Friday (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Friday
Sexta-Feira em Apuros (BR)
 Estados Unidos
1995 • cor • 91 min 
Direção F. Gary Gray
Roteiro Ice Cube
DJ Pooh
Narração Ice Cube
Elenco Ice Cube
Chris Tucker
Nia Long
Faizon Love
Tommy Lister, Jr.
Anna Maria Horsford
com Bernie Mac
e John Witherspoon
Género Comédia
Idioma Inglês
Música Ice Cube
Distribuição New Line Cinema
Lançamento 28 de Abril de 1995
Orçamento $3.5 milhões
Receita $28,215,918
Cronologia
Último
Último
Next Friday
Próximo
Próximo

Friday (Sexta-Feira em Apuros (título no Brasil) ) é um filme estadunidense de 1995. O filme gira em torno de 16 horas nas vidas de Craig Jones (Ice Cube) e Smokey (Chris Tucker), que precisam pagar $200 para um traficante antes das 22:00 de sexta-feira. Michael Clarke Duncan faz sua estreia nesse filme, mas é increditado.

Roteiro[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme mostra uma sexta-feira na vida de dois amigos, Craig Jones e Smokey, em South Los Angeles. Craig foi recentemente despedido de seu emprego depois de ter sido pego tirando dinheiro das caixas registradoras, apesar dele alegar ser inocente. Após a demissão, seu pai, Sr. Jones (John Witherspoon), ameaça expulsar Craig de casa se ele não arrumar um novo emprego. Enquanto isso, Craig tem mantido o olho na sua bonita vizinha Debbie (Nia Long), mas sua invejosa e extravagante namorada Joi (Paula Jai Parker) está sendo um obstáculo. Para piorar a situação, seu amigo Smokey o influencia a fumar maconha para tentar reanimá-lo. Mas a droga que os dois fumaram juntos, foi dada a Smokey pelo traficante Big Worm(Faizon Love) para que Smokey vendesse. Agora, os dois tem que pagar 200 dólares antes das 22:00, ou serão mortos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Friday foi lançado em 26 de Abril de 1995 nos Estados Unidos, 30 de Junho de 1995 no Reino Unido e 5 de Outubro de 1995 na Austrália.

Foi lançado no formato de DVD em 2 de Março de 1999 e em Blu-ray em 8 de Setembro de 2009 com novos cortes do diretor. O DVD contém um trailer teatral, uma metragem sobre o filme e entrevistas com o elenco e com a equipe.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O filme recebeu no geral comentários positivos dos críticos, ganhando 77% de críticas favoráveis de acordo com Rotten Tomatoes,[1] e no Metacritic recebeu uma nota média de 54, baseada em 10 comentários.[2]

Sucesso de bilheteria[editar | editar código-fonte]

Friday arrecadou $6,589,341 em seu primeiro fim de semana estreando na posição 2 da bilheteria em 865 cinemas, com média de $7,617 por cinema.[3] O filme arrecadou $27,467,564 na América do Norte e $748,354 na bilheteria estrangeira com um total de $28,215,918 mundialmente.[4]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Sua trilha sonora vendeu mais de 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos e possui os sucessos Friday de Ice Cube e Keep Their Heads Ringin de Dr. Dre.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Em 2000, foi lançado Mais Uma Sexta Feira em Apuros, com Mike Epps substituindo Chris Tucker, como Day-Day. Em 2002, foi lançado A Mais Louca Sexta Feira Em Apuros. Em 2010, Ice Cube falou de um possível quarto filme chamado A Última Sexta Feira em Apuros, com todo o elenco original de volta, incluindo Chris Tucker como Smokey. Com o passar de 2011, ele disse estar conversando com os atores para o filme. Até agora, apenas John Witherspoon, e Tom Lister Jr., que interpretam o Sr. Jones, e Deebo, respectivamente, se pronunciaram, dizendo que aceitariam fazer uma sequência.

Referências

  1. Friday Movie Reviews, Pictures (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 8 de outubro de 2010.
  2. Friday Reviews, Ratings, Credits, and More at Metacritic (em inglês) Metacritic.com (27 de setembro de 1999). Visitado em 8 de outubro de 2010.
  3. Weekend Box Office The Los Angeles Times (2 de maio de 1995). Visitado em 3 de dezembro de 2010.
  4. Friday (1995) (em inglês) Box Office Mojo (13 de junho de 1995). Visitado em 8 de outubro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.