Frederico Sigismundo da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frederico Sigismundo
Príncipe da Prússia
Princefriedrichsisigmundprussia.jpg
Nascimento 17 de dezembro de 1891
  Berlim, Alemanha
Morte 27 de julho de 1927 (35 anos)
  Lucerna, Suíça
Sepultado em Palácio de Glienicke, Berlim, Alemanha
Nome completo  
Joaquim Vítor Guilherme Leopoldo Frederico Siguismundo
Cônjuge Maria Luísa de Schaumburg-Lippe
Descendência Luísa Vitória da Prússia
Carlos Vítor da Prússia
Casa Hohenzollern
Pai Frederico Leopoldo da Prússia
Mãe Luísa de Schleswig-Holstein

Frederico Sigismundo da Prússia (Joaquim Vítor Guilherme Leopoldo Frederico Siguismundo), (17 de dezembro de 1891 - 27 de julho de 1927) foi um piloto alemão durante a Primeira Guerra Mundial e membro da Casa de Hohenzollern.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico Segismundo era o segundo filho do príncipe Frederico Leopoldo da Prússia e da sua esposa, a princesa Luísa de Schleswig-Holstein. Os seus avós paternos eram o príncipe Frederico Carlos da Prússia e a princesa Maria Ana de Anhalt-Dessau. Os seus avós paternos eram o duque Frederico VIII de Schleswig-Holstein e a princesa Adelaide de Hohenlohe-Langenburg. As suas tias paternas eram as princesas Maria da Prússia, casada com o príncipe Henrique dos Países Baixos, Isabel Ana da Prússia, casada com o grão-duque Frederico Augusto II de Oldemburgo e Luísa Margarida da Prússia, casada com o príncipe Artur, duque de Connaught. Entre as suas tias maternas estava a princesa Augusta Vitória de Schleswig-Holstein, esposa do kaiser Guilherme II da Alemanha.[1]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Tal como o príncipe Henrique da Prússia, Frederico era apaixonado pela aviação. Em 1911 começou a construir um aeroplano no Palácio de Glenicke com a esperança de o experimentar antes da primavera seguinte.[2] Em 1917, o seu irmão Frederico Carlos juntou-se à força aérea alemã e, mais tarde, nesse mesmo ano, acabaria por morrer de ferimentos contraídos durante a guerra.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Frederico casou-se no dia 27 de abril de 1916 com a princesa Maria Luísa de Schaumburg-Lippe, uma filha do príncipe Frederico de Schaumburg-Lippe e da princesa Luísa da Dinamarca. Tiveram dois filhos:

  • Luísa Vitória Margarida Antónia Sieglinde Alexandrina Estefânia Thyra (23 de agosto de 1917 - 23 de março de 2009), casada com Hans Reinhold; com descendência.
  • Frederico Carlos Vítor Stefan Cristiano (19 de março de 1919 - 19 de junho de 2006), casado primeiro com Lady Hermione Mary Morton Stuart e depois com Adelheid von Bockum-Dolffs; sem descendência.

Morte[editar | editar código-fonte]

Frederico e a sua esposa adoravam cavalos e o príncipe era considerado um dos melhores cavaleiros da Alemanha. O casal passava grande parte do seu tempo a criar e treinar cavalos nas suas propriedades em Mecklemburgo e no Castelo de Glienicke perto de Potsdam. Também era adorados na sociedade e Frederico era um dos príncipes mais adorados pela população alemã.[3]

No dia 6 de julho de 1927, quando tinha 35 anos, Frederico Sigismundo caiu do seu cavalo quando participava num torneio internacional em Lucerne, na Suíça. Enquanto executava um salto difícil, caiu e o seu pé ficou preso numa barra e, antes de conseguir libertar-se, o cavalo passou-lhe por cima do peito várias vezes, partindo-lhe cinco costelas e causando outros ferimentos. O príncipe foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte.

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 67.
  2. "Prince Builds An Aero", The Washington Post (Berlin), 20 de Fevereiro de 1911
  3. Prussian Prince Dies; Hurt in Tournament", The Washington Post (Lucerne, Switzerland), 7 de Julho de 1927