Gale Hawthorne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gale Hawthorne
http://thewallmachine.com/files/1333776247.jpg
Gale sendo interpretado por Liam Hemsworth.
Primeira aparição The Hunger Games
Última aparição Mockingjay
Interpretado por Liam Hemsworth
Informações
Idade 18 anos em The Hunger Games
19 anos em Catching Fire e em Mockingjay
Distrito Distrito 12
Família Mr. Hawthorne (pai, falecido)
Hazelle Hawthorne (mãe)
Rory Hawthorne (irmão)
Vick Hawthorne (irmão)
Posy Hawthorne (irmã)
Ocupação Mineiro de carvão
Soldado
Oficial do governo
Sexo Masculino
Características
Olhos Cinzentos
Cabelo Negro
Personagem da série Jogos Vorazes

Gale Hawthorne é um personagem fictício e um dos protagonistas da trilogia The Hunger Games por Suzanne Collins. Ele é o melhor amigo de Katniss Everdeen do Distrito 12, e é apaixonado pela mesma..

Caracterização do personagem[editar | editar código-fonte]

Gale é o filho mais velho da família Hawthorne com três irmãos mais novos: Rory, Vick e a única garota, Posy que nasceu depois que seu pai morreu em um acidente de mineração que também matou o pai de Katniss. Após a morte de seu pai, Gale luta para sustentar sua família com a ajuda de sua mãe, Hazelle. Para ajudar a alimentar sua família, que caçava ilegalmente na floresta adjacente ao Distrito 12, ele se candidatou para tésseras muitas vezes. Ele tem 19 anos em Catching Fire e Mockingjay. Quando ele tinha 14 anos, ele conheceu Katniss, que também perdeu o pai no mesmo acidente na mina. Eles cruzaram um com o outro enquanto caçavam na floresta fora do Distrito 12. Apesar de suas dúvidas iniciais um sobre o outro, os dois lentamente se tornam melhores amigos. Eles frequentaram a mesma escola, mas realmente se conheceram no local da mina quando explodiu. No início de The Hunger Games, Katniss observa que a única vez que ela sorri mesmo é quando ela está na floresta com Gale.

Katniss recorda que aos 14 anos, "Gale já parecia um homem." É mencionado mais tarde quando ele estava a mais de seis metros de altura. Semelhante a muitas pessoas da costura, ele tem a pele verde-oliva, cabelos lisos e negros e olhos cinzentos.

Gale admite ser apaixonado por Katniss em Catching Fire (inclusive a beijando, no início do mesmo livro), e seu relacionamento cresce em cada livro. Ele possui um ódio pela Capital e tem cicatrizes nas costas de quando ele foi chicoteado mais de 40 vezes em Em Chamas após ser apanhado pelo Comandante Pacificador, Romulus Thread, por que caçava ilegalmente na floresta fora do Distrito 12.

Nos livros[editar | editar código-fonte]

The Hunger Games[editar | editar código-fonte]

Gale é apresentado no primeiro capítulo de The Hunger Games como o melhor amigo de Katniss (sem exeções),com quem ele caça. Quando eles se encontram, Gale acha que Katniss diz 'Catnip' quando ele pergunta qual é o nome dela. Então, para Gale, o apelido dela é Catnip. Ele sugere fugir junto com Katniss do Distrito 12 para evitar a Colheita, o processo em que um menino e uma menina de cada distrito são escolhidos para disputar os Jogos Vorazes. Eles concordam, no entanto, seria muito difícil para suas famílias, que Gale se refere como seus "filhos". Gale também ajuda a família de Katniss para sobreviver quando Katniss vai para os Jogos Vorazes, tal como Katniss promete ajudar sua família, se algo acontecer a ela. Eventos subsequentes (como Katniss, entrando na arena para os Jogos Vorazes) levá-los a ser separados. Na arena, Katniss percebe que seria a sua vantagem fingir estar apaixonada por Peeta, mas ela se sente culpada porque está confusa sobre seus sentimentos por Gale.

Catching Fire[editar | editar código-fonte]

Gale está chateado com o afeto entre Peeta e Katniss nos Jogos Vorazes. Tendo atingido a idade de 19 anos, Gale agora trabalha nas minas e pode caçar somente aos domingos, enquanto Katniss vive ao lado de Peeta. Gale beija Katniss na floresta, o que a deixa confusa sobre seus sentimentos. O beijo é relatado ao Presidente Snow, que ameaça matar Gale se Katniss não obedecer as ordens para apresentar a aparência que Katniss é loucamente apaixonado por Peeta. Katniss percebe que ela já não pode ser vista com Gale e resolve fugir com ele (e suas famílias) para escapar. Inicialmente Gale está exultante, mas nem tanto quando ele ouve Peeta e Haymitch. Em última análise, ele rejeita o plano, uma vez que ele percebe que tinha havido revoltas e acredita que este é o início de uma rebelião. Gale é pego caçando ilegalmente por um novo pacificador e é chicoteado quase até a morte, mas Katniss intervém e coloca-se no caminho do chicote; a mãe dela mais tarde é capaz de tratá-los. Enquanto Gale está inconsciente, ela pensa Gale e seu relacionamento com ele, e ela o beija. Embora Katniss é suposta para ser amante de Peeta em público, ela é incapaz de esquecer Gale, embora quando Gale declara que ele a ama, ela responde "Eu sei", em vez de retornar suas afeições. Depois ela é levada para o quarto, ela não vê Gale novamente até o final do romance, quando ela e Gale encontram-se na viagem para o Distrito 13. Ele diz a ela que o Distrito 12 foi bombardeado e destruído, mas ele conseguiu evacuar cerca de 10% (cerca de menos de 900 pessoas) da população, incluindo as respectivas famílias.[1]

