Doninha-fedorenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDoninha-fedorenta

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mefitídeos
Género: Mephitis
Espécie: Mephitis mephitis
Nome binomial
M. mephitis
(Schreber, 1776)
Distribuição geográfica

Doninha-fedorenta[1] (nome científico: Mephitis mephitis) é um mamífero onívoro caracterizada pela pelagem preta com listras brancas e por expelir um líquido fétido de suas glândulas anais quando acuado. É muitas vezes confundido com o gambá devido à semelhança fonética com o termo "cangambá".

Classificação[editar | editar código-fonte]

Embora tradicionalmente classificados como membros da família dos mustelídeos, atualmente alguns taxonomistas incluem os Mephitis mephitis na família dos mefitídeos.[2]

Distribuição[editar | editar código-fonte]

O Mephitis mephitis habita campinas e bosques do Canadá ao México. Campos cultivados e matas ciliares provam ser um excelente habitat para esses animais.

No Brasil, existe uma espécie muito parecida ao Mephitis mephitis, chamada Jaratataca.

Aparência[editar | editar código-fonte]

Um Mephitis mephitis adulto tem, em média, o tamanho de um gato doméstico, variando de 55 a 75 cm de comprimento e pesando entre 1,3 a 4,5 kg. As listras brancas características variam de um espécime a outroː às vezes, são largas e nítidas; outras vezes, quase inexistentes. O corpo é alongado, com patas curtas e fortes. O rabo é longo e peludo. A cabeça é relativamente pequena, com olhos pequenos e orelhas redondas. O focinho é pontudo. As glândulas de almíscar, responsáveis pelo mau cheiro, são grandes e se localizam na base da cauda.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Os Mephitis mephitis alimentam-se de larvas, insetos e vermes, bem como de pequenos vertebrados, legumes, plantas, frutas e raízes, sendo, por isso, um animal omnívoro.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Os machos são solitários e só procuram as fêmeas durante o cio. A época de acasalamento vai de fevereiro a março. O período de gestação dura de 60 a 77 dias e as ninhadas são de cinco a seis filhotes. Os Mephitis mephitis são considerados adultos e começam a viver sozinhos com um ano de idade.

A expectativa de vida é baixa. 90% dos animais não sobrevivem ao primeiro inverno. Em estado selvagem, vivem de dois a três anos. Em cativeiro, podem chegar aos 15 anos.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

A característica mais marcante dos Mephitis mephitisé seu formidável método de defesa. Graças a duas glândulas de cheiro na parte externa do seu ânus, o Mephitis mephitis não é predado por outros mamíferos.

Contudo, isso não o impede de ser vítima de aves, devido a seu pouco ou nenhum faro. A produção do líquido malcheiroso não é constante, levando o animal a fazer uso dessa tática somente em último caso. Quando realmente em perigo, o Mephitis mephitis ergue suas patas traseiras no ar e dobra o corpo como se fosse uma letra C, esguichando sua "arma química" sobre o inimigo incauto. O líquido provoca ardor nos olhos e narinas, não causando maiores problemas.

O Mephitis mephitis vive em tocas, saindo ao crepúsculo. Durante o inverno, diminui suas atividades, passando o tempo todo entocado.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Doninha-fedorenta
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Doninha-fedorenta

Referências

  1. Infopédia. «doninha - Infopédia». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 4 de dezembro de 2022 
  2. Planeta dos gambás: animais se espalham em vários bairros do Rio

Ligações externas[editar | editar código-fonte]