Diedrich Hermann Westermann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, en:Diedrich Hermann Westermann (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

Diedrich Hermann Westermann (Baden, bairro de Achim, 24 de junho de 1875 — Baden, 31 de maio de 1956) foi um africanista e etnólogo alemão. Ele revisou e ampliou substancialmente o trabalho de seu professor Carl Meinhof, apesar de implicitamente rejeitar algumas das teorias de Meinhof . Westermann é visto como um dos fundadores da moderna linguística africana.

Realizou uma ampla pesquisa linguística e antropológica no leste do Senegal indo para o Alto Nilo. Suas publicações linguísticas abrangem uma grande variedade de línguas africanas, incluindo idioma Gbe, Nuer, Kpelle, Shilluk, Hausa e Guang.

O trabalho comparativo de Westermann começou em 1911, inicialmente reunindo muito do que hoje em dia se conhece como línguas Níger-Congo e nilo-saarianas, sob o nome de línguas sudanesas. Sua mais importante publicação Die westlichen Sudansprachen (1927) lançou as bases para o que se transformaria em Níger-Congo. Nesse livro e numa série de artigos escritos entre 1925 e 1928, Westermann identificou um grande número de raízes que formam a base da nossa compreensão do Níger-Congo e definiu os elementos de prova para a coerência de muitas das famílias linguísticas que o constituem. Grande parte da classificação das línguas africanas é associada a Joseph Greenberg, que efetivamente se baseou no trabalho de Westermann.

Westermann publicou em 1927 a Ortografia Prática de Línguas africanas, que mais tarde se tornou conhecida como o Westermann script. Posteriormente (1933) ele publicou o influente Practical Phonetics for Students of African Languages, em colaboração com Ida Ward.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Westermann, Diedrich H. (1911) Die Sudansprachen [The Sudanic languages].
  • Westermann, Diedrich H. (1912) The Shilluk People. Berlin.
  • Westermann, Diedrich H. (1925) Das Tschi und Guang. Ihre Stellung innerhalb der Ewe-Tschi Gruppe. MSOS, 28:1-85.
  • Westermann, Diedrich H. (1926a) Das Ibo in Nigerien. Seine Stellung innerhalb der Kwa-Sprachen. MSOS, 29:32-60.
  • Westermann, Diedrich H. (1926b) Das Edo in Nigerien. Seine Stellung innerhalb der Kwa-Sprachen. MSOS, 29:1-31.
  • Westermann, Diedrich H. (1927a) 'Die westlichen Sudansprachen und ihre Beziehungen zum Bantu' Berlin: de Gruyter.
  • Westermann, Diedrich H. (1927b) Das Nupe in Nigerien. Seine Stellung innerhalb der Kwa-Sprachen. MSOS, 30:173-207.
  • Westermann, Diedrich H. (1928) Die westatlantische Gruppe der Sudansprachen. MSOS, 31:63-86.
  • Westermann, Diedrich Hermann & Ward, Ida C. (1933) Practical phonetics for students of African languages. London: Oxford University Press for the International African Institute.
  • Westermann, Diedrich H. (1948). The missionary and anthropological research. Oxford University Press for the International African Institute.
  • Westermann, Diedrich H. (1949). Sprachbeziehungen und Sprachverwandtschaft in Afrika. Sitzungsberichte der Deutschen Akademie der Wissenschaften zu Berlin, Philosophisch-Historische Klasse, 1948 (Nr. 1). Berlin: Akademie-Verlag.
  • Westermann, Diedrich H. (1952). The languages of West Africa. Oxford: Oxford University Press.
  • Westermann, Diedrich H. (1964). Practical phonetics for students of African languages (4th improvement). Oxford: Oxford University Press.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]