Focke-Wulf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Focke-Wulf Flugzeugbau AG foi uma fábrica alemã de aviões que produziu aeronaves militares durante a Segunda Guerra Mundial[1] .

Fundada em 1 de janeiro de 1924 por Henrich Focke, George Wulf e o Dr. Werner Naumann, a empresa operava em um hangar do Aeroporto de Bremen, onde eram desenvolvidos aviões leves e de transportes. O grande acontecimento na história inicial da empresa ocorreu no dia 1 de novembro de 1931, data em que o Diploma Ingenieur (Engenheiro Certificado) Kurt Waldemar Tank assumiu a Diretoria do Departamento de Design. Sua experiência no projeto de aviões era ampla, tendo trabalhado para Rohrbach e a Bayerische Flugzeug AG em Augsburg, sob o comando do Prof. Willy Messerschmitt.

Em 1938, a famosa piloto de teste do 3º Reich, Hanna Reitsch, demonstrou em Berlim uma grande inovação da fabricante alemã: o Focke-Wulf Fw 61, primeiro helicóptero totalmente controlável.[2] No entanto, a aeronave mais bem-sucedida da Focker-Wulf AG foi o avião de caça Focke-Wulf Fw 190, que é considerado um dos principais caças da força aérea alemã durante a Segunda Guerra Mundial, operando, ao lado do Messerschmitt Bf 109, em todos os teatros aos quais a Luftwaffe esteve presente.

Wulf morreu em 29 de setembro de 1927, testando um de seus modelos.


Hanna Reitsch à bordo do Focke-Wulf Fw 61, primeiro helicóptero totalmente controlável.
Um Focke-Achgelis Fa 223 capturado pelos EUA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. William. From Focke-Wulf to Avrocar: Secret Weapons of World War II: The Techno-Military Breakthroughs That Changed History. New York: Berkley Books, 2003. p. p281-283..
  2. Hanna Reitsch “Fliegen, mein Leben” on p. 180–198. Deutsche Verlags-Anstalt Stuttgart 1952

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Focke-Wulf