Frederico Augusto II de Oldemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Frederico Augusto II
Grão-duque de Oldemburgo
HL Damals – Ghz v Oldenburg.jpg
Augusto II de Oldemburgo
Governo
Consorte Isabel Ana da Prússia
Isabel de Mecklemburgo-Schwerin
Vida
Nascimento 16 de Novembro de 1852
Oldemburgo
Morte 24 de fevereiro de 1931 (78 anos)
Rastede
Filhos Sofia Carlota de Oldemburgo
Margarida de Oldemburgo
Nicolau de Oldemburgo
Alexandrina de Oldemburgo
Ingeborg Alice de Oldemburgo
Altburg de Oldemburgo
Pai Pedro II de Oldemburgo
Mãe Isabel de Saxe-Altemburgo

Frederico Augusto II (16 de Novembro de 1852 - 24 de Fevereiro de 1931) foi o último grão-duque governante de Oldemburgo. Casou-se com a princesa Isabel Ana da Prússia, filha do príncipe Frederico Carlos da Prússia e da princesa Ana de Anhalt-Dessau. Depois da sua morte casou-se com a duquesa Isabel Alexandrina de Mecklemburgo-Schwerin.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Augusto era o filho mais velho e único sobrevivente do grão-duque Pedro II de Oldemburgo e da sua esposa, a princesa Isabel de Saxe-Altemburgo. Os seus avós paternos eram o grão-duque Augusto de Oldemburgo e a princesa Ida de Anhalt-Bernburg-Schaumburg-Hoym. Os seus avós maternos eram o duque José de Saxe-Altemburgo e a princesa Amélia de Württemberg. Era sobrinho da grã-duquesa Alexandra Iosifovna e, por isso, primo direito da rainha Olga da Grécia.1

Casamentos e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de Fevereiro de 1878, Frederico Augusto casou-se com a princesa Isabel Ana da Prússia, uma filha do príncipe Frederico Carlos da Prússia.2 O casamento foi duplo, visto que no mesmo dia, a princesa Carlota da Prússia (filha do príncipe e da princesa-herdeira da Prússia) se casou com o príncipe-herdeiro Bernardo de Saxe-Meiningen.3 O duplo casamento foi a primeira grande cerimónia da realeza alemã desde a criação do Império Alemão em 1870. Devido ao elevado estatuto dos noivos, estiveram presentes grandes figuras da época na cerimónia incluindo o rei Leopoldo II da Bélgica e a sua esposa Maria Henriqueta4 bem como o príncipe de Gales, tio de Carlota.5

Frederico Augusto e Isabel Ana tiveram duas filhas:

Isabel morreu no dia 28 de Agosto de 1895, antes de Frederico suceder ao trono.6 Antes da sua morte, o seu marido tinha estava a construir um novo palácio residencial que depois baptizou em sua honra de Palácio Isabel Ana.

No dia 24 de Outubro de 1896, Frederico casou-se pela segunda vez com a duquesa Isabel Alexandrina de Mecklemburgo-Schwerin, uma filha do grão-duque Frederico Francisco II de Mecklemburgo-Schwerin.7 Em 1900 Frederico tornou-se grão-duque de Oldemburgo, fazendo dela a sua consorte.

Frederico e Isabel tiveram quatro filhos:

Referências

  1. http://www.thepeerage.com/p10384.htm#i103838
  2. http://thepeerage.com/p10384.htm#i103839
  3. Radziwill, pp. 116-17.
  4. Radziwill, pp. 117-18.
  5. Radziwill, p. 118.
  6. Princess Elizabeth of Prussia Dead", The New York Times (Berlin),
  7. "Former Grand Duke of Oldenburg Dies", The New York Times (Oldenburg)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]