Digimon Adventure 02

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Digimon Adventure 02
デジモンアドベンチャー 02
(Dejimon Adobenchā Zero Tsū)
Digimon Adventure 02
Gênero Ação, aventura
Anime
Direção Hiroyuki Kakudō
Estúdio Toei Animation
Exibição original 2 de abril de 2000 – 25 de março de 2001
Emissoras de TV Fuji TV
Emissoras lusófonas Fox Kids, Rede Globo, Canal Panda, SIC
Nº de episódios 50 (Lista de episódios)
Filme
Digimon Hurricane Joriku - Chosetsu Shinka!! Ōgon no Digimentals
Lançamento 8 de julho de 2000
Duração 65 min.
Diretor Shigeyasu Yamauchi
Estúdio Toei Animation
Filme
Diaboromon no Gyakushū
Lançamento 3 de março de 2001
Duração 30 min.
Diretor Takahiro Imamura
Estúdio Toei Animation
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Digimon Adventure 02 (デジモンアドベンチャー 02, Dejimon Adobenchā Zero Tsū?), mais conhecido como Digimon Zero Two, é uma série de anime produzida pela Toei Animation. É a segunda série da franquia Digimon, na qual a história se baseia nos três anos seguintes da temporada anterior, Digimon Adventure. O anime foi ao ar no Japão entre 2 de abril de 2000 e 25 de março de 2001. A dublagem em inglês foi produzida pela Saban Entertainment, indo ao ar na América do Norte entre 19 de agosto de 2000 e 19 de maio de 2001. A série foi sucedida por Digimon Tamers.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1° Saga (episódios 1-21)

Anos depois de Digimon Adventure, o Mundo Digital começa a ser atacado por um homem misterioso que se auto-proclama o Imperador Digimon. Esse rapaz é responsável por escravizar e dominar os Digimons com Anéis Negros, enquanto constrói Torres Negras, as quais impedem a DigiEvolução. Para o deter, três novos digiescolhidos, Davis, Yolei e Cody, junto com os agora adolescentes, T.K. e Kari, ganham um novo tipo de Digivice, chamado de D3, que lhes permitem abrir um portal para serem transportados para o Mundo Digital de qualquer computador. Além disso, recebem o D-Terminal, que com a presença do DigiOvo, é capaz de evoluir Patamon e Tailmon e os novos digimons, Veemon, Hawkmon e Armadillomon. Eventualmente, eles descobrem que o Imperador Digimon é, na verdade, Ken Ichijouji, graças ao sacrifício de Wormmon, o parceiro de Ken.

2° Saga (episódios 22-37)

Com o Imperador Digimon derrotado, os digiescolhidos começam a ajudar os digimons a reconstruirem suas casas. Porém, Ken descobre que uma mulher misteriosa pode transformar as Torres Negras em criaturas semelhantes aos digimons. Embora Veemon, Hawkmon e Armadillomon possam digievoluir naturalmente, as Torres Negras se mostram mais fortes, até que Ken se junta ao grupo e, juntos, aprendem a digievolução por DNA. Assim, a mulher misteriosa revela ser uma humana-digimon, chamada Arukenimon, além de afirmar ser criadora do BlackWarGreymon. Apesar da criatura recusar a obedecer suas ordens, Arukenimon e Mummymon tiram vantagem dele para destruir as Pedras Sagradas, que impedem a mistura das barreiras dimensionais do mundo dos humanos e do Mundo Digital.

3° Saga (episódios 38-50)

Eventualmente, a batalha foi levada ao Mundo Real e Arukenimon e Yukio Oikawa descobrem esse fato. Apesar da interferência de Daemon e de suas forças, Oikawa extrai de Ken, os dados das sementes das trevas, um objeto responsável por Ken se tornar o Imperador Digimon e os copia em um grupo de crianças que queriam ter a grandeza que o velho mal Ken tinha. Aquelas sementes se desenvolvem em flores que coletam a energia das crianças infectadas. Assim, os DigiEscolhidos enfrentam Oikawa e descobrem que ele é uma criatura solitária, desde que seu único amigo no mundo, Hiroki Hida, pai de Cody, faleceu e que suas ações eram para que ele pudesse entrar no DigiMundo.

