Desperately Seeking Susan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desperately Seeking Susan
Desesperadamente Procurando Susana (PT)
Procura-se Susan Desesperadamente (BR)
 Estados Unidos
1985 • cor • 104 min 
Direção Susan Seidelman
Elenco Rosanna Arquette
Madonna
Aidan Quinn
Will Patton
John Turturro
Género Comédia
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Desperately Seeking Susan (br: Procura-se Susan Desesperadamente/pt: Desesperadamente Procurando Susana) é uma produção cinematográfica estadunidense, do gênero comédia, lançado em 1985.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Roberta (Rosanna Arquette), uma dona de casa suburbana de Fort Lee, Nova Jersey, vive uma vida pacata e sem graça ao lado do marido Gary (Mark Blum). Ela acompanha a vida de Susan (Madonna) pelos classificados nos jornais sem nem sequer conhecê-la. Susan é uma jovem aventureira que não tem residência fixa e vive sendo "procurada desesperadamente" pelo namorado apaixonado Jim (Robert Joy). A cada novo classificado que Jim coloca nos jornais para tentar localizar Susan pelo país, Roberta fica cada vez mais fascinada com a história dos dois. Esse fascínio chega ao ponto dela querer conhecer Susan. Ela então vai a um encontro dos dois. Roberta acaba comprando uma jaqueta com uma pirâmide que pertencia a Susan. Sem saber que a jaqueta está com Roberta, Susan fica desesperada, pois no bolso da jaqueta estava a chave do seu armário na rodoviária, onde ela guardava todas as suas coisas. Nesse meio tempo, Jim precisa viajar com sua banda e pede a seu amigo Dez (Aidan Quinn) que fique de olho em Susan. O problema é que Dez nunca viu Susan e portanto a única forma dele reconhecê-la é pela pirâmide estampada nas costas da jaqueta. Roberta, que ainda está com a jaqueta, decide devolver a Susan e marca um encontro com ela por intermédio dos mesmos classificados em que "conheceu" a jovem. Porém, devido a jaqueta, Roberta é confundida com Susan por um ladrão que deseja recuperar seu valioso par de brincos egípcio, do qual Susan havia se apoderado. Roberta sofre um acidente e bate com a cabeça em um poste, posteriormente perdendo a memória e começa a crer que é a própria Susan. Dez, que socorre Roberta do atentado, também passa a acreditar que ela é Susan (devido a jaqueta). A partir daí Roberta embarca numa jornada para tentar achar pistas que provem que ela é Susan, uma vez que ela não se lembra absolutamente de nada. Dez se apaixona por Roberta, mas como acha que ela é Susan, tenta resistir a tentação em respeito a amizade de Jim.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Reino Unido BAFTA

Indicações[editar | editar código-fonte]

França César

  • Melhor filme estrangeiro: 1986[2]

Estados Unidos Golden Globe

Notas de produção[editar | editar código-fonte]

  • Madonna gravou o filme antes de estourar com Like A Virgin. Àquela altura, o álbum já havia sido lançado, porém ainda não estava tão popular. Tempos depois, em virtude do sucesso, "Into The Groove" foi adicionada ao álbum e lançada como single, alcançando um súbito êxito, tornando-se o 3º maior sucesso de Madonna até então, atrás apenas dos números um "Like A Virgin" e "Crazy For You".
  • Na época Madonna estava fazendo uma rigorosa dieta e vomitava sempre que terminava de gravar uma cena em que era 'obrigada' a comer.
  • Stephen Bray relatou em uma entrevista que Madonna chegou a compor e gravar junto com ele um música que levava o mesmo nome do filme, "Desperately Seeking Susan". Segundo ele, essa música "nunca chegou a ver a luz do dia" porque Madonna não permite que ela seja lançada. Quando questionado sobre se algum dia os fãs poderão ouvir a tal música, Bray declarou: "Quem sabe ela não muda de ideia um dia?!".

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]