Beechcraft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Agosto de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Linha de montagem do Beechcraft model 17R

A Beechcraft Corporation é, atualmente, um grande fabricante norte-americano de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão e aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes. A sua principal fábrica está localizada em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.[1]

Atualmente, a Beechcraft Corporation é propriedade da holding norte-americana Textron Company, a maior companhia proprietária de fabricantes de aeronaves executivas do mundo, proprietária também da Cessna Aircraft Company, o maior fabricante de aeronaves executivas do planeta, da tradicional fabricante americana de helicópteros Bell Helicopter e da tradicional fabricante americana de motores a pistão para aeronaves Lycoming. [2] [3]

Conhecida anteriormente, até a década de 1990, como Beech Aircraft Corporation, quando foi comprada pela corporação norte-americana de alta tecnologia Raytheon Company, e se tornou Raytheon Aircraft, a Beechcraft é um dos maiores, mais tradicionais e mais conhecidos fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Posteriormente, na década de 2000, a Beechcraft foi vendida para os fundos de investimentos GS (uma unidade de investimentos do banco americano Goldman Sachs) e Onex Partners, até ser vendida recentemente, em 2013, para a Textron.

Atualmente, a Beechcraft Corporation fabrica o monomotor Beechcraft Bonanza G-36, o bimotor Beechcraft Baron G-58, os bimotores turboélices Beechcraft King Air C-90, Beechcraft King Air 250 e Beechcraft King Air 350, e está envolvida no desenvolvimento do programa de atualizações (modernizações) XPR para os jatos executivos Beechcraft Hawker 400 e Beechraft Hawker 800, que podem ser solicitados ao fabricante pelos atuais proprietários desses modelos de jatos executivos.

História[editar | editar código-fonte]

A Beech Aircraft foi fundada na década de 1930 por Walter Beech e sua esposa Olive Beech, e seu primeiro produto fabricado em série foi o biplano Beech Staggerwing.

Na década de 1940, o entusiasta Walter Beech se envolveu pessoalmente na criação e desenvolvimento do monomotor a pistão Beech Bonanza, um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, reconhecido pela imprensa como um dos mais bem sucedidos projetos voltados para a aviação executiva.

Na década de 1950, a executiva Olive Beech assumiu o controle da Beech Aircraft após o falecimento do seu marido, Walter Beech, e deu continuidade a uma série de criações, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos aeronáuticos e aeroespaciais, incluindo a aeronave militar T-34, para a Força Aérea dos Estados Unidos, o bimotor turboélice King Air e o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, entre outros projetos.

Avanço tecnológico[editar | editar código-fonte]

Hawker 4000 - grande avanço tecnológico de construção em material composto

Quando a Beech Aircraft foi comprada pela Raytheon Company na década de 1990, outros projetos refinados e de boa aceitação no mercado de aviação executiva, como o jato executivo japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente renomeado para Beechjet 400, e o jato executivo britânico British Aerospace BAe 125 / HS 125, posteriormente renomeado para Hawker 800, foram acrescentados ao portfólio de produtos da Raytheon Aircraft.

Na década de 2000, a divisão de aeronaves executivas da Raytheon Company foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners e Onex Partners. A aquisição incluiu todos os projetos de aviões leves a pistão e jatos executivos para uso civil da Raytheon, incluindo os avançados projetos dos jatos executivos Premier I e Hawker 4000, ambos fabricados com a moderníssima técnica de construção em material composto.

A fabricação do Premier I e do Hawker 4000 está suspensa temporariamente.

Referências

  1. Beechcraft Beechcraft. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  2. Uma Nova Beechcraft Aero Magazine. Visitado em 27 de setembro de 2014.
  3. Textron Compra Beechcraft (em inglês) Flying Magazine. Visitado em 27 de setembro de 2014.

Produtos civis[editar | editar código-fonte]

Beechcraft Model Beech 1900D.

Produtos militares[editar | editar código-fonte]

A USAF T-6A Texan II out of Randolph Air Force Base.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Principais concorrentes[editar | editar código-fonte]