Digimon Tamers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Digimons Deva)
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Digimon Tamers
デジモンテイマーズ
(Dejimon Teimāzu)
Gênero Fantasia, Ação, Aventura, Comédia
Anime
Direção Yukio Kaizawa
Estúdio Toei Animation
Exibição original 5 de abril de 1998 – 28 de março de 1999
Emissoras de TV Japão Fuji TV
Emissoras lusófonas Brasil Fox Kids
Brasil Rede Globo
Brasil Jetix
Portugal SIC
Portugal Canal Panda
Portugal Panda Biggs
Nº de episódios 51 (Lista de episódios)
Filme
Bōkensha Tachi no Tatakai
Lançamento 11 de julho de 1998
Duração 50 min.
Estúdio Toei Animation
Filme
Bōsō Dejimon Tokkyū
Lançamento 6 de março de 1999
Duração 30 min.
Estúdio Toei Animation
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Digimon Tamers (デジモンテイマーズ , Dejimon Teimaazu?) é a terceira temporada da série de animação japonesa Digimon produzida pela Toei Animation que estreou em 1998. A história, que não tem relação com as temporadas anteriores, Digimon Adventure e Digimon Adventure 02, se passa inicialmente no "mundo real", onde Digimon é apenas uma franquia, composta por jogos de vídeo game, um jogo de cartas colecionáveis ​​e uma série de desenho animado. O tom dessa temporada teve muitos elementos de outros trabalhos do roteirista Chiaki J. Konaka, especialmente Serial Experiments Lain, incluindo alguns aspectos de Neon Genesis Evangelion. Assim, Digimon Tamers caracteriza-se por ter um tom mais sombrio no enredo, em comparação as temporadas anteriores.

História[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A história se passa no oeste de Shinjuku, em Tóquio. Onde digimons são popularmente conhecidos através de jogos de cartas, videogames e série de TV, mas que nas temporadas anteriores como Digimon Adventure e Zero Two cuja a historia também se desenrola em lugares de Tóquio como, Odaiba, Tamachi e Hikarigaoka, os digimons não eram conhecidos e eram vistos como criaturas estranhas.

Os Digimons, Digital Monsters, são programas primitivos de computadores, antigos modelos de inteligência artificial que foram esquecidos dentro da rede e foram evoluindo com os dados soltos dentro da internet. Eles, por instinto selvagem, lutam uns contra os outros e absorvem os dados do oponente para evoluir (digivolver) sua forma.

As antigas formas de inteligência artificial são o resultado de um projeto iniciado nos anos 80 por um grupo de estudantes logo depois fechado por falta de condições financeiras. Desde então, esses dados esquecidos tem crescido dentro da rede junto das informações jogadas na internet que ganhou força nos anos 90 formando os Digimons.

No fim dos anos 90, esses digimons dentro da rede começaram a ultrapassar a barreira dos dois mundos aparecendo no mundo real através da materialização orgânica de seus dados e assim começando os primeiros ataques de digimons no mundo real. Para cuidar desses casos, foi criada uma organização governamental chamada Hypnos, responsável por monitorar a movimentação dos digimons (chamados por eles de selvagens ou Wild One) dentro da rede para o mundo real.

D-Ark, o Digivice usado em Digimon Tamers.

O personagem principal é Takato Matsuda, um garoto de 10 anos que tem uma vida normal e é fanático por jogo de cartas de digimon. Tudo começa quando ele encontra em meio a suas cartas de digimon, um misterioso cartão azul que se transforma no seu digivice D-Ark, um aparelho arredondado com um leitor de cartas ao lado. Quando Takato passa no leitor desse digivice o desenho do digimon que ele criou, nasce Guilmon, um digimon feito das informações do desenho de Takato. Até então, Takato nunca imaginou que digimons poderiam existir, é como se ele estivesse vivendo uma fantasia.

Ele nem imagina que existem outros digimons vivendo nesse mundo até que conhece Jenrya Lee e Ruki Makino.

Ruki é uma menina fria e orgulhosa que possui um digimon chamado Renamon. Ela acredita que digimons são ferramentas de batalhas e que as lutas são sua essência.

Jenrya Lee é um garoto de 10 anos bastante maduro para a sua idade, seu digimon parceiro é o Terriermon. Ele acredita que digimons não têm a necessidade de lutar como criaturas selvagens no mundo real da mesma forma que acontece no mundo digital. Ele acredita que digimons podem ser amigos dos humanos, ou seja, exatamente o oposto da Ruki.

