Refilmagem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Refilmagem é o termo em português equivalente ao inglês remake (tradução literal: "refazer") e é a designação usada para novas produções e regravações de filmes, telenovelas, jogos, seriados ou outras produções do gênero de ficção. É quando se produz novamente uma história já conhecida do público e que já tivera uma produção anterior, ou mesmo mais de uma com ajustes mais modernos e tecnológicos. Os casos mais comuns são os de regravação de filmes (também chamado de refilmagem[1] [2] ), de telenovelas e de videogames.

Quando se faz um remake (que pode ser traduzido como "nova versão" ou "regravação"), não quer dizer que tudo tenha de ser exatamente como o original, segundo os profissionais de ficção na TV e no cinema. Assim sendo, é comum a troca de nome dos personagens, de ambientação das tramas, caracteres que são incluídos ou tirados, em comparação de uma versão com outra. São as chamadas "regravações atualizadas".

Televisão[editar | editar código-fonte]

Na televisão brasileira, alguns exemplos de refilmagem são:

Na televisão portuguesa a refilmagem é um fenômeno recente, sendo o primeiro caso o de Vila Faia, remake da primeira novela portuguesa, a homônima Vila Faia de 1982 tendo sido ambas produzidas para e exibidas na RTP1.

Cinema[editar | editar código-fonte]

No cinema mundial, apesar de ocorrerem remakes de produções que foram sucesso de público e crítica no passado, muitas vezes ocorrem regravações de filmes lançados há poucos meses ou anos, ou de filmes de países diferentes. Um exemplo disso é The Ring (br: O Chamado; pt: O Aviso), de 2002, cujo o original Ringu foi produzido no Japão em 1998.

Animes e Desenhos[editar | editar código-fonte]

Animes e desenhos também são refeitos, baseando-se nas histórias originais, como é o caso de ThunderCats, baseado no original, e Dragon Ball Kai, remake de Dragon Ball Z.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências