Florêncio Ygartua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Florêncio Ygartua
Florêncio Ygartua
Florêncio Ygartua
Informações pessoais
Nome completo Florêncio Ygartua Filho
Data de nascimento 11 de setembro de 1892
Local de nascimento Montevidéu, Uruguai, Brasil
Nacionalidade uruguaio
brasileiro
Data da morte 21 de julho de 1941 (48 anos)
Local da morte Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Informações profissionais
Posição zagueiro
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1910–1911 Internacional
Caricatura de Florêncio Ygartua em seu laboratório, Revista Máscara, 1918

Florêncio Ygartua Filho (Montevidéu, 11 de setembro de 1892Porto Alegre, 21 de julho de 1941) foi um médico e jogador de futebol uruguaio, estabelecido no Brasil e naturalizado brasileiro [1].

Carreira acadêmica e profissional[editar | editar código-fonte]

Estudou no Ginásio Nossa Senhora da Conceição, em São Leopoldo, e mais tarde na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, pela qual diplomou-se em Farmácia em 1911 e Medicina em 1923, especializando-se em Pediatria, com a tese de doutoramento "Contribuição ao Estudo dos Fermentos Lácticos e sua Aplicação nas Perturbações Digestivas do Lactente".

Em 1925, foi aprovado como livre-docente da cadeira de Clínica Pediátrica da mesma faculdade, ao apresentar o trabalho "Sobre a Doença de Heine-Medin" (poliomielite), a partir de observações colhidas em uma epidemia desta doença em crianças de Montevidéu. Escreveu artigos sobre higiene infantil em revistas e jornais, participou de conferências médicas no Brasil, Argentina e Uruguai, tornou-se um dos mais importantes pediatras de Porto Alegre, chegando à presidência da Sociedade de Medicina do Rio Grande do Sul [2].

Carreira esportiva[editar | editar código-fonte]

Ainda estudante de Farmácia, Ygartua participou dos primeiros anos de existência do Sport Club Internacional, tornando-se zagueiro do time principal entre 1910 e 1911. Neste período, disputou 8 partidas, sendo 4 vitórias, 3 derrotas e 1 empate.

Tomou parte inclusive do primeiro jogo do clube realizado fora de Porto Alegre, um amistoso disputado em São Leopoldo a 13 de agosto de 1911. Por coincidência, o adversário do Internacional nesta partida histórica foi justamente o Ginásio Conceição, onde Florêncio Ygartua estudara até poucos anos antes [3].

A partir do final da temporada de 1911, já formado como farmacêutico, seguiu fazendo parte do clube, como associado e dirigente. Em 1929, quando do início da construção do Estádio dos Eucaliptos, foi um dos primeiros a adquirir cotas da campanha financeira [4].

Legado[editar | editar código-fonte]

Em Porto Alegre, uma importante via do bairro Moinhos de Vento chama-se rua Doutor Florêncio Ygartua. A homenagem foi estabelecida por decreto municipal de 21 de agosto de 1941, exatamente um mês após a sua morte, modificando a denominação da então rua Formosa, por onde passavam os trilhos das linhas de bonde Independência e Auxiliadora.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Florêncio Ygartua

Referências

  1. «Principais dados biográficos extraídos de: Museu de História da Medicina no Rio Grande do Sul». Consultado em 16 de maio de 2011 
  2. «"Discursos médicos, educação e ciência", artigo de Maria Stephanou para a revista "Trabalho, Educação e Saúde", 2006» (PDF). Consultado em 16 de maio de 2011 
  3. «Sítio oficial do Internacional, agenda histórica». Consultado em 27 de maio de 2011 
  4. «Sítio oficial do Internacional». Consultado em 16 de maio de 2011 
  5. "Porto Alegre, guia histórico", de Sérgio da Costa Franco, editora da UFRGS, 1988, p. 175.