Frans van Schooten

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frans van Schooten
Matemática
Nacionalidade Países Baixos Neerlandês
Nascimento 1615
Local Leiden
Morte 29 de maio de 1660 (45 anos)
Local Leiden
Atividade
Campo(s) Matemática
Orientado(s) Hendrik van Heuraet, Christiaan Huygens, Johannes Hudde, Johan de Witt

Franciscus van Schooten (Leiden, 1615 — Leiden, 29 de maio de 1660) foi um matemático neerlandês.

É conhecido por popularizar a geometria analítica de René Descartes.

Vida[editar | editar código-fonte]

Seu pai foi professor de matemática em Leiden, tendo como alunos Christiaan Huygens, Johannes Hudde e René-François de Sluse.

Van Schooten leu a Géométrie de Descartes (um apêndice de seu Discours de la méthode) antes de ser publicado. Tendo dificuldade de entender a obra, foi para a França estudar os trabalhos de outros matemáticos de seu tempo, tais como François Viète e Pierre de Fermat. Quando Frans van Schooten retornou a Leiden em 1646, herdou a posição de seu pai e também um de seus mais destacados discípulos, Huygens.

Obras[editar | editar código-fonte]

A tradução com comentários para o latim da Géométrie de Descartes de 1649 foi fundamental, ao tornar a obra compreensível à grande comunidade matemática, responsável direto pela abrangência mundial da geometria analítica. Nas décadas seguintes contou com a ajuda de outros matemáticos contemporâneos, como Florimond de Beaune, Hudde, Hendrik van Heuraet e Johan de Witt, e expandiu os comentários para dois volumes, publicados em 1659 e 1661. Esta edição e seus extensivos comentários foi muito mais influencial que a edição de 1649. Foi esta a edição conhecida por Gottfried Leibniz e Isaac Newton.

Van Schooten foi um dos primeiros a sugerir, nos exercícios publicados em 1657, que as ideias fossem estendidas a três dimensões. Seus esforços tornaram Leiden o centro da comunidade matemática por um curto período na metade do século XVII.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.