Deutsche Bahn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Deutsche Bahn AG
InterCityExpress da Deutsche Bahn
Tipo Sociedade Anonima
Indústria transporte ferroviário
Fundação 1 de janeiro de 1994
Pessoas-chave Hartmut Mehdorn, Presidente
Empregados Cerca de 229.000 (2006)
Lucro 1,35 bilhões de euros (2006)
Faturamento 25,1 bilhões de euros (2006)
Página oficial db.de

A Deutsche Bahn AG muitas vezes designada pelas sua sigla DBAG é a empresa de transporte ferroviário mais importante de Alemanha e de Europa. Nascida a 1 de janeiro de 1994 da fusão da Deutsche Bundesbahn com a Deutsche Reichsbahn da antiga RDA. É uma sociedade por acções cujo capital pertence ao Estado Alemão. A sociedade é organizada sobe a forma de uma Sociedade gestora de participações sociais agrupando as suas actividades em filiais.

História[editar | editar código-fonte]

Deutsche Bahn AG foi fundada em 1 de janeiro de 1994 e ao contrário de suas predecessoras é uma companhia pública limitada. Até 2007, todas as suas ações são de propriedade da República Federal da Alemanha; mesmo assim, já existe planos de privatização. As questões administrativas herdadas das antigas companhias (como a situação dos funcionários públicos que trabalharam para uma delas) está a cargo da Bundeseisenbahnvermögen. O grupo é a maior companhia de trens da Alemanha e uma das maiores corporações de transporte do mundo, chegando ao redor dos dois bilhões de passageiros ao ano.

DB AG adotou a abreviação e o logo DB da estrada de ferro do Estado da Alemanha Ocidental Deutsche Bundesbahn, sendo que o logo foi modernizado e é às vezes chamado de "Dürrkeks" (em homenagem a Heinz Dürr, o primeiro presidente da DB) em um jogo de palavras significando "biscoito magro".

A princípio, a sede da DB situava-se em Frankfurt am Main, mas em 1996 foi transferida para a Potsdamer Platz no centro de Berlim, onde atualmente se localiza em uma torre de 26 andares construída por Helmut Jahn, que localiza-se no extremo oeste da Sony Center e é aprópriamente chamado BahnTower. Como o contrato de aluguel expira em 2010, a DB anunciou ter planos de mudar a sede para Berlin Hauptbahnhof. A DB considerou brevemente se mudar para Hamburgo, mas esses planos foram abandonados após pressões políticas.

Subdivisões corporativas[editar | editar código-fonte]

O grupo DB está dividido em três grupos operativos principais que consistem de certo número de subsidiárias. Todas estas subsidiárias são empresas independentes por direito próprio, apesar de que 100% de suas ações pertencerem a DB.

Membros da Diretoria[editar | editar código-fonte]

A BahnTower na Potsdamer Platz

Dr. Werner Müller é o atual diretor da junta supervisora da empresa (assim como também o é nas empresas Degussa e Ruhrkohle AG).

Os anteriores presidentes da diretoria da DB foram,

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons