Katniss Everdeen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Katniss Everdeen
Katniss Everdeen (interpretada por Jennifer Lawrence)
Primeira aparição The Hunger Games
Última aparição Mockingjay
Interpretado por Jennifer Lawrence
Informações
Apelido(s) Catnip (por Gale Hawthorne)
Aliás A Garota Quente em "Jogos Vorazes"
A Garota em Chamas em "Em Chamas"
O Tordo em "A Esperança"
Idade 18
Distrito Distrito 12
Família Sr. Everdeen (Pai, Falecido)
Sra. Everdeen (mãe)
Primrose Everdeen (irmã, falecida)
Título Campeã da 74ª Edição dos Jogos Vorazes (com Peeta Mellark)
Tributo feminino do Distrito 12
Cônjuge Peeta Mellark
Filhos Duas crianças ( Casal )
Sexo Feminino
Características
Olhos Cinzentos
Cabelo Castanho Escuro
Personagem da série Jogos Vorazes

Katniss Everdeen é um personagem fictício e a protagonista e narradora da trilogia The Hunger Games de Suzanne Collins.[1] Ela é o tributo feminino do distrito 12, e tem por companheiro de distrito o jovem Peeta Mellark na 74ª Edição dos Jogos Vorazes. Na série de filmes, Katniss é interpretada por Jennifer Lawrence

Caracterização do personagem[editar | editar código-fonte]

Jennifer Lawrence interpreta Katniss Everdeen, a personagem principal da Trilogia de The Hunger Games, escrita por Suzanne Collins.

Katniss e sua família vêm do Distrito 12, um distrito de mineração de carvão, que é um dos mais pobres e menos povoados da nação distópica fictícia Panem. No decorrer do primeiro livro, The Hunger Games, Katniss se voluntaria para substituir sua irmã, Primrose "Prim" Everdeen , depois que ela é sorteada como tributo feminino durante o Dia da Colheita, um dia em que, anualmente, um menino e uma menina entre as idades de 12 a 18 são selecionados a partir de cada distrito para lutar até a morte em uma arena onde apenas um sai vivo, conhecido como Jogos Vorazes. Katniss usa seus conhecimentos de caça e tiro com arco para sobreviver, e ela e Peeta se tornam os vencedores após desafiar a tentativa da Capital de força-los a matar um ao outro. Ao longo dos próximos dois romances, Catching Fire e Mockingjay, Katniss se torna o símbolo de uma rebelião dos doze distritos contra a opressão da Capital.

Nos livros[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

The Hunger Games (Jogos Vorazes)[editar | editar código-fonte]

Quando a irmã de Katniss, Prim, é selecionada (em seu primeiro ano de elegibilidade), como tributo feminino do Distrito 12, Katniss se voluntaria em seu lugar. Quando Effie pede uma salva de palmas para Katniss, todos ficam em silêncio. Depois de alguns minutos, a maior parte da multidão pressiona os três dedos contra a boca e prende-lo para ela. Katniss descreve isso como um sinal antigo para dizer "admiração", "adeus a alguém que você ama" e "respeito".

Depois de Katniss se voluntariar, Effie sorteia o tributo masculino para os Jogos. Peeta Mellark é escolhido, e Katniss se lembra de algo que ele fez para ajudá-la quando ambos tinham onze anos. Durante o período após a morte do pai de Katniss, a família dela estava lentamente morrendo de fome. Um dia, Katniss levou algumas roupas de bebê de Prim para vender para quaisquer pessoas dispostas a comprar. Ninguém comprou. Katniss estava muito fraca, já que ela era incapaz de pegar qualquer alimento para sua família. No caminho para casa, ela passou pela padaria, onde Peeta e sua família trabalhavam. Katniss se sentiu tonta quando inalou o cheiro de pão. Então, ela teve a ideia de olhar alguma coisa, qualquer coisa, nas latas de lixo das pessoas mais ricas do Distrito Doze. Quando ela estava verificando as lixeiras da padaria, a mãe de Peeta a flagrou e gritou com ela. Peeta viu isso, e propositadamente queimou um pouco de pão na padaria. Isso chamou a atenção de sua mãe, e ela começou a gritar com ele. Ela bateu nele, deixando marcas vermelhas em seu rosto. Ela disse-lhe para jogar o pão queimado para os porcos, mas quando saiu, ele discretamente jogou o pão para Katniss. Katniss voltou para casa com o pão e, de alguma forma, no dia seguinte, teve a coragem de aventurar-se na floresta, onde se encontrou com Gale, e continuou a procurar comida para sua família com ele ao seu lado. Depois que Katniss e Peeta foram selecionados e disseram adeus às suas famílias, eles são levados por Haymitch Abernathy (o único vitorioso do 12 vivo, usualmente bêbado, e seu mentor) e Effie Trinket para o trem que os espera.

Quando eles chegam na Capital, Katniss é recebida por sua equipe de preparação: Flavius, Octavia e Venia, e seu estilista, Cinna, que preparam Katniss para a Cerimônia de Abertura. Todos os tributos deveriam vestir algo que representasse seu distrito. Vindos do Distrito Doze, ela e Peeta teriam que representar algo sobre o carvão, ou mineração. Cinna decide vesti-los em um macacão preto liso e brilhante e botas, que pega fogo. Com medo de serem queimados vivos, Katniss e Peeta acabam se aproximando. Pouco antes do desfile, Cinna acendo seus trajes e os dois ