Freddy's Dead: The Final Nightmare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Freddy's Dead: The Final Nightmare
Freddy's Dead: The Final Nightmare
"Eles deixaram o melhor para o final",
avisa o cartaz do filme
No Brasil A Hora do Pesadelo 6 - A Morte de Freddy
A Hora do Pesadelo 6 -
  Pesadelo Final - A Morte de Freddy
Em Portugal Pesadelo em Elm Street VI
 Estados Unidos
1991 •  cor •  89 min 
Género terror
suspense
fantasia
Direção Rachel Talalay
Roteiro Wes Craven
Rachel Talalay
Michael De Luca
Elenco
Idioma inglês
Cronologia
A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child
(1989)
Wes Craven's New Nightmare
(1994)

A Nightmare on Elm Street 6: Freddy's Dead: The Final Nightmare (bra: A Hora do Pesadelo 6 - A Morte de Freddy[1] ou A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy[2]; prt: Pesadelo em Elm Street VI[3][4]) é um filme estadunidense de 1991, dos gêneros terror, suspense e fantasia, dirigido por Rachel Talalay.

Apesar do título, este sexto filme da série A Nightmare on Elm Street não é o último da série — New Nightmare (1994) viria na sequência —, mas é o primeiro filme da New Line Cinema lançado em 3D.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 1999, dez anos se passaram desde o quinto filme; Alice Johnson e seu filho Jacob afastaram-se de Springwood, juntamente com seu pai e Yvonne, Freddy Krueger está de volta e conseguiu matar quase todas as crianças na cidade de Springwood, Ohio. O único sobrevivente adolescente, conhecido apenas como "John Doe" (termo inglês para corpos não-identificados), vê-se confrontado por Freddy em um sonho, e acaba sendo derrubado após os limites da cidade de Springwood pelo assassino. Os limites da cidade servem como uma barreira que Freddy não pode cruzar, e o buraco que John fez quando ele atravessou a barreira fecha logo que Freddy o toca. No entanto, quando John atravessa a barreira, ele bate a cabeça em uma pedra, e não se lembra quem ele é ou porque ele está fora de Springwood.

Enquanto isso, em um abrigo para jovens problemáticos, Spencer, Carlos e Tracy tramam fugir do abrigo. Carlos foi abusado fisicamente por seus pais, resultando em uma deficiência auditiva, Tracy foi abusada sexualmente por seu pai, e Spencer era um ignorante. John, depois de ser pego pela polícia, torna-se residente do abrigo e paciente da Dra. Maggie Burroughs. Maggie nota um recorte de jornal de Springwood no bolso de John. Em um esforço para curar a amnésia de John, ela decide que seria melhor ir em uma viagem até Springwood para refrescar sua memória. O grupo se esconde na van em seu esforço para escapar do abrigo, mas são descobertos quando John tem uma alucinação e quase destrói a van fora de Springwood.

Tracy, Spencer e Carlos, após uma tentativa frustrada de deixar Springwood, decidem descansar em uma casa abandonada nas proximidades, que se transforma em 1428 Elm Street (a casa anterior de Nancy Thompson e Jesse Walsh). Enquanto isso, John e Maggie visitam o orfanato da cidade, e descobrem que Freddy teve um filho. John acredita que ele é o filho de Freddy, pois permitiu-lhe viver. De volta a Elm Street, Carlos e Spencer adormecem e tornam-se vítimas de Freddy. Tracy é despertada por Maggie, mas John, que entrou no mundo dos sonhos com Tracy para tentar ajudar Spencer, ainda está dormindo. Maggie e Tracy decidem levá-lo de volta para o abrigo. No entanto, no caminho de volta, Krueger mata John em seu sonho, mas não antes de revelar que o filho de Krueger é uma menina. Como John morre, ele revela esta informação para Maggie. Tracy e ela retornam ao abrigo, mas elas descobrem que ninguém se lembra de John, Spencer ou Carlos, exceto Doc, que aprendeu a controlar seus sonhos. Maggie lembra o que John disse-lhe e acha seus próprios papéis de adoção, descobrindo que ela é filha de Freddy, cujo verdadeiro nome é Katherine Krueger.

Doc descobre que o poder de Freddy vem de "demônios do sonho" que continuamente o fazem reviver, e que Freddy pode ser morto se ele for puxado para o mundo real. Maggie decide que ela será a única a entrar na cabeça de Freddy e puxá-lo para o mundo real. Uma vez no mundo dos sonhos, ela coloca um par de óculos 3-D - a versão teatral do filme foi em 3D durante o clímax - e entra na mente de Freddy. Lá, ela descobre que Freddy foi caçoado quando criança, abusado por seu pai adotivo, infligiu auto-abuso quando adolescente e assassinou sua esposa. Foi dado a Freddy o poder de se tornar imortal pelos demônios do sonho. Depois de algumas dificuldades, Maggie consegue puxar Freddy para o mundo real.