Então, é revelado como Oikawa tentou fazer seu caminho para o Mundo Digital e mostra que ele era apenas um "base" para o verdadeiro mentor disso, Myotismon, da primeira temporada, agora renascido como MaloMyotismon. Assim, depois de uma longa batalha com a ajuda dos DigiEscolhidos de todo mundo, os DigiEscolhidos japoneses destroem MaloMyotismon. Mesmo a posse do digimon do mal estando enfraquecida, Oikawa sacrifica sua existência física e retorna ao DigiMundo. Assim, agora que ele possui um espírito pacífico, torna-se, desse modo, guardião do Mundo Digital. Depois de 25 anos desses acontecimentos, os seres humanos e os Digimons vivem juntos em harmonia.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

Davis Motomiya (本宮 大輔, Motomiya Daisuke?)
Dublador: Reiko Kiuchi (Japão), Bruno Pontes (Brasil)
O novo líder dos DigiEscolhidos. Como o Tai da primeira temporada, ele é bastante corajoso, porém muito teimoso e impulsivo. Além disso, como o veterano, joga futebol. Ele tem uma queda por Kari, o que impulsiona uma rivalidade com T.K., devido a forte amizade existente entre os dois. Ele possui os DigiOvos da coragem, amizade e milagre.
Yolei Inoue (井ノ上 京, Inoue Miyako?)
Dubladora: Rio Natsuki (Japão), Adriana Torres (Brasil)
Uma nova digiescolhida energética. Ela é teimosa e um pouco dramática. É bastante habilidosa na área de informática e conhecimentos técnicos como Izzy. Ela possui os DigiOvos do amor e da sinceridade.
Cody Hida (火田 伊織, Hida Iori?)
Dublador: Megumi Urawa (Japão), Gustavo Pereira (Brasil)
Ele é o mais jovem dos novos DigiEscolhidos, mas, apesar disso, é uma criança muito madura e pensa nas coisas com cuidado, como Joe, de Digimon Adventure. Ele possui os DigiOvos do conhecimento e da confiança.
T.K. Takaishi (高石 タケル, Takaishi Takeru?)
Dublador: Hiroko Konishi (Japão), Caio César (Brasil)
Um dos oito DigiEscolhidos originais de Digimon Adventure. Ele é o irmão mais novo de Matt. Com o tempo, aprendeu a ser mais sensato nas situações perigosas. Ele possui o DigiOvo da esperança.
Kari Kamiya (八神 ヒカリ, Yagami Hikari?)
Dubladora: Kae Araki (Japão), Indiane Christine (Brasil)
Uma das oito DigiEscolhidas originais de Digimon Adventure. Ela é a irmã mais nova de Tai. Kari se tornou mais extrovertida, otimista e confiante, na segunda temporada. Ela possui o DigiOvo da luz.
Ken Ichijouji (一乗寺 賢, Ichijōji Ken?)
Dublador: Romi Park (Japão), Eduardo Dascar (Brasil)
Durante seu tempo como Imperador Digimon, Ken era indiferente e cruel, mas, depois, voltou a ser um menino normal e bondoso.

Antigos DigiEscolhidos[editar | editar código-fonte]

Como Digimon Adventure 02 é uma continuação de Digimon Adventure, ela possui a participação dos antigos DigiEscolhidos. Embora sobrecarregados com suas novas responsabilidades, o anterior grupo de DigiEscolhidos fornece uma ajuda de vez em quando aos novatos.

