Johanna Mason

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johanna Mason
Em The Hunger Games: Catching Fire, Johanna é interpretada por Jena Malone.
Primeira aparição Catching Fire
Última aparição Mockingjay
Interpretado por Jena Malone
Informações
Idade Desconhecido
Distrito Distrito 7
Família Desconhecida, provavelmente morta pela Capital
Título Campeã da 71ª edição dos Jogos Vorazes
Tributo feminino do Distrito 7
Sexo Feminino
Características
Olhos Castanhos
Cabelo Castanho
Personagem da série Jogos Vorazes

Johanna Mason é um personagem fictício da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins. Aparece pela primeira vez em Em Chamas como o tributo feminino do distrito 7 no 75º Jogos Vorazes, o Terceiro Massacre Quaternário. Associada com Finnick Odair, alegando serem "amigos" de longa data. É interpretada por Jena Malone.

Nos livros[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em Chamas[editar | editar código-fonte]

Johanna encontra Katniss Everdeen e Peeta Mellark pela primeira vez antes da Cerimônia de Abertura da 75º Edição dos Jogos Vorazes. Ela deixa Katniss envergonhada ao retirar seu traje no elevador. Katniss imediatamente ignora a ação, observando a reação de Peeta. Mais tarde, ele explica a Katniss que Johanna fez isso para deixá-la sem jeito, já que ela e os outros tributos, obviamente, veem Katniss como sendo a mais "pura".

Durante a cerimônia de abertura, Johanna usa uma fantasia de árvore, e ela reclama que os tributos do Distrito 7 vestiram trajes de árvores durante 40 anos graças à sua estilista.

Durante a entrevista de Johanna com Caesar Flickerman, ela pergunta se algo poderia ser feito sobre os vencedores voltarem para a arena, pois certamente os Idealizadors nunca anteciparam tal apego se formando entre os vencedores e a Capital. Johanna une as mãos com os outros vencedores na noite de entrevistas como um sinal de rebelião.

Na arena, ela traz Beetee e Wiress para Katniss, como Haymitch a havia aconselhado. Ela e Katniss participam do plano de Beetee para eletrocutar os vencedores restantes, carregando o fio de Beetee conforme as instruções. Mais tarde, ela tira o rastreador de braço Katniss para que a Capital não pudesse encontrá-la. Ela também bateu em Katniss com um cilindro de metal para enganar Enobaria e Brutus, para fazendo-os pensar que Katniss estava morta. Isso levou Katniss a acreditar que Johanna estava tentando matá-la.

Após a Arena ser destruída por dentro pelo arco de Katniss e pelo fio eléctrico de Beetee, Finnick Odair, Beetee e Katniss foram resgatados pelo Distrito 13 e os rebeldes. Johanna e Peeta foram capturados pela Capital, juntamente com Enobaria.

A Esperança[editar | editar código-fonte]

Ao ser capturada, Johanna é enviada ao centro da Capital, onde é mantida em cativeiro e torturada. Ela era encharcada em água e depois torturada com choques elétricos enquanto estava presa. Eventualmente, junto com Annie Cresta e Peeta Mellark, ela é salva em uma missão na Capital liderada pelos rebeldes, e é levada de volta para o Distrito 13. Johanna é levada para receber atendimento médico, tanto para as feridas físicas quanto para as mentais que foram infligidas a ela. Quando Katniss vê Johanna, ela observa que ela está doente, ferida, coberta de cicatrizes e teve seu cabelo raspado. Isto porque ao contrário Annie, que só foi feita refém como uma arma para usar contra Finnick, Johanna sabia informações sobre Katniss na rebelião. Johanna acorda e encontra Katniss em coma no quarto dela. Johanna leva um pouco da Morfina de Katniss, uma vez que os médicos do hospital cortaram o fornecimento dela. Quando Katniss desperta, as duas falam sobre seu papel como o Tordo. Johanna diz a ela que a Capital teme Katniss e explica por que ela odeia. Gale entra na sala, e Johanna deixa o quarto, para os dois poderem ficar sozinhos.

