Dojo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dojo
Tradução
Tradução literal: Local do caminho
Nome em chinês
Chinês: 武馆
Nome em japonês
Kanji: 道場
Nome em coreano
Hanja: 道场

Dojo (道場, sítio do caminho ?, Dōjō) é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.

O termo foi emprestado do Zen Budismo, significando lugar de iluminação, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais. Decompondo-se a nos kanjis, ver-se-á que «dō» quer dizer «caminho», «estrada» ou «trilha» (sentido espiritual), e «jō», «lugar», «espaço físico», «sítio».

Costuma-se referir a um academia de judô, aiquidô, caratê etc. como um dojô, mas se trata de coisas distintas. A palavra «dojô» somente se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao sítio onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, «dojô» é o lugar onde se pratica o «caminho de uma arte marcial»[1] .

Isto quer dizer que um pintor alcança a felicidade pintando, um médico realizando cirurgias e um budoca praticando uma arte do budo[2] .

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Antigamente no Japão, havia uma tradição que consistia em desafiar uma academia (no caso o dojo). Caso a academia perdesse, o visitante poderia levar a placa na qual estava escrito o nome do dojo como recompensa.

Uma das maiores curiosidades de todas é por que antes de entrar no dojo é preciso fazer uma reverencia. Assim como a casa do praticante deve ser respeitada, o dojo também tem que ser, pois é um lugar onde o praticante vai para se concentrar e limpar sua mente.

Em um dojo é normal o praticante sempre meditar antes de começar a praticar, pois acredita-se que se limpa a mente e esquecem-se todas as preocupações e frustrações e entra-se em harmonia com o seu corpo e também aprender a se controlar, não só o corpo como sua respiração e sua mente. Também é muito normal no dojo acender um incenso, pois na cultura japonesa se diz que afasta as energias negativas e ajuda na harmonia entre o corpo e a mente.

Exemplos de artes marciais que adotam o conceito de dojo em suas academias:

Desenvolvimento de Software[editar | editar código-fonte]

Outra curiosidade é o uso do termo Dojo em desenvolvimento de software. O Dojo representa o lugar de um encontro de desenvolvedores, buscando exercitar boas práticas de desenvolvimento e absorvendo a visão de desenvolvimento como uma arte.

Referências

  1. O QUE SIGNIFICA DOJO (em português). Visitado em 22.fev.2011.
  2. Filosofia do Karatê-do (em português). Visitado em 22.fev.2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiktionary small.svg Dojô.

Ícone de esboço Este artigo sobre artes marciais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.