No início há muitos desentendimentos entre eles, mas digimons começam a aparecer no mundo real para atacar os humanos, então para evitar os ataques desses digimons selvagens, eles deverão passar por cima de suas diferenças e lutar ao lado dos digimons para protegerem sua cidade. O primeiro digimon sem domador que conhecem é Culumon, que misteriosamente, tem o poder de evoluir os digimons que estejam próximos. Eles depois conhecem Impmon, um digimon que não gosta de domadores de digimons e gosta de mexer com eles. Logo, eles descobrem que tudo isso é mais complicado do que parece e que isso é um jogo perigoso que envolve até mesmo organizações poderosas do governo como o Hypnos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Evolução[editar | editar código-fonte]

A evolução é um fator chave das séries de Digimon, pois é através dela que os Digimons se tornam mais fortes e assumem novas formas. O termo japonês é Shinka (進化, Shinka?), que literalmente se traduz para evolução. No ocidente, o termo foi mudado para digievolução para cortar referências com a série Pokémon. Existem diversos tipos de evolução, os tipos que aparecem em Digimon Tamers são:

  • Evolução (進化, Shinka?)

Adaptado como Digievolução na versão dublada. É o termo usado quando um Digimon do nível Criança evolui para um Digimon do nível Adulto.

  • Evolução da Matrix (マトリックス・エボリューション, Matorikkusu Eboryūshon?)

É o termo usado quando um Digimon do nível Adulto evolui para um Digimon do nível Perfeito, ou um Digimon do nível Criança se funde com seu parceiro formando um Digimon do nível Extremo.

Na versão norte-americana, o termo Matrix Evolution referente a fusão de Digimon e parceiro foi mudado para Evolução de Bio-emersão (Biomerge Evolution) para evitar confusão entre os dois tipos de evolução, ao contrário das versões Japonesa e dublada, onde o termo foi usado para ambas. Embora o termo seja exclusivo para a dublagem norte-americana, foi adaptado pelos fãs no ocidente inteiro.

Níveis de Evolução[editar | editar código-fonte]

Os Digimons possuem diversos níveis de evolução. Eles representam o crescimento deles e sua força, mas isso varia de Digimon para Digimon, sendo que existem Digimons mais fortes e mais fracos que o normal em todos os níveis.

  • Digi-Ovo (デジタマ, Digitama?)

Todos os Digimons nascem de ovos, embora não se especifique de onde surgem os ovos já que foi dito que Digimons não possuem sexo.

  • Bebê (幼年期, Yokunenki?)

Adaptado como Em-Treinamento na versão dublada. É a primeira fase da vida de um Digimon, Digimons dessa fase não possuem quase nenhum ou nenhum ataque, sendo assim bastante vulneráveis.

  • Criança (成長期, Seichouki?)

Adaptado como Novato na versão dublada. É um intermédio entre as fases Bebê e Adulto. Os Digimons com parceiros humanos passam a maior parte de seu tempo nessa forma.

  • Adulto (成熟期, Seijukuki?)

Adaptado como Campeão na versão dublada. É um intermédio entre as fases Criança e Perfeito. Os Digimons podem alcançar essa forma por contra própria, ou no caso dos Digimons protagonistas, com a ajuda de seus parceiros.

  • Perfeito (完全体, Kanzentai?)

Adaptado como Completo ou Perfeito na versão dublada (a palavra "Completo" só é usada em Digimon Data Squad). É um intermédio entre as fases Adulto e Extremo. Os Digimons necessitam da ajuda do Cartão Azul para alcançar essa forma.

  • Extremo (究極体, Kyuukyokutai?)

Adaptado como Extremo, Supremo ou Mega na versão dublada. É o nível final que um Digimon pode chegar, tendo de se fundir com seu parceiro para alcançar essa forma. Os Digimons não podem evoluir dessa forma, apenar realizar um processo conhecido como Mudança de Modo, onde o Digimon assume uma forma mais poderosa mas ainda é considerada como um Digimon do nível Extremo.

    • Evolução Jogress (ジョグレス進化, Joguresu Shinka?)

Adaptado como Digievolução de DNA na versão dublada. Seu nome é um acrônimo da frase Join and Progress (Unir e Progredir), é o nome usado quando um Digimon se funde a outro para alcançar uma nova forma, geralmente com o dobro ou mais do poder dos dois combinado.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Ai e Makoto e Impmon
    • (Nível Em-Treinamento): Yaamon
    • (Nível Criança): Impmon
    • (Nível Mega): Beelzebumon
    • (Nível Mega): Beelzebumon Modo Explosão

Vilões[editar | editar código-fonte]

Saga de Mitsuo Yamaki[editar | editar código-fonte]

  • Mitsuo Yamaki (Presidente da Hypnos) (01 - 24, 29 - 51) (Torna-se aliado)
  • Impmon (06 - 51)/

Saga dos Devas e dos Digimons Divinos[editar | editar código-fonte]

  • Devas (14 - 36) (Derrotados por Growlmon, Gargomon, Kyubimon, Megalogrowlmon, Rapidmon, Taomon, Leomon, Cyberdramon, Beelzebumon e Dukemon.)

