Ennis Whitehead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ennis Whitehead
Nascimento 3 de Setembro de 1895
Westphalia
Morte 12 de outubro de 1964 (69 anos)
Newton
País  Estados Unidos
Força Força Aérea dos Estados Unidos
Exército dos Estados Unidos
Anos em serviço 1917–1951
Hierarquia General
Batalhas/Guerras Primeira Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

Campanha da Nova Guiné
Batalha das Filipinas
Condecorações Distinguished Service Cross

Distinguished Service Medal
Silver Star
Distinguished Flying Cross
Air Medal
Ordem do Império Britânico

Ennis Whitehead (3 de setembro de 189512 de outubro de 1964) foi primeiramente um aviador do Exército dos Estados Unidos e general das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Whitehead alistou-se no exército dos Estados Unidos após o país ter entrado na Primeira Guerra Mundial em 1917. Treinou e serviu enquanto piloto de aviões na França, onde foi colocado no 3º Centro de Instrução de Aviação, tornando-se um piloto de teste qualificado. Após a guerra, Whitehead retornou aos estudos na Universidade do Kansas. Depois de se formar, Ennis foi designado para primeiro-tenente em 1920.

Ao longo dos 20 anos que se seguiram, Whitehead participou das forças de bombardeio aéreo de Billy Mitchell e serviu como comandante do 94th Fighter Squadron e do 36th Fighter Squadron dentre outros projetos dos quais fez parte. Depois que os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, Whitehead foi promovido a brigadeiro-general e enviado para a Área do Sudoeste do Pacífico. No decorrer da guerra, o general foi condecorado com a cruz de serviços distintos e nomeado comandante honorário da Ordem do Império Britânico quando designado para comandar a Quinta Força Aérea da USAAF.

Após a guerra, Whitehead comandou a Força Aérea no Extremo Oriente, o Comando Aéreo Continental e o Comando de Defesa Aeroespacial. Aposentou-se em 1951 depois de ter sido preterido para Vice Chief of Staff of the United States Air Force. Tanto o seu filho, Ennis Whitehead Jr., como o seu neto, Ennis Whitehead III, se tornaram igualmente generais, ascendendo a major-general e brigadeiro-general, respectivamente.[1] [2]

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hart, Maj. Bobby. "U.S. Army Brig. Gen. Ennis C. Whitehead III: Whitehead Family Welcomes Third General Officer", Defend America News, U.S. Department of Defense, December 2003. Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
  2. U.S. Department of Defense (12 March 2003). GENERAL OFFICER ANNOUNCEMENTS. Press release. Página visitada em 6 de janeiro de 2009.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]