Discussão:Paraguai/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 13 de agosto de 2020 de Willians01100 no tópico Tem muitas coisas que atualizar

Base militar[editar código-fonte]

Por acaso não está faltando informações sobre a base militar que os EUA recentemente instalaram no país? Eu até incluiria a informação, se soubesse o nome da base… Slade 14:17, 30 Outubro 2005 (UTC)

Informações desta índole são parciais e tendenciosas. Existem bases americanas no Brasil convenientemente esquecidas pelo "pseudo-regionalismo" manipulado.

Falta informação sobre o legado de ervas medicinais deixado pelos nativos, como por exemplo o Ka'a He'é. (Estevita)

Esta faltando também as comidas tipicas do Paraguai. dancas tipica s do paraguai tambem as expectativa de vida


esta faltando também as religiões do paraguai!

Está faltando a cultura, e o presidente está errado o presidente atual é: Eng.Raul Alberto Cubas Grau.

O atual presidente do Paraguai é Nicanor Duarte, confira na wiki em espanhol Nicanor Duarte Frutos. --OS2Warp msg 23:40, 24 Abril 2007 (UTC)

Uma informação que seria interessante e que está faltando é sobre o clima do Paraguai. Não há nenhuma referência.

Candidato a destaque[editar código-fonte]

Tudo o que vós queríeis saber sobre o Paraguai, está aqui. Neste artigo está toda a verdade sobre esse país sul-americano. Este é um artigo de qualidade superior, mas não é perfeito. Então, se vós quiserdes propor para destaque, usem a predefinição:Candidato a destaque, para ver se votam favorável ou contrariamente à escolha como artigo em destaque na página principal.

Boa sorte,

Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 01h18min de 2 de Julho de 2008 (UTC)


Paraguaiano?![editar código-fonte]

Não sabia que a inserção de conteúdo duvidoso chegaria a este ponto… Que eu saiba, o gentílico é paraguAIO e não paraguaIANO. Favor rever o artigo, aliás, eu mesmo o farei. Se for por isso, chamem-se os uruguaios de uruguaianos e os argentinos de argentinianos, diga-se de passagem.MaqeoCafé-Coffee-Kawa? 20h54min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC) Me desculpem minha ignorância, tanto pelo fato de não saber que a forma é correta e tem referência, quanto pela rispidez da mensagem. Me irrito muito com conteúdo duvidoso, e minha mente foi inocente ao ponto de pensar que o dito cujo era mais um dos conteúdos duvidosos.Boas.MaqeoCafé-Coffee-Kawa? 21h03min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)


Em Portugal "paraguaiano" e "uruguaiano" são formas corretas. Seria interessante pesquisar antes de se sair falando este tipo de coisa nas páginas de discussão, em tempos de Google e Internet não há realmente desculpa para não se fazer isso. RafaAzevedo msg 20h56min de 11 de Dezembro de 2008 (UTC)


Informações não batem.[editar código-fonte]

Soy Paraguayo e queria dizer que ha informações não coerentes no texto principal, ex. o Paraguay era sim uma potencia regional, pois tinha siderurgica, produção de armas 100% paraguay, estrada de ferro, e o melhor sistema de educação e saude da america do sul, gostaria que corrigice este erro visto que é um desrrespeito ao povo paraguayo, tudo que digo pode ser encontrado em livro de historia paraguayo e no museu Solano Lopes em Assunção. o comentário precedente não foi assinado por 189.58.85.226 (discussão • contrib.)

Sou Paraguaio naturalizado brasileiro, porém me considero brasileiro pois nunca morei no PY (morava na divisa do lado brasileiro) nem sequer falo castelhano e concordo com o amigo aí de cima o meu professor de História afirmou que o Paraguai era sim um País com a industrialização superior em comparação com os demais países sul-americanos principalmente na indústria têxtil e a inglaterra influenciou SIM a disputa pois não queria concorrência já que exportava para esta região também, tanto é que o Brasil herdou uma dívida enorme graças aos armamentos bélicos comprados do Império Britânico, inclusive consta esta mesma afirmação em um livro de História que eu tenho que acrescento, não é utilizado por este professor por "discordar do metodo de ensino sugerido" só não modifico o artigo agora porquê antes farei algumas pesquisas sobre o assunto.o comentário precedente deveria ter sido assinado por Bundiaum (discussão • contrib) Heitor diz aí! 04h47min de 11 de março de 2011 (UTC)

Bom, tudo essa história de que o Paraguai era uma potência na época da guerra é derivada de alguns historiadores românticos. Ironicamente, os únicos documentos que podem provar se o Paraguai foi ou não uma potência estão sob poder do Brasil. Única certeza que se tem era que o Paraguai se desenvolvia muito bem por causa das políticas adotadas por Carlos Antonio Lopes e por causa dos quase 0% de analfabetismo... primeira linha de telégrafo, primeira estrada de ferro comercial, enfim. Gustavo Siqueira MSG 06h54min de 11 de março de 2011 (UTC)

Data Comemorativas[editar código-fonte]

Gostaria se saber porque foi eleiminado as informacaoe que adicionei datas comemorativas do paraguai. o comentário precedente não foi assinado por OptimusPraimus (discussão • contrib.)

