Freddy Krueger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Freddy Krueger
Personagem de A Nightmare on Elm Street
Nome original Frederick Charles Krueger
Morada Elm Street
Sexo Homosexual
Poder(es) Capacidade de penetrar em sonhos; Imortalidade quando esta no mundo dos sonhos; Atributos físicos super-humanos; fator de cura acelerado; Capacidade de tele-transporte; Poder de alterar a realidade no mundo dos sonhos podendo transformar partes do seu corpo ou do ambiente.
Criado por Wes Craven
Filme(s) A Hora do Pesadelo
Primeira aparição A Hora do Pesadelo (1984)
Última aparição A Hora do Pesadelo (2010)
Interpretado por Robert Englund
Jackie Earle Haley
IMDb IMDb

Freddy Krueger é um personagem fictício da série de filmes de terror "A Nightmare on Elm Street" (no Brasil, A Hora do Pesadelo; em Portugal, Pesadelo em Elm Street). Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela. O facto de ter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante o sono, valeu-lhe as alcunhas de "Lorde dos Pesadelos" e "Senhor dos Sonhos". Robert Englund foi o intérprete original de Freddy, participando de oito filmes mais um crossover com Jason Voorhees da série Friday the 13th. Em um remake do filme original lançado em 2010, Freddy é interpretado por Jackie Earle Haley. Freddy também aparece como um personagem jogável no jogo Mortal Kombat (2011).

Biografia do personagem[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Frederick Charles Krueger, nascido em Springwood, Ohio em 3 de Setembro de 1942, é fruto de um estupro coletivo ocorrido num velho manicômio da Rua Elm, quando a freira Amanda Krueger foi trancada junto com cem internos por dias. Durante toda a sua vida, ele foi capaz de se lembrar dos gritos de sua mãe. Amanda imediatamente pôs o filho para adoção, e alguns anos depois, Freddy foi adotado por um velho alcoviteiro, Sr. Underwood, que viu utilidade no menino como atração de bêbados curiosos na pequena e imunda rua, repleta de prostitutas e drogados. O jovem apanhava constantemente do padrasto, que o tratava como um nada, tirando sangue e deixando-o cheio de marcas roxas pelo corpo. Após uma surra, em que quase foi morto, o jovem Freddy matou Underwood com uma lâmina - a mesma que Freddy usava para se cortar, devido ao abuso do padrasto e dos colegas.

Freddy começou a trabalhar em uma fábrica, casou-se e teve uma filha. Porém ao mesmo tempo começa a matar crianças, usando um carrinho de sorvete para atraí-las e mais tarde matá-las na sala da caldeira onde trabalha. Em 1966, sua esposa Loretta descobriu instrumentos de tortura no porão de casa (o principal sendo uma luva com lâminas afiadas nos dedos), e viu que seu marido era o "retalhador de Springwood". Freddy estrangulou-a em frente à filha Katherine. A filha delatou-o para as autoridades e Freddy foi preso, mas acabou sendo solto por não terem assinado um mandado de busca.

Os moradores furiosos, conduzidos pelo tenente Thompson e sua esposa Marge, haviam decidido se vingar do cruel assassino. Os Thompsons e os vizinhos da rua Elm colocaram gasolina no local onde Freddy passava suas noites e colocaram fogo. No momento em que estava sendo queimado, Freddy invocou os demônios dos sonhos, três cobras voadoras que tem o poder de tornar real os pesadelos das vítimas. Freddy pediu imortalidade. Em troca iria ser o maior assassino dos pesadelos.

Série de eventos[editar | editar código-fonte]

Em A Nightmare on Elm Street (1984), Freddy começa a matar adolescentes da Rua Elm enquanto estes dormem, sendo impedido por Nancy Thompson.

Em A Nightmare on Elm Street 2: Freddy's Revenge (1985), Freddy começa a povoar os pesadelos do adolescente Jesse Walsh, e passa a possuí-lo para cometer seus assassinatos. A namorada de Jesse, Lisa, salva-o.

Em A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors (1987), Freddy começa a matar as crianças da rua Elm, com as poucas sobreviventes indo para um hospício. Nancy percebe que é Freddy, e com a ajuda do Dr. Neil Gordon, ajuda as sobreviventes a descobrirem seus poderes nos sonhos. Sendo novamete impedido por Nancy.

Em A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master (1988), Freddy consegue se ressuscitar com os pesadelos dos protagonistas do filme anterior, sendo impedido por Alice Johnson, que conseguiu poderes de sonho de sua amiga Kristen Parker.

Em A Nightmare on Elm Street 5: The Dream Child (1989), por meio dos pesadelos do feto de Alice, Jacob, Freddy volta a atacar. Orientado pelo espírito de Amanda, Jacob consegue se libertar de Freddy, e Amanda derrota-o.

Em Freddy's Dead: The Final Nightmare (1991), o último sobrevivente da rua Elm, John Doe, é usado por Freddy para descobrir o paradeiro de sua filha, agora chamada Maggie Burroughs, que é a chave para Freddy sair de Springwood. Maggie eventualmente mata Freddy, libertando-o dos Demônios dos Sonhos e prendendo Freddy no inferno.

Freddy Krueger No mundo real[editar | editar código-fonte]

Em Wes Craven's New Nightmare (1994), uma entidade maligna que tomou a forma de Freddy - e se lançou no mundo real quando o personagem foi morto no filme anterior - começa a povoar os pesadelos da atriz Heather Langenkamp (Nancy), do ator Robert Englund (Freddy), e o criador da série, Wes Craven, e a partir daí cometer assassinatos em sonhos. Heather e seu filho Dylan se unem para destruir a entidade.

Agora Heather (Nancy), precisa derrotar Freddy em seu proprio mundo

A Batalha Freddy Krueger x Jason Voorhees[editar | editar código-fonte]

Em Freddy vs. Jason (2003), Freddy Krueger e Jason Voorhees estavam no inferno. Para conseguir fazer a população de Springwood voltar a temê-lo e assim ter seus poderes de volta, Freddy toma a forma da mãe de Jason, Pamela Voorhees, e pede para este voltar à Terra e causar mortes em Springwood. Tudo culmina entre uma luta entre Freddy e Jason no acampamento de Crystal Lake. Onde só resta a Lori a chance de os vence-los.

Nova série[editar | editar código-fonte]

No remake de A Nightmare On Elm Street (2010), as pessoas que em sua infância foram molestadas por Freddy (que mais tarde foi morto pelos pais das crianças) começam a ter pesadelos com Freddy, que começa a matá-las. Nancy Holbrook parece matar Freddy ao puxá-lo para o mundo real, mas em seguida sua mãe tem um pesadelo com Freddy e acaba morrendo.

Mortal Kombat[editar | editar código-fonte]

Freddy Krueger foi oficialmente confirmado como o quarto personagem DLC para Mortal Kombat (2011) durante a ComicCon 2011, em San Diego. Ele está disponível para download desde 09 de agosto de 2011.

Biografia de Freddy no jogo[editar | editar código-fonte]

Um espírito malévolo do Dream Realm, o Príncipe do Medo Freddy Krueger ataca as almas dos vivos enquanto eles dormem. Quando Shao Kahn começou a roubar as almas de Earthrealm, Freddy lutou contra o Imperador no Dream Realm. Mas Shao Kahn era forte demais. O Imperador puxou Freddy para o mundo real, onde voltou a ser mortal, e derrotou-o. Freddy ficou gravemente ferido, mas sobreviveu. Freddy equipou ambas as mãos com luvas de barbear demoníacas reforçadas. Depois que matar Shao Kahn, Freddy vai encontrar um caminho de volta para o Dream Realm, onde ele vai atormentar as almas de Earthrealm durante toda a eternidade.

Origem no filme de 2010[editar | editar código-fonte]

Porem, no filme de 2010, Krueger tem uma outra história. Todos os pais dos adolescentes atacados ficam assustados quando ouvem o seu nome. Freddy Krueger era um jardineiro de uma creche que, segundo professores e pais, amava as crianças que lá estavam, brincando com elas e jogando jogos. Então, Freddy leva as crianças a uma caverna secreta, levando mais seriamente Nancy, que era a sua preferida e que ela gostava muito dele. Na caverna, Freddy fica com Nancy sozinho e começam a fazer desenhos nas paredes, supostamente com sangue. A partir daí, é especulado que Freedy tenha violado sexualmente Nancy e Quentin (outra criança) vira tudo. Assustados, os dois dizem aos pais o que aconteceu, sabendo todos os adultos da creche. Não decidem contactar a polícia e os pais perseguem Freddy, que fugindo os leva a um ferro-velho, ficando fechado lá. Querendo os adultos que Freddy saia do edifcio, ateiam fogo ao local e Freddy sai a queimar de encontro a um adolescente (que estava a ter um sonho). Depois da história, Freddy diz que todos estavam a achar mal dele e Quentin fica chocado e confronta os pais daquela morte a um inocente. Freddy estaria mentindo? Não ele não estaria mentindo, alias foi ele que depois matou todos aquelas crianças que viraram adolescentes.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Freddy é conhecido pelas frases e diálogos carregados de ironia, trocadilhos e sadismo, como "É melhor você não dormir e dirigir..." no quinto filme para uma vítima que bate uma moto, e "Que tal isso de sonho molhado?" para uma vítima sugada para uma cama d'água no quarto filme.

