Bernie Mac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bernie Mac
O ator na estréia do filme Transformers, em junho de 2007
Nome completo Bernard Jeffrey McCollough
Nascimento 5 de Outubro de 1957
Chicago, Illinois  Estados Unidos
Morte 9 de agosto de 2008 (50 anos)
Chicago, Illinois
 Estados Unidos
Ocupação Ator, comediante
Cônjuge Rhonda McCollough (1977-2008)
Atividade 1977-2008
IMDb: (inglês)


Bernard Jeffrey McCollough (Chicago, 5 de outubro de 1957 — Chicago, 9 de agosto de 2008), mais conhecido como Bernie Mac, foi um ator e comediante norte-americano.

Mac iniciou a sua carreira como comediante de palco em Chicago. Ele ganhou o Miller Lite Comedy Search em 1990 e a sua popularidade como comediante começou a crescer. Ele abriu os programas de Dionne Warwick, Redd Foxx e Natalie Cole e fez vários especiais de comédia da HBO, que aumentaram a sua popularidade ainda mais.

Começou a atuar em papéis menores, mas a sua grande estreia foi como Pastor Clever no filme de Ice Cube em 1995: Friday. Após esse papel, Bernie Mac trabalhou também noutros filmes, incluindo Booty Call, How to Be a Player, Life e What's the Worst That Could Happen?. Bernie Mac foi também um dos poucos actores negros capaz de quebrar o género tradicional de "comédia negra", tendo papéis no remake de Ocean's Eleven e tornando-se o novo Bosley para a sequência do filme As Panteras, Charlie's Angels: Full Throttle.

Em 1997 Mac continuou com as suas raízes como comediante de palco, excursionando os Estados Unidos como um dos Reis da Comédia, junto com Steve Harvey, Cedric the Entertainer e D.L. Hughley. O programa foi posteriormente filmado por Spike Lee para o filme The Original Kings of Comedy.

Em 2001, a FOX deu a Mac a sua própria sitcom chamada The Bernie Mac Show. O programa, baseado na sua própria vida, em que ele se vê de repente como guardião dos três filhos da irmã, foi um grande sucesso em parte porque ele permitiu a Mac manter-se fiel as suas raízes de comediante de palco, quebrando a quarta parede para comunicar os seus pensamentos à plateia. No programa de Mac também são estrelas as três crianças que fazem os filhos da irmã. São eles: Vanessa, Jordan e Bryana. Bernie faz uma versão ficcional de si mesmo o programa, junto com uma jovem bela esposa chamada Wanda. Muita da graça do programa acontece com a habitual frustração de Mac com o seu sobrinho Jordan (Jeremy Suarez) e sua sobrinha Vanessa (Camille Winbush).

Em 2004 Mac teve seu primeiro papel principal com um jogador de baseball aposentado no filme Mr. 3000.

Em fevereiro de 2005 Mac anunciou que tinha sarcoidose, uma doença auto-imune que causa inflamação dos tecidos macios do corpo, frequentemente nos pulmões. No anúncio, ele disse que tem sofrido da doença desde 1983.

Ele é o número 72 na List of Comedy Central's 100 Greates Stand-Ups of All Time.

Morreu em Chicago dia 9 de agosto de 2008. A morte foi atribuída a complicações de uma pneumonia.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Terra Cinema, visitado em 9 de agosto de 2008.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bernie Mac