais tarde viriam a aparecer no seu álbum de estreia. Em 2005, ele embarcou na sua primeira digressão a solo. A música "State of the Union" foi lançadã como single de apresentação no dia 26 de Setembro de 2005 e foi seguida pouco depois pelo seu álbum de estreia, "I Sincerely Apologise For All The Trouble I've Caused".

Depois de uma digressão a apoiar os Starsailor e uma digressão própria esgotada em Fevereiro de 2006 e o lançamento do segundo single, "I Don't Care What You Call Me", David confirmou que vai suportar vários artistas importantes como KT Tunstall, Richard Ashcroft, Elvis Costello e Gomez. O seu álbum de estreia foi lançado nos Estados Unidos em Maio de 2006 pela Columbia Records.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]