Tai Kamiya (八神 太一, Yagami Taichi?)
Dublador: Toshiko Fujita (Japão), Luiz Sérgio Vieira (Brasil)
Foi o líder anterior dos DigiEscolhidos e é o irmão mais velho de Kari. Ele está no ensino médio.
Matt Ishida (石田 ヤマト, Ishida Yamato?)
Dublador: Masami Kikuchi (Japão), Paulo Vignolo (Brasil)
É o irmão mais velho de T.K. Está no enisno médio. Ele tem sua própria banda de rock, conhecida como Teenage Wolves. A irmã de Davis tem uma queda por ele.
Sora Takenouchi (武之内 空, Takenouchi Sora?)
Dubladora: Yuko Mizutani (Japão), Priscila Amorim (Brasil)
Está no ensino médio. Entrou para a equipe de tênis.
Izzy Izumi (泉 光子郎, Izumi Kōshirō?)
Dublador: Umi Tenjin (Japão), Rodrigo Antas (Brasil)
Bastante inteligente e pensador lógico, suas habilidades de computação são indispensáveis para os novos DigiEscolhidos.
Mimi Tachikawa (太刀川 ミミ, Tachikawa Mimi?)
Dubladora: Ai Maeda (Japão), Érika Menezes (Brasil)
Atualmente, vive em Nova York. Mesmo assim, às vezes visita os outros, por avião ou pelo DigiPortal.
Joe Kido (城戸 丈, Kido Jō?)
Dublador: Masami Kikuchi (Japão), Hermes Baroli (Brasil)
Devido ao seu trabalho duro, Joe frequenta uma escola particular. Agora, ele está estudando para um exame de entrada para o ensino médio e usa seu tempo livre para ajudar os outros, sempre que possível.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Imperador Digimon (01-21) - Torna-se aliado.
  • MetalGreymon (10-11) - Derrotado por Lighdramon e volta a ser Agumon.
  • Kimeramon (19-21) - Morto por Magnamon, com a ajuda de Wormmon.
  • Arukenimon (24-48) - Morta por MaloMyotismon.
  • Mummymon (29-48) - Morto por MaloMyotismon.
  • BlackWarGreymon (30-47) - Torna-se aliado e deu a vida para fechar a passagem do Digimundo para o mundo humano.
  • Yukio Oikawa (38-50) - Torna-se aliado e sacrifica-se para ajudar a restaurar o Digimundo.
  • Daemon (43-45) - Mandado para o mundo de Dragomon.
  • Servos de Daemon (43-44) - Destruídos por Imperialdramon Modo Guerreiro, Silphymon e Shakkoumon.
  • SkullSatamon (43) - Destruído pelo Imperialdramon Modo Guerreiro, com as energias doadas pelos outros Digimons.
  • LadyDevimon (43-44) - Destruída por Silphymon.
  • MarineDevimon (43-44) - Destruído por Shakkoumon.
  • MaloMyotismon (48-50) - Morto pelo Imperialdramon Modo Guerreiro, Silphymon e Shakkoumon, com o poder dos Digivices.

Família dos DigiEscolhidos[editar | editar código-fonte]

Jun Motomiya (本宮 順?)
É a irmã mais velha do Davis. É apaixonada por Matt, porém desiste dele, quando percebe que ele ama Sora. Assim, rapidamente se apaixona por Jim.
Momoe, Chizuru e Mantarou
As duas irmãs e o irmão de Yolei. Por serem quatro irmãos, eles disputam por atenção.
Hiroki Hida (火田 宏樹?)
O falecido pai de Cody. Quando criança, ele era o melhor amigo de Yukio Oikawa e os dois tinham contato com o Mundo Digital através de video games. Assim, prometeram a si mesmos que um dia iriam visitá-los juntos. Porém, antes que isso pudesse acontecer, Hiroki se casou, teve Cody e virou um oficial da polícia. Ele acabou sendo morto por um tiro destinado a um Oficial do Governo, durante o cumprimento de um dever, quando Cody tinha apenas 4 anos. Antes de falecer, Hiroki disse para Cody ser uma pessoa corajosa.
Chikara Hida (火田 千香良?)
O avô de Cody. Preocupado com o bem-estar de seu filho, ele proibiu Hiroki de entrar em contato com o Mundo Digital e de passar o tempo com Oikawa. No presente, ele é professor de kendo de Cody e sua figura paterna. Com o tempo, ele percebe o erro que cometeu ao tentar acabar com a amizade entre Oikawa e Hiroki.
Kotomi Hida (火田 琴美?)
A mãe de Cody. Preocupa-se bastante com a ausência do filho, quando ele está no Mundo Digital.
Sam (Osamu) Ichijouji (一乗寺 治?)
Falecido irmão mais velho de Ken. Quando Ken era pequeno, Sam era um estudante bastante dedicado e tinha a maior parte da atenção. Um dia, Ken desejou que ele fosse embora, porque estava com ciúmes. Nesse mesmo dia, Sam foi atropelado por um carro e morreu.
Haruhiko Takenouchi (武之内 春彦?)
O pai de Sora. Ele é um professor universitário que estava em Kyoto durante o verão de 1999. Estudando a aventura que sua filha passou, Haruhiko começou a pesquisar sobre o Mundo Digital com Jim, irmão de Joe, que é um dos seus alunos. Yolei encontrou com os dois durante sua viagem de classe para Kyoto e Haruhiko lhe explicou algumas de suas teorias.
Shu Kido (城戸 修?) e Shin Kido (城戸 信?)[1]
Irmãos de Joe, ambos são estudantes universitários de Kyoto.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Anime[editar | editar código-fonte]

