Learjet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Learjet modelo 60.

A Learjet é um fabricante de aeronaves dos Estados Unidos da América,

Iniciou suas atividades na década de 1960, tendo inicialmente como proprietário William P. Lear e o seu primeiro produto comercial desenvolvido para o mercado civil foi a aeronave bimotor a jato de pequeno porte Learjet 23, que utilizou como base alguns conceitos desenvolvidos para uma aeronave militar de combate da Segunda Guerra Mundial.

Posteriormente, outros modelos de aeronaves bimotoras a jato de pequeno porte foram desenvolvidas, como o Learjet 24, de fuselagem curta, e o Learjet 25, de fuselagem mais alongada. No entanto, foi somente a partir da década de 1970, com o desenvolvimento e a fabricação do Learjet 35 e a introdução do conceito "turbofan" de motorização, que os produtos da marca Learjet passaram a ter plena aceitação no mercado internacional de aeronaves novas e no mercado de aeronaves usadas.

Atualmente, a marca Learjet pertence à corporação canadense Bombardier e os seus principais produtos comerciais são o Learjet 45 e o Learjet 60.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.