Beelzemon (27 - 51) (Torna-se um aliado)

  • Zhuqiaomon (37 - 41) (depois se torna um aliado)

Saga do D-Reaper[editar | editar código-fonte]

D-Reaper[editar | editar código-fonte]

D-Reaper é um programa criado para controlar a evolução e o mundo Digital. Devido à tanta evolução, em Digimon Tamers ele aparece descontrolado, e querendo destruir todo o mundo virtual e o real.

  • O D-Reaper
  • D-Reaper 01:Pode se variar em várias formas, até se disfarçou de Juri Kato. Foi destruída por Dukemon Crimson Mode. Nível Mega.
  • D-Reaper 02: É o tipo mais fraco. Mas sempre aparecem em grupo. Foram destruídos por Dukemon. Nível Adulto.
  • D-Reaper 03: Foi o primeiro D-Reaper a atacar os digimons. Foi destruído por Beelzemon Modo Explosivo e depois Sakuyamon. Nível Perfeito.
  • D-Reaper 04: Como o D-Reaper 02, ele ataca em grupo. Nível Adulto.
  • D-Reaper 05: Possui forma espiral. Foram mortos por Dukemon e MegaGargomon. Nível Perfeito.
  • D-Reaper 06: Tem a forma de um besouro verde. Foram derrotados facilmente por Dukemon Crimson Mode. Nível Mega.
  • D-Reaper 07: Seus ataques eram imprevisíveis. Um de seus ataques eram de disparar feixes de energia vermelhos. Foram derrotados por Justimon e Guardromon. Nível Mega.
  • D-Reaper 08: Pode disparar uma poderosa explosão de energia de sua boca. Foi destruído por Dukemon obtendo a Grani e depois por Sakuyamon. Nível Mega.
  • D-Reaper 09: Serve para proteger o D-Reaper núcleo. Nível Mega.
  • Mãe D-Reaper: É a forma final do D-Reaper. Nível Mega.
  • Shinigami D-Reaper: Seu corpo é composto por fibras ópticas, cabos elétricos e de telefone. Ele engoliiu parte da cidade de Shinjuku. Foi destruído por Dukemon Crismon Mode, MegaGargomon, Sakuyamon, Leomon, Andromon, MarineAngemon, Antylamon, Justimon, Bellzemon Modo Explosivo, Dobermon e Shagai. Nível Mega.

Guardiões do Digimundo[editar | editar código-fonte]

  • Zhuqiaomon
  • Qinqlomon
  • Ebonwumon
  • Baihumon

Aliados[editar | editar código-fonte]

  • Culumon: É o único digimon do bem que não teve um parceiro humano em toda a série. Ele tem um Cristal Matrix que o faz capaz de digivoluir os outros digimons.
  • Yamaki: Líder da Organização Hypnos.
  • Reika Otori: Operadora chefe da Hypnos.
  • Megumi Onodera: Operadora da Hypnos.
  • Janyo "Tao" Lee: O pai de Jenrya Lee.
  • Rob MacCoy: O avô de Alice e professor da Universidade Palo Alto.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Tendo estreado em 14 de Julho no Japão, este filme envolve apenas os Tamers, apesar de fazer referências a Apocalymon, o último inimigo da primeira temporada, vencido por Tai e Cia.

Ele conta a história de Locomon, um Digimon locomotiva que ficou louco e está atacando a cidade. Na verdade Locomon está sendo controlado por outro Digimon, Parasimon (parasita) que se infiltrou em seu corpo para absorver sua energia.

Música[editar | editar código-fonte]

Temas[editar | editar código-fonte]

  • Abertura: The Biggest Dreamer por Wada Kouji
  • DigiMudança: SLASH!! por Oota Michihiko
  • Digievolução: EVO por WILD CHILD BOUND
  • Digievolução da Matrix: One Vision por Takayoshi Tanimoto
  • 1º Encerramento: My Tomorrow por Ai Maeda (episódios 1-23)
  • 2º Encerramento: Days ~Aijou to Nichijou~ por Ai Maeda (episódios 24-51)

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Kaze, por Wada Kouji, episódio 23.
  • Starting Point por Wada Kouji, Ai Maeda e Oota Michihiko (Música tocada no penúltimo episódio)
  • Primary Colors por Tsumura Makoto, Orikasa Fumiko, Yamaguchi Mayumi (Música tocada no momento em que Growlmon volta a ser Guilmon, e no úlltimo episódio quando os digimons e os tamers se despedem).

OST (Original Soundtrack)[editar | editar código-fonte]

  • Digimon Tamers Uta to Ongaku Shuu Ver.1
  • Digimon Tamers Uta to Ongaku Shuu Ver.2

Ligações externas[editar | editar código-fonte]