Dreadlocks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Dreadlocked rasta.jpg

O dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari, consiste em bolos cilíndricos de cabelo que aparentam "cordas" pendendo do topo da cabeça.

Os dreadlocks também podem ser chamados de locks-dreads. Em português europeu o termo mais comum é rastas.

História[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do que se pensa, os dreadlocks não nasceram com o movimento rastafari e com Bob Marley, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados.

Mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Etiópia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos dreads principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.

Porém os dreadlocks tornaram-se famosos com o movimento rastafari.

Os rastafaris não cortam ou penteam os cabelos por motivos religiosos, baseando-se em citações bíblicas.[1]

Higiene[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

É fato que na época em que surgiram representavam um sério risco de higiene, a se tratar pelos padrões de hoje, mas atualmente esta concepção não é absoluta, sendo a higiene comparada à pessoas sem os dreadlocks.

Existe, assim como qualquer cabelo, quem tenha os dreadlocks limpos, e quem os tenha sujos. Isso é apenas uma questão de gosto do usuário, pois apesar de acarretar mais trabalho por parte do dono do cabelo, mante-los limpos e lavá-los todos os dias é plenamente possível, e inclusive praticado por grande parte dos adeptos deste estilo.

Tratar de dreads é um pouco diferente do trato de cabelos sem dreads, porém é preciso tomar um cuidado especial em secar o cabelo, pois a umidade pode gerar um acúmulo de fungos que causam o mau cheiro.

Preconceito[editar | editar código-fonte]

Talvez por fugir drasticamente dos padrões de beleza adotados pela maioria da população, o usuário de Dreads sofre preconceito.

  1. O adepto deste estilo pode ter problemas para conseguir emprego, e quando o trabalho exige relação direta com o cliente é mais difícil conseguir a vaga. Por outro lado, os usuários de dreads se encaixam muito bem em ambientes alternativos, tais como: lojas hippie, estúdios de tatuagem e piercing, casas noturnas, feiras ao ar livre, raves, circos, etc.
Participante de raves com dreadlocks sintéticos multi-coloridos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Dreadlocks

Referências

  1. Levítico 19: 27