Beechcraft

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Linha de montagem do Beechcraft model 17R

A Beechcraft Corporation é, atualmente, um grande fabricante norte-americano de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão e aeronaves bimotoras turboélice de pequeno e médio portes. A sua principal fábrica está localizada em Wichita, no estado do Kansas, nos Estados Unidos.

Atualmente, a Beechcraft Corporation é propriedade dos fundos de investimentos GS Partners (uma unidade de investimentos controlada pelo banco americano Goldman Sachs) e Onex Partners.

Conhecida anteriormente, até a década de 1990, como Beech Aircraft Corporation, quando foi comprada pela corporação norte-americana de alta tecnologia Raytheon Company, e se tornou Raytheon Aircraft, a Beechcraft é um dos maiores, mais tradicionais e mais conhecidos fabricantes de aeronaves executivas do mundo.

Atualmente, a Beechcraft Corporation fabrica o monomotor Beechcraft Bonanza G-36, o bimotor Beechcraft Baron G-58, os bimotores turboélices Beechcraft King Air C-90, Beechcraft King Air 250 e Beechcraft King Air 350, e está envolvida no desenvolvimento do programa de atualizações (modernizações) XPR para os jatos executivos Beechcraft Hawker 400 e Beechraft Hawker 800, que podem ser solicitados ao fabricante pelos atuais proprietários desses modelos de jatos executivos.

História[editar | editar código-fonte]

A Beech Aircraft foi fundada na década de 1930 por Walter Beech e sua esposa Olive Beech, e seu primeiro produto fabricado em série foi o biplano Beech Staggerwing.

Na década de 1940, o entusiasta Walter Beech se envolveu pessoalmente na criação e desenvolvimento do monomotor a pistão Beech Bonanza, um dos maiores sucessos da aviação executiva mundial, reconhecido pela imprensa como um dos mais bem sucedidos projetos voltados para a aviação executiva.

Na década de 1950, a executiva Olive Beech assumiu o controle da Beech Aircraft após o falecimento do seu marido, Walter Beech, e deu continuidade a uma série de criações, desenvolvimentos e aprimoramentos de produtos aeronáuticos e aeroespaciais, incluindo a aeronave militar T-34, para a Força Aérea dos Estados Unidos, o bimotor turboélice King Air e o elegante bimotor a pistão Beechcraft Duke, entre outros projetos.

Avanço tecnológico[editar | editar código-fonte]

Hawker 4000 - grande avanço tecnológico de construção em material composto

Quando a Beech Aircraft foi comprada pela Raytheon Company na década de 1990, outros projetos refinados e de grande aceitação no mercado de aviação executiva, como o jato executivo japonês Mitsubishi Diamond, posteriormente renomeado para Beechjet 400, e o jato executivo britânico British Aerospace BAe 125 / HS 125, posteriormente renomeado para Hawker 800, foram acrescentados ao portfólio de produtos da Raytheon Aircraft.

Na década de 2000, a divisão de aeronaves executivas da Raytheon Company foi vendida para os fundos de investimentos GS Partners e Onex Partners. A aquisição incluiu todos os projetos de aviões leves a pistão e jatos executivos para uso civil da Raytheon, incluindo os avançados projetos dos jatos executivos Premier I e Hawker 4000, ambos fabricados com a moderníssima técnica de construção em material composto.

A fabricação do Premier I e do Hawker 4000 está suspensa temporariamente.

Produtos civis[editar | editar código-fonte]

Beechcraft Model Beech 1900D.

Produtos militares[editar | editar código-fonte]

A USAF T-6A Texan II out of Randolph Air Force Base.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Principais concorrentes[editar | editar código-fonte]