No Japão, Digimon Adventure 02 foi ao ar na Fuji TV entre 2 de abril de 2000 e 25 de março de 2011. A empresa Saban Entertainment produziu a versão em inglês da série, que foi transmitida pela Fox Kids nos Estados Unidos e pela YTV no Canadá, entre 19 de agosto de 2000 e 19 de maio de 2001. A versão japonesa do anime foi transmitida com legendas em inglês pelo Crunchyroll em 2008, seguido pela Funimation Entertainment, em abril de 2009.[2] Um box de DVD com a dublagem em inglês foi lançado na América do Norte pela New Video em 26 de março de 2013.[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

O tema de abertura é "Target ~Akai Shōgeki~" (ターゲット~赤い衝撃~, Tāgetto ~Akai Shōgeki~?, "Alvo (Impacto Vermelho)") por Kōji Wada e o primeiro tema de encerramento é "Ashita wa Atashi no Kaze ga Fuku" (アシタハアタシノカゼガフク? "Amanhã o Meu Vento Soprará") por AiM. Ambos foram lançados como singles em 26 de abril de 2000[4] [5] e mais tarde foram relançados em formato maxi single em 1 de agosto de 2004.[6] [7] O segundo tema de encerramento é "Itsumo Itsudemo" (いつもいつでも? "Sempre, a Qualquer Momento"), também cantado por AiM, lançado em uma versão limitada em 25 de outubro de 2000.[8] Ao decorrer da série, outras canções foram inseridas, entre elas "Break Up!", "Brave Heart" e "Beat Hit!", cantadas por Ayumi Miyazaki, "Boku wa Boku Datte" (僕は僕だって? "Eu Sou Eu, Depois de Tudo") por Kōji Wada e "Bokura no Digital World" (僕らのデジタルワールド, Bokura no Degitaru Wārudo?, "Nosso Mundo Digital") por todas as estrelas de Digimon, contando com a participação de Kōji Wada e AiM.

Filmes[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme para Digimon Adventure 02 e o terceiro da série Digimon é Digimon Adventure 02: Digimon Hurricane Touchdown!! / Supreme Evolution!! The Golden Digimentals (デジモンアドベンチャー02: デジモンハリケーン上陸 / 超絶進化!! 黄金のデジメンタル, Dejimon Adobenchā Zero Tsū: Dejimon Harikēn Jouriku!! / Chouzetsu Shinka!! Ougon no Digimentaru?). Conhecido no Brasil como Evolução Suprema! Os Digiovos Dourados!, foi lançado no Japão em 8 de julho de 2000 e nos Estados Unidos em 6 de outubro de 2000. Este foi o filme mais longo que a Toei Animation criou no Japão. O segundo filme foi Digimon: The Movie, lançado nos Estados Unidos e no Canadá pela Fox Kids em 6 de outubro de 2000. Ele consiste na união dos três primeiros filmes da saga, ou seja, Digimon Adventure's, Digimon Our War Game e Golden Digimental / Supreme Evolution. O último filme, Digimon Adventure 02: Diaboromon Strikes Back (デジモンアドベンチャー02: ディアボロモンの逆襲 , Dejimon Adobenchā Zero Tsū: Diablomon no Gyakushuu?), conhecido no Brasil como A Vingança de Diaboromon, foi lançado no Japão em 3 de março de 2001 e nos Estados Unidos em 5 de agosto de 2005.