Seção de relevo[editar código-fonte]

Eu sei que dá para confiar em textos oriundos da Nova Enciclopédia Barsa, porém, só confio em textos de geografia regional sul-americana oriundos da Enciclopédia Mirador Internacional! Gosto muito de escrever sobre o Paraguai neste artigo! Bem, acabei de remover o seguinte texto da seção sobre o relevo:

O território paraguaio, em sua totalidade, pertence à grande bacia formada pelos rios Paraguai e Paraná. É constituído de planícies, e apenas na região leste aparecem formações montanhosas, de pouca elevação, estruturalmente ligadas ao Planalto Brasileiro.

O rio Paraguai, que corre no sentido norte-sul, divide o país em duas partes bastante distintas. A oeste estende-se o Chaco, uma monótona planície que se eleva imperceptivelmente das margens do rio até o altiplano boliviano. A enorme planície, que ocupa também partes do território da Argentina e da Bolívia, compreende quase dois terços do território paraguaio. A leste do rio Paraguai, o terreno eleva-se suavemente e forma uma região de colinas que, nos pontos mais altos das montanhas de Amambay e Mbaracayú, atingem 700m acima do nível do mar. No sudeste, o terreno volta a descer em direção ao vale do rio Paraná, que em alguns pontos corre pelo planalto de mesmo nome, o que facilitou a construção de represas e usinas hidrelétricas.

O motivo é que esse texto explicativo, é uma coisa que não precisava escrever copiando da Nova Enciclopédia Barsa, o que não é permitido (como disse o Gervásio Santana de Freitas, mas eu deletei a mensagem dele na minha página de discussão) e que viola os direitos autorais! É melhor um texto explicativo embasado em fonte fiável e independente, mas antiga e quase atualizada, do que um texto copiado da Nova Enciclopédia Barsa. Deveria ser um texto escrito numa fonte escrita a mais de 10, 20 ou 30 anos e não precisava um texto com informações copiadas sem autorização da Barsa Planeta Internacional. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 17h42min de 10 de agosto de 2009 (UTC)

Seção de hidrografia[editar código-fonte]

Eu sei que dá para confiar em textos oriundos da Nova Enciclopédia Barsa, porém, só confio em textos de geografia regional sul-americana oriundos da Enciclopédia Mirador Internacional! Gosto muito de escrever sobre o Paraguai neste artigo! Bem, acabei de remover o seguinte texto da seção sobre o hidrografia:

Três grandes rios convergem para o sul do país: o Pilcomayo, o Paraná e o Paraguai. Este último nasce no Brasil, atravessa extensas planícies de aluvião e divide o país em duas partes, oriental e ocidental. Em frente a Assunção, recebe o Pilcomayo, que, procedente da Bolívia, corre de noroeste a sudeste através do Grande Chaco. Embora caudaloso, o Pilcomayo é de regime muito irregular e, na estação seca, o fluxo de suas águas chega a interromper-se em algumas zonas pantanosas.

Também o rio Paraguai registra oscilações de caudal, mas é navegável em todo seu trecho paraguaio. Seus afluentes da margem ocidental, provindos do Chaco, só correm na estação chuvosa. Embora mais curtos, os da margem oriental, como o Apa, o Aquidabán, o Ypané, o Jejuí e o Tebicuary são de regime mais regular.

O Paraná, procedente do Brasil, é navegável em quase todo seu percurso no país e suas águas, represadas em vários pontos, alimentam a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Em sua margem paraguaia, recebe o Monday e o Acaray.

O motivo é que esse texto explicativo, é uma coisa que não precisava escrever copiando da Nova Enciclopédia Barsa, o que não é permitido (como disse o Gervásio Santana de Freitas, mas eu deletei a mensagem dele na minha página de discussão) e que viola os direitos autorais! É melhor um texto explicativo embasado em fonte fiável e independente, mas antiga e quase atualizada, do que um texto copiado da Nova Enciclopédia Barsa. Deveria ser um texto escrito numa fonte escrita a mais de 10, 20 ou 30 anos e não precisava um texto com informações copiadas sem autorização da Barsa Planeta Internacional. Deyvid Aleksandr Raffo Setti (discussão) 18h21min de 10 de agosto de 2009 (UTC)

Trecho removido[editar código-fonte]

O seguinte trecho foi removido:

"Famoso centro de contrabando, o país é rota do tráfico internacional de drogas. Após décadas de ditadura, o regime político é instável e padece de alto grau de corrupção."

Este trecho é um pouco "pesado" para o artigo. Para afirmar estas informações, é indubitavelmente necessário a apresentação de fontes. Afirmar que um país é centro de contrabando, que faz parte da rota internacional das drogas e que o regime político é instável é uma tentativa de impor um POV negativo ao meu ver, a não ser que satisfaça WP:V. -Ramissés DC 01h01min de 7 de novembro de 2009 (UTC)

Tem muitas coisas que atualizar[editar código-fonte]

Eu quería eliminar esa fotografía da carreta e colocar a foto do ñandutí ou tereré. Nao sou nativo do portugués, mais voces podem ver minhas contribucoes aqui na versão espanhola. Willians01100 (Willians01100) 19h00min de 13 de agosto de 2020 (UTC)