Ezra Koenig

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ezra Koenig (Nova York, 8 de Abril de 1984) é o vocalista e um dos guitarristas da banda nova-iorquina indie rock Vampire Weekend.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Koenig nasceu em Nova York e é filho de Bobby Bass, uma psicanalista, e Robin Koenig, supervisor de sets de filmagem, que já trabalhou em vários filmes do Spike Lee [1] . Seus pais moravam no Upper West Side de Manhattan antes de se mudarem para Glen Ridge, em Nova Jérsei. Sua família é judia e veio da Europa (incluindo Romênia e Hungria) [2] . Seu avô materno é filósofo. Ezra, inclusive, teve um bar mitzvah [3] . Ele cresceu no norte de Nova Jérsei e estudou na Glen Ridge High School. Ele tem uma irmã 4 anos mais nova, Emma Koenig, que é autora do blog e do livro "F*CK! i'm in my twenties" [4] . Ele começou a escrever músicas quando tinha "dez ou onze anos", e sua primeira música se chamou "Bad Birthday Party". Koenig estudou na Universidade de Columbia, onde se formou em Inglês.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

Antes da banda Vampire Weekend ser formanda, Koenig estava envolvido em inúmeros projectos musicais com Miles Wes, [5] Um colega antigo de colégio e atual homem de frente de Ra Ra Riot, juntamente com amigos de infância Dan Millar e Padlowski Andrei. Koenig e experimental banda de Miles, The Sophisticuffs, tem sido descrito como "incrivelmente criativas obra musical". [6] Mais tarde, Koenig formou a banda de rap "grave" L'Homme Run com Andrew Kalaidjian e companheiro de banda de Chris Thomson, tocou saxofone para a indie rock banda Dirty Projectors em um turnê européia, trabalhou como estagiário de The Walkmen, [7] e foi um oitavo grau professor de Inglês no Ensino Fundamental 258, no Brooklyn em Nova Iorque, até 2007.

Koenig encontrou os membros do Vampire Weekend ao atender a Universidade de Columbia e iniciou o grupo em seu último ano. O nome do grupo vem do filme de mesmo nome que Ezra e seus amigos fizeram sobre as férias de verão. Ezra interpreta o personagem principal, Walcott, que tem que ir para Cape Cod para informar ao prefeito que os vampiros estão chegando. Eles auto-produziram seu primeiro álbum após a graduação, enquanto ao mesmo tempo trabalhando empregos a tempo inteiro. Em 2010, eles lançaram seu segundo álbum, Contra. Ele alcançou o número 1 sobre os EUA e paradas britânicas, entre outros.

Koenig fornece vocais na canção "Carby" na LP, o álbum de estréia da Discovery, um grupo que apresenta o tecladista do Vampire Weekend Rostam Batmanglij e seu amigo de infância, Ra Ra Riot o vocalista e Miles Wes. Ele também participou em "Warm Heart of Africa" de The Very Best, "Pyromiltia" de Theophilus London. Ele também apareceu recentemente e gravou os vocais em breve o vídeo da música Duck Sauce e Barbra Streisand.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.nytimes.com/2012/07/26/garden/emma-koenigs-so-called-redacted-life.html?pagewanted=all
  2. Andrew Taylor. "Blood brothers". Theage.com.au. http://www.theage.com.au/entertainment/music/blood-brothers-20130502-2itsn.html
  3. Anthony Carew (23 November 2009). "Interview: Ezra Koenig of Vampire Weekend". about.com. http://altmusic.about.com/od/interviews/a/vampireweekend.htm
  4. http://www.nytimes.com/2012/07/26/garden/emma-koenigs-so-called-redacted-life.html
  5. http://blogs.westword.com/backbeat/2008/06/qa_with_wes_miles_of_ra_ra_rio.php~~HEAD=NNS
  6. http://www.madeablog.com/2009/07/reginalds-lament-sophisticuffs.html
  7. http://pitchfork.com/news/39758-5-10-15-20-ezra-koenig/