Domiciano (usurpador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este artigo é sobre o imperador gaulês do século III, Domiciano. Para o imperador do século I, ver Domiciano. Para outro usurpador (296-297), no Egipto, ver Domitius Domitianus‎ .

Domiciano, em latim Domitianus ou Imperator Caesar Domitianvs Pivs Felix Avgvstvs, "César imperador Domiciano, Pio, Afortunado, Augusto" † c. 271) foi um comandante militar romano proclamado imperador do separatista Império das Gálias, nas províncias romanas da Gália e Britânia durante um curto intervalo de tempo, em cerca de 271.

Provas da sua existência são duas moedas, uma descoberta na região francesa Loire em 1900 e considerada uma fraude, e outra descoberta por um amador com um detector de metais, agregado com outras 5 mil moedas dos anos 250-275, dissipando quaisquer dúvidas sobre a sua origem, em Oxfordshire, Inglaterra, em 2003.

Pensa-se que o governo de Domiciano poderia ter durado alguns dias, pois parece ter sido aniquilado pelo imperador Aureliano, talvez por ter cunhado moeda.

Pode parecer que este é o mesmo mencionado por Domiciano Zósimo (I, 49.2), enquanto usurpadior no mandato de Aureliano e cronologicamente situado no início do seu reinado (cerca de 271).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.