Cessna Aircraft Company

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Cessna 172, a aeronave mais produzida da história.

A Cessna Aircraft Company, sediada em Wichita, Kansas, é um fabricante de aviões de propósito genérico, de pequenos monomotores até jatos executivos.

A criação da companhia remonta a Junho de 1911, quando Clyde Cessna, um agricultor de Rago, Kansas, construiu um avião muito simples, tornando-se assim a primeira pessoa a construir uma aeronave e sobrevoar o Rio Mississippi e as Montanhas Rochosas.

Em 1924, Cessna assinou uma parceria com Lloyd C. Stearman e Walter H. Beech para formar a Travel Air|Travel Air Manufacturing Co. Inc., uma firma de fabrico de biplanos, em Wichita. Em 1927 deixou a Travel Air para formar a sua própria empresa, a Cessna Aircraft Company, que iria enveredar pela construção de monoplanos.

Após a II Guerra Mundial, a Cessna criou o modelo 170 - que, juntamente com outras iterações, como o 172, tornou-se o avião ligeiro mais produzido na história. O mote de publicidade da Cessna foi o de ter treinado mais pilotos que qualquer outra companhia.

A Cessna foi adquirida pela General Dynamics Corp. em 1985, parando de produzir aviões de motor a pistão no ano seguinte, devido à fiabilidade das componentes. Em 1992 a Textron Inc. comprou a empresa e rapidamente retomou o fabrico de aviões ligeiros.

Famílias[editar | editar código-fonte]

Citation[editar | editar código-fonte]

Jatos bimotores para uso executivo.

Caravan[editar | editar código-fonte]

Monomotor Turbo-Hélice para uso geral.

Monomotor[editar | editar código-fonte]

Aeronaves de pequeno porte para uso geral.

Militares[editar | editar código-fonte]

Treinamento e reconhecimento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.