Exame de sangue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Exames de sangue são exames laboratoriais realizados no sangue para adquirir informações sobre doenças e funções dos órgãos. Como o sangue flui por todo o corpo, atuando como meio de obtenção de oxigênio e nutrientes pelos tecidos, e levando de volta os produtos usados para os sistemas excretórios, o estado do sangue afeta, ou é afetado, por muitas doenças ou condições médicas. Por estas razões, os exames de sangue são os exames médicos mais comuns. O sangue é obtido de um paciente através de uma punção na veia ou um pequeno furo no dedo.

O sangue é útil por ser um meio relativamente não-invasivo se se obter células, fluido extracelular (plasma sanguíneo) do corpo para verificar sua saúde.

Exames químicos de sangue[editar | editar código-fonte]

O exame CHEM-7, às vezes chamado de Perfil ou Painel Metabólico Básico (BMP), é uma bateria de exames químicos do sangue. As sete partes do CHEM-7 incluem exames para:

Um uso comum destes exames é para determinar a função renal.

Moléculas orgânicas grandes[editar | editar código-fonte]

Proteínas

Anticorpos[editar | editar código-fonte]

Outros[editar | editar código-fonte]

Células[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]