No Distrito 13, Johanna é treinada como um soldado para que ela possa lutar na rebelião ao lado de Katniss. As duas sofrem e se unem na formação e mais tarde tornam-se companheiras de quarto. Johanna encontra Katniss, Gale, Beetee, Delly, Annie, Finnick e, eventualmente, Peeta no almoço. Johanna diz para Peeta a sentar-se ao lado dela e comunica ao grupo que os dois estão familiarizados com os gritos do outro uma vez que eles foram torturados juntos na Capital. Quando Johanna sofre o teste para ver se ela está pronta para se tornar uma parte de um esquadrão oficial rebelde, os formuladores inundam as ruas e, devido ao seu medo de água (causada por sua tortura), ela entra em choque e é considerada inapta para lutar. Depois disso, Katniss se lembra da sua tendência a não tomar banho desde que ela chegou ao Distrito 13 e atribui a seu medo de água causada pela tortura. Katniss reúne agulhas de pinheiro na floresta fora do 13 e as leva para Johanna.

Antes da morte do Presidente Snow, presidente Coin reúne todos os sete vencedores que sobreviveram e pergunta se eles gostariam de uma edição final dos Jogos Vorazes, mas com os filhos das pessoas mais poderosas da Capital. Peeta, Annie, e Beetee votam não, mas Enobaria, Haymitch, Katniss e Johanna votam sim. Com o fim da guerra, supõe-se que Johanna voltou para sua casa no Distrito 7.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Johanna é descrita por Katniss como possuindo grandes olhos castanhos. Quanto ao cabelo, em Em Chamas, ele é curto, castanho e espetado, mas em A Espererança, ele está raspado.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Johanna ganhou os Jogos por sua boa encenação, ao fingir ser fraca e debilitada, mas se revelando uma assassina cruel. Sua melhor arma em combate são seus machados.

Aspectos Psicológicos e personalidade de Johanna Mason[editar | editar código-fonte]

Johannah Mason muitas vezes é fria e cruel, em Em Chamas ela declara a Katniss: "Snow não pode me fazer mal , todos que eu amava ele matou" . Em Em Chamas , Suzanne Collins mostra o lado forte de Johanna, em A Esperança, Suzanne mostra seu lado mais sensível , mais vulnerável . Na Capital ela é torturada levando choques em um tanque de água . Ela adquire um trauma , e a partir deste "evento" ela passa a se limpar apenas com um paninho molhado . Um outro aspecto é que quando o Terceiro Massacre Quaternário é anunciado que todos os vencedores dos outros jogos poderam voltar para arena Johanna fica revoltada , pois eles prometeram que o vencedor dos Jogos Vorazes não participariam dos jogos outra vez , no aspecto psicológico ela provalvemente deveria ter pensado :"Eu nunca vou ter paz nessa vida" . E quando Johanna foi sorteada para participar dos jogos na 71º Edição dos Jogos Vorazes ela estava realmente frágil , em algum momento ela deve ter pensado que se mostrasse ser fraca e debilita os outros competidores não dariam atenção a ela , A personalidade de Johnna Mason é forte , mas amável , levando em consideração tudo o que ela passou , em algum momento de sua vida ela teve família , ela provavelmente se arrepende pois suas atitudes levam a morte de todos que ela ama , ou seja o tiro saiu pela culatra . Johnna e Katniss ficam proximas em A Esperança.

Filme[editar | editar código-fonte]

Depois de muita especulação sobre quem interpretaria a personagem, em 23 de julho de 2013 a Lionsgate anunciou na página oficial do filme no Facebook que a atriz Jena Malone faria o papel.[1]

Referências

  1. The Hob (23 de Julho de 2012). Título não preenchido, favor adicionar www.thehob.org. Visitado em 23 de novembro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]