Também gosta de cantar uma canção para suas vítimas:

One, two, Freddy is coming for you.
Three, four, better lock your door.
Five, six, grab your crucifix.
Seven, eight, gonna stay up late.
Nine, ten, never sleep again.
Um, dois, Freddy vem te pegar,
Três, quatro, feche bem o quarto.
Cinco, Seis, segure a sua cruz,
Sete, oito, fique acordado.
Nove, dez, não durma nenhuma vez"
.

No quinto filme, uma jovem garota canta uma versão ligeiramente diferente da canção dando a entender o seu retorno:

Seven, eight, gonna stay up late.
Nine, ten, Freddy is back again.
Sete, oito, é melhor ficar acordado até tarde.
Nove, dez, Freddy voltou novamente.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Devido a um trato com seres sobrenaturais no momento que estava sendo queimado, Freddy Krueger é descrito como um "demônio do sonho" e tem grandes poderes sobrenaturais. Ele é incorpóreo e invisível para todas as pessoas que não estão sonhando; a única maneira de afetar Freddy fisicamente é agarra-lo nos sonhos e traze-lo ao mundo desperto. Freddy tem o principal poder de criar pesadelos, com os quais pode ferir fisicamente e até matar suas vítimas nos sonhos. Dentro dos sonhos ele tem uma gama de poderes que vão de atributos físicos super-humanos, imortalidade, fator de cura acelerado, teletransporte, transforma objetos do sonho de suas vítimas, ele é capaz de tornar a si mesmo e/ou qualquer parte do seu corpo em qualquer coisa que ele queira, e a habilidade mais conhecida, ele é capaz de afetar suas vítimas em seus sonhos e, " como uma espécie de vodu", deixar marcas e cicatrizes em seus corpos físicos (Ex: uma garota sonha com o Freddy, e este transforma o seu braço em uma cabeça de dragão, e "cuspa" fogo na menina, no mundo real ela vai pegar fogo!)e tambem tem o poder de usar coisas(EX:a morte de spencer onde ele usa um power glove para matar spencer) Vítimas que tenham sido mortas no sonho tem suas almas absorvidas para dentro de Freddy, com seus rostos se retorcendo no tórax desfigurado do vilão.

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Freddy tem 4 fraquezas conhecidas:

O Primeiro Ponto Fraco é: Se ele é trazido para o mundo real, os seus poderes gradualmente diminuem ou desaparecem, fazendo-o se tornar mortal. Para trazê-lo para o mundo real, uma pessoa tem de agarrar fisicamente Freddy em seus sonhos e em seguida despertar, o que consiste em uma tarefa difícil (principalmente porque quando Krueger está em um sonho, é muitas vezes escorregadio, além de que geralmente quando uma pessoa sonha com ele ela tem um sono muito mais profundo do que o normal). Krueger é extremamente perigoso; por isso, quando chega suficientemente perto para ser tocado em um sonho, está normalmente prestes a matar sua vítima. Muitas vezes, a pessoa deve estar agarrando Freddy e as pessoas em torno dela a despertaram violentamente, a fim de garantir que ela não morra em poucos segundos. Quando Krueger está no mundo real, ele pode ser morto.

O segundo ponto fraco é, na realidade, o "Power of Vivid Dreamers"; são pessoas que possuem o controle total de seus sonhos através do sonho lúcido. Dois exemplos disso são, em Dream Master, quando Alice foi capaz de combater e derrotar Krueger e quando em Freddy Vs Jason, Freddy não foi capaz de matar Jason em seu sonho, possivelmente porque Jason tem conhecimento de sua própria imortalidade.

O terceiro ponto fraco é a bravura, uma vez que é o receio que lhe dá força. Ao confrontar Krueger e indicar que você não está mais com medo dele, ele poderia ser varrido / banido. Esse é o modo como Krueger é derrotado no primeiro filme.

O quarto ponto fraco é que, se alguém colocar um espelho em sua frente (A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos), ele é destruido (porém, pelo fato de Krueger controlar o mundo dos sonhos,é muito dificil de se achar um espelho por perto).

Sugere-se igualmente ao longo de todos os filmes que Freddy está vulnerável a água benta, devido às evidentes conotações religiosas, e de fogo, sendo este o método original de sua morte. As séries televisivas Freddy's Nightmares e do filme Pesadelo Final: A Morte de Freddy mostram também que não está em condições de propagação da sua influência fora de Springwood (fato contradito em Freddy vs Jason, no qual mesmo estando fraco, Freddy foi capaz de entrar no sonho de Jason, estando este fora dos limites de Springwood).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.