Mockingjay[editar | editar código-fonte]

Em Mockingjay, Gale vive no Distrito 13 e passa o tempo com Beetee para projetar as armas para usar contra a Capital. Katniss torna-se desconfortável com a brutalidade envolvida em algumas das armas de Gale. Ele é um dos personagens principais e tem uma relação mais profunda com Katniss enquanto Peeta é um prisioneiro da Capital, mas seu relacionamento passa por uma série de tensões ao longo do livro. Ele salva a vida de Prim durante um ataque aéreo no Distrito 13 da Capital e voluntários para uma missão extremamente perigos para resgatar Peeta da Capital. Ele e Katniss conseguem caçar juntos novamente em razão do Distrito 13. Ele faz parte do esquadrão "estrela" que prepara-se para assassinar o Presidente Snow, embora ele se separa de Katniss. Depois, a irmã de Katniss é morta em um método que possivelmente ele tinha planejado. Quando a batalha é ganha a Capital está tomada por rebeldes. Mais tarde, ele vira um "emprego" no Distrito 2, distrito de alvenaria, fazendo Katniss se sentir aliviada. Ele é "visto na televisão agora e depois" como Greasy Sae cuida de Katniss e Katniss diz que o que está acontecendo no mundo lá fora. Katniss decide que ela não pode sobreviver sem Peeta, ao invés de Gale, porque Gale e ela mesma tem um "fogo, aceso por raiva e ódio" enquanto ela não precisa disso.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Gale tem a aparência de costura comum no Distrito 12: cabelos escuros, pele verde-oliva e olhos cinzentos. Quando ele conheceu Katniss na idade de 14 anos ele já estava mais de dois metros de altura e "foi tão bom como um homem" de Katniss. Ele é descrito como sendo muito bonito,sensual e másculo. Ele tem uma cataguasense apaixonada por ele.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Gale Hawthorne é bom em manter as coisas sob controle, mas tende a ficar com raiva, muitas vezes falando e zombando da Capital. Katniss Everdeen descreve-o como "um rebelde desde o nascimento". Ele é muito protetor com Katniss e sua família e prefere ficar e lutar com ela do que fugir. Gale é apaixonado por ela e não esconde isso, mas não a pressiona.

No entanto, Gale acredita que os fins justificam os meios e foi mostrado para ser capaz de afundar ao nível da Capital quando sugere prendendo os soldados no Distrito 2 ou nas criações de suas armadilhas em um nível humano. Esta é uma das muitas coisas que o coloca em desacordo com Katniss.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Gale é bom em fazer armadilhas de interceptação e fazendo atividades que ocupam sua mente. Ele também pode usar um arco e flecha mesmo não sendo tão talentoso como Katniss. Mais tarde, ele é capaz de transferir sua habilidade em armadilhas para uma habilidade na criação de táticas e armas militares.

Familia[editar | editar código-fonte]

Gale vive com sua mãe, Hazelle, que lava roupas de outras pessoas para ganhar dinheiro extra. Seu pai morreu no acidente junto com o pai do Katniss na mina. Ele tem três irmãos: Rory, Vick e Posy.

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Entertainment Weekly sugeriu que Gale, juntamente com Peeta Mellark, foi "inimagianável."[2]

Adaptação para o cinema[editar | editar código-fonte]

Em 4 de abril de 2011, a Lionsgate anunciou que Liam Hemsworth iria fazer o papel de Gale na série de filmes The Hunger Games.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Carpenter, Susan (23 de agosto de 2010). "Book review: 'Mockingjay'" Los Angeles Times. Página visitada em 24 de outubro de 2010.
  2. Reese, Jennifer (20 de agosto de 2009). Catching Fire (2009) Entertainment Weekly. Página visitada em 24 de outubro de 2010.
  3. Sperling, Nicole (4 de abril de 2011). 'The Hunger Games': Josh Hutcherson and Liam Hemsworth complete the love triangle Los Angeles Times. Página visitada em 4 de abril de 2011.

Encontrei esta [[Ficheiro:Chalk stub.png]].