Táxi (aviação)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Táxi ou rolagem[1] refere-se ao movimento de uma aeronave no solo, pelo uso de sua própria potência, em contraste com reboque ou push-back onde a aeronave é movida por um rebocador. Usualmente uma aeronave se move usando rodas, mas também existem aeronaves que usam skis ou flutuadores (no caso de avião anfíbio).

Uma aeronave usa taxiways para taxiar de um lugar para outro em um aeródromo; por exemplo, ao mover-se entre um terminal e a pista de pouso e decolagem. O termo "táxi" ou "taxiar" não é usado quando da rolagem para aceleração antes da decolagem ou desaceleração imediatamente após o pouso na pista de pouso e decolagem.

A força que impulsiona uma aeronave é proveniente de suas hélices ou de motores a reação. O direcionamento é obtido girando a bequilha; O piloto controla a direção normalmente usando os pedais. Aeronaves a jato maiores possuem um comando (steering) do lado direito da aeronave que atua como um volante comandando a bequilha hidraulicamente. Nem todas as aeronaves possuem bequilha controlável (bequilha louca). Nesse caso, o controle de direção se dá por meio de freios diferenciais ou exclusivamente por meio de leme (no caso de aeronaves anfíbias).

A ICA 100-12[2] define táxi da seguinte forma:

Cquote1.svg Movimento autopropulsado de uma aeronave sobre a superfície de um aeródromo, excluídos o pouso e a decolagem, mas, no caso de helicópteros, incluído o movimento sobre a superfície de um aeródromo, a baixa altura e a baixa velocidade. Cquote2.svg

Segurança[editar | editar código-fonte]

Durante o táxi, a aeronave se move lentamente para garantir que se consiga parar rapidamente e não haver risco de danos em aeronaves maiores caso estas saiam acidentalmente das superfícies pavimentadas.

O uso de potência perto de terminais é limitado devido à possibilidade de danos causados pelo fluxo do jato.

Referências

  1. IAC 3204 (PDF) 3 pp. Ministério da Aeronáutica - Departamento de Aviação Civil. Página visitada em 16/04/2013.
  2. ICA 100-12 - Regras do ar e serviços de tráfego aéreo (PDF) 35 pp. Ministério da Defesa - Comando da Aeronáutica. Página visitada em 16/04/2013.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Táxi (aviação)
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Táxi (aviação)
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.