Ernesto Bertarelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ernesto Bertarelli

Ernesto Bertarelli (Roma, 1965) é um empresário suíço no campo da biotecnologia, da finança, da vela e filantropo. É de origem italiana. A família emigrou para a Suíça em 1977.

Estudos[editar | editar código-fonte]

Diplomado da Babson College em 1989 obtém o MBA da Harvard Business School] em 1993. Em 1996 é nomeado diretor executivo da firma de Serano, SA que herda do seu pai, mas que chefiada por ele passa da farmácia para a biotecnologia com ganhos em aumento logarítmico desse essa data até 2006 altura em que a vende à empresa alemã Merck KGaA.

Empresário[editar | editar código-fonte]

Com interesses na Kedge Capital e na Ares Life Sciences, trabalha para a UBS AGe membro do Orgão Estratégico Consultivo da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL).

Filantropia[editar | editar código-fonte]

No campo filantrópico, a Fundação Bertarelli, criada em 1998 dedica-se aos cuidados de saúde assim como meio ambiente e educação [1]

Alinghi[editar | editar código-fonte]

Apaixonado da vela desde sempre e onde as embarcações da família se chamam Alinghi desde que a sua irmã mais nova, Dona, inventou esse nome quando de férias em Itália faziam vela juntos [2] , Ernesto Bertarelli é um velejador aguerrido que já ganhou e Bol d'Or por cinco vezes e obteve o Challenge Bol d'Or uma vez. Funda no clube de vela onde navega regularmente com os sucessivos Alinghis, a Sociedade Náutica de Genebra, a equipa de vela Alinghi para atacar a Taça América [3] .

A equipa ganha a taça na sua primeira aparição nessa regata - o que constitui um primeiro recorde pois nenhuma equipa antes tinha conseguido tal feito - e traz pela primeira vez para a Europa a Taça que havia deixado o continente desde que havia sido criada a competição 152 anos antes na Inglaterra, mas que ela perdeu contra o veleiro americano que se chamava América e onde o nome America's Cup (origem do nome America's Cup).

Honras[editar | editar código-fonte]

Referências