Drama CD[editar | editar código-fonte]

Michi e no Armor Shinka (未知へのアーマー進化, Evolução Guerreira até então desconhecida?) é o primeiro rádio drama de Digimon Adventures 02.[9] Ele foi lançado em 7 de fevereiro de 2001[10] e foi feito especialmente ao Dia dos Namorados. A história do drama[11] começa com Davis tentando mudar sua aparência, imitando vários DigiEscolhidos, para que as garotas comecem a gostar dele. Enquanto isso, Kari, Mimi e Sora são raptadas por Boltmon. O digimon apenas quer um coração e Pukumon tira vantagem desse fato para destruir os DigiEscolhidos. Pucchiemon de Ken conversa com Boltmon e as crianças, posteriormente, lutam contra seu mandante, o Pukumon. Joe sem querer se choca com as crianças, fazendo-as caírem no chão e, consequentemente, misturarem seus D-Terminais. Isso faz com que elas usem os DigiOvos errados, ocasionando um novo Modo Guerreiro Digimon, que derrotou Pukumon.

Em 7 de março de 2001, foi lançado o segundo drama CD de Digimon Adventures 02, intitulado Ishida Yamato Tegami -Letter- (石田ヤマト 手紙-Letter-, Ishida Yamato Tegami -Carta-?).[12] A história começa quando Matt recebe uma uma fita de uma garota.[13] Ela fará uma operação de alto risco em seus olhos e está com medo, porque pode ficar cega, caso a operação não seja bem sucedida. Matt, que não sabe o que fazer para animá-la, recebe conselhos de Gabumon, Sakurada (uma das ajudantes de seu pai) e de um senhor, que conhece as fronteiras dos oceanos. Assim, Matt escreve a canção "Tobira~door", para lhe dar coragem e apoio, além de dizer que sempre estará lá para ela, não importa o que aconteça. No final, ele recebe outra fita dela, agradecendo pelo apoio e dizendo que a operação ocorreu bem. Também diz que não vê a hora de tirar as ataduras, para que um dia, juntos, possam ver o mar, onde ele escreveu a canção para ela.

Feita especialmente para o verão de 2003, a história da terceira rádio drama lançada, Natsu e no Tobira (夏への扉 , A Porta para o Verão?), se passa em Nova York, onde Davis e DemiVeemon se encontram com Mimi, Willis e Gummymon.[14] No entanto, sem um aviso prévio, toda cidade está sofrendo com um inverno estranho e se torna deserta. As crianças escutam uma voz e vêem vaga-lumes, antes de se encontrarem com uma garota sem nome, a quem Davis apelida de "Nat-chan", da palavra japonesa "verão". Nat-chan demonstra afeição por Davis, porém o grupo não sabe que, na verdade, ela é um enorme Digimon, que se transforma em uma pessoa humana usando os "vaga-lumes", os quais, na verdade, são dados de chips, que corrompem seus dados. Davis percebe que Nat-chan estava sozinha e que só queria ser uma parceira Digimon de algum DigiEscolhido. Infelizmente, Nat-chan morre e volta a ser um Digitama, porém Davis e os outros decidem ajudá-la a encontrar seu verdadeiro parceiro.