Maggie e Freddy acabam num combate frente-a-frente um contra o outro. Enquanto Maggie continua lutando com Freddy, ela usa diversas armas confiscadas de pacientes no abrigo. Enfurecida por saber o que ele fez, ela o desarma de sua luva com garras. Por fim, Maggie golpeia Freddy no estômago com sua própria luva, enquanto ela está perto dele. Em seguida, Tracy joga para Maggie uma bomba caseira. Depois que ela espeta Freddy em uma viga de suporte de aço, Maggie prende a bomba em seu peito. Ela o beija na bochecha, dizendo "Happy Fathers Day" e corre. Como ela foge da explosão iminente, Freddy olha para a câmera, diz "Kids", e depois ele explode. Os três demônios do sonho são então vistos voando para fora de Freddy após a bomba caseira matá-lo, incapacitando de reanimá-lo no mundo real. Maggie então sorri para Tracy e Doc e diz: "Freddy's Dead".

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Robert Englund .... Freddy Krueger
  • Lisa Zane .... Maggie Burroughs
  • Shon Greenblatt .... John Doe
  • Lezlie Deane .... Tracy
  • Ricky Dean Logan .... Carlos
  • Breckin Meyer .... Spencer
  • Yaphet Kotto .... Doc
  • Roseanne .... mulher sem filhos
  • Tom Arnold .... homem sem filhos
  • Elinor Donahue .... mulher do orfanato
  • Johnny Depp .... adolescente na TV
  • Cassandra Rachel Friel .... Maggie criança / Katherine Krueger
  • David Dunard .... Kelly
  • Marilyn Rockafellow .... sra. Burroughs
  • Virginia Peters .... mulher no avião
  • Alice Cooper .... Sr. Underwood, o padrasto de Freddy


Comic spin-off[editar | editar código-fonte]

A Innovation Comics publicou uma adaptação em quadrinhos do filme. Uma versão alternativa da terceira edição foi publicada em 3-D, a fim de recriar o efeito usado também no filme. A série também foi publicada no formato de brochura. A Innovation seguiu a adaptação com A Nightmare on Elm Street: The Beginning. A terceira minissérie segue como uma sequência direta de Freddy's Dead: The Final Nightmare, como Maggie Burroughs continuava a ter pesadelos com seu pai, Freddy Krueger, na sequência dos acontecimentos do filme, viaja de volta para Springwood com Tracy, outro sobrevivente do filme, Maggie pesquisa a vida de Freddy que antecederam a sua morte em Springwood. Apenas as duas primeiras edições da série foram lançadas antes da Innovation Comics declarar falência, deixando a terceira edição ainda não publicada e a história incompleta. O escritor da série, Andy Mangels, desde então deixou o script original para edição do número 3 disponível em seu site.[5]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Freddy's Dead: The Final Nightmare redeu $12,966,525[6] no lançamento de fim de semana, que foi o fim de semana mais rentável para a série até o lançamento de Freddy vs. Jason.[7] Com o caixa total apurado em $34,872,033 nos Estados Unidos (tornando-o, o quarto filme de maior faturamento série[8]).

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora do o filme foi lançada em 24 de setembro, 1991 pela Warner Bros. Records.

  1. The Goo Goo Dolls - I'm Awake Now
  2. Junk Monkeys - Everything Remains the Same
  3. The Goo Goo Dolls - You Know What I Mean
  4. Johnny Law - Remember the Night
  5. Chubb Rock - Treat 'em Right
  6. Iggy Pop - Why Was I Born? (Freddy's Dead)
  7. Johnny Law - Hold Me Down
  8. The Goo Goo Dolls - Two Days in February
  9. Young Lords - Give Me a Beat
  10. Fates Warning - Nothing Left to Say

Referências

  1. «A Hora do Pesadelo 6 - A Morte de Freddy». Brasil: CinePlayers. Consultado em 19 de abril de 2019 
  2. «A Hora do Pesadelo 6 - Pesadelo Final - A Morte de Freddy». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 19 de abril de 2019 
  3. «Pesadelo em Elm Street VI». Portugal: DVDPT. Consultado em 19 de abril de 2019 
  4. «Pesadelo em Elm Street VI». Portugal: SapoMag. Consultado em 19 de abril de 2019 
  5. Freddy's Dead comic books
  6. Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991)
  7. «'Freddy's Dead' Wakes Up Box Office». The Los Angeles Times. Consultado em 9 de novembro de 2010 
  8. Nightmare on Elm Street Movies