Digimon Adventure 02: Original Story 2003nen -Haru- ( デジモンアドベンチャー02 オリジナルストーリー 2003年-春- , Original História de Digimon Adventure 02: 2003 -Primavera-?) foi lançado em 23 de abril de 2003 e é o último drama CD dedicado a segunda temporada de Digimon.[15] Esse rádio drama mostra as mudanças que os DigiEscolhidos e seus parceiros sofreram ao decorrer da série.[16]

  • Na faixa de Davis, Óculos, ele reflete sobre os óculos que o Tai deu a ele, o que eles simbolizam e o que lhe faz um bom líder.
  • Na faixa de T.K., Conforme Digito no Teclado, ele começa a escrever sobre suas aventuras no Mundo Digital e expressa seus sentimentos de como é ser um DigiEscolhido em geral. É dito que o livro do T.K. teve sua publicação adiada, pois ele queria ser capaz de escrevê-lo objetivamente.
  • Na faixa de Cody, Uma Visita ao Túmulo, ele leva Armadillomon para visitar o túmulo de seu pai. Eles conversam sobre os sacrifícios que Oikawa e outros fizeram. Cody faz uma promesa para começar a tentar entender por que o mal tentar assumir o controle de certas pessoas e, assim, tenta evitá-lo no futuro.
  • Na faixa de Yolei, Eu me Tornei uma Estudante do Ensino Médio, ela fala como está sendo se tornar uma garota do ensino médio. Assim, ela fala de suas tentativas de formar uma banda musical, seus sentimentos crescentes por Ken e sua nova obsessão por chá preto.
  • Na faixa de Ken, Luz da Primavera, ele relembra de seu irmão, os erros do seu passado e o quão feliz e agradecido ele é por quem é agora.
  • Na faixa de Kari, Curso Introdutório de Hikari para os Parceiros, ela começa gravando um vídeo aula para os novos DigiEscolhidos, de como se comportar e agir com seus parceiros Digimons. Kari também fala de algumas de suas experiências ao lado de Tailmon e no Mundo Digital. No final da faixa, é revelado que a irmã de Davis, as irmãs mais velhas de Yolei e o irmão mais velho de Joe, tornaram-se, recentemente, DigiEscolhidos e precisam de ajuda no Mundo Digital. Kari e os outros, então, começam a ajudá-los em suas aventuras. Assim, o vídeo aula da Kari mais tarde se tornou surpreendentemente útil.

Referências

  1. Na versão japonesa, Joe tem dois irmãos, Shuu (visto em Digimon Adventure) e Shin. No entanto, na dublagem em inglês, ele apenas tem um irmão, chamado Jim Kido.
  2. Digimon Adventure 02 Now on Funimation Video AnimeNews.biz (17 de abril de 2009). Página visitada em 17 de novembro de 2012.
  3. New Video Group to Release Digimon Adventure Season 2 on DVD Anime News Network (15 de novembro de 2012). Página visitada em 17 de novembro de 2012.
  4. CDJapan. Informações do single Target. Página visitada em 13 de agosto de 2014.
  5. CDJapan. Ashita ha Ashita no Kaze ga Huku Single. Página visitada em 13 de agosto de 2014.
  6. CDJapan. Informações do maxi single. Página visitada em 13 de agosto de 2014.
  7. Amazon.co.jp. アシタハアタシノカゼガフク. Página visitada em 13 de agosto de 2014.
  8. Amazon.co.jp. いつも いつでも(限定盤). Página visitada em 13 de agosto de 2014.
  9. Informações sobre o drama CD Michi e no Armor Shinka. Página visitada em 1 de maio de 2013.
  10. Data de lançamento do drama CD Michi e no Armor Shinka. Página visitada em 1 de maio de 2013.
  11. Tradução em inglês do drama CD Michi e no Armor Shinka em um fórum (27 de janeiro de 2006). Página visitada em 29 de abril de 2013.
  12. Informações sobre o drama Ishida Yamato Tegami -Letter-. Página visitada em 1 de maio de 2013.
  13. Tradução em inglês do drama CD Ishida Yamato Tegami ~Letter~ (24 de junho de 2009). Página visitada em 29 de abril de 2013.
  14. Tradução em inglês do terceiro drama CD de Digimon Adventure 02 (27 de junho de 2009). Página visitada em 29 de abril de 2013.
  15. Informações sobre o último drama CD de Digimon Adventure 02. Página visitada em 1 de maio de 2013.
  16. Tradução em inglês do último drama CD de Digimon Adventure 02 (24 de junho de 2009). Página visitada em 29 de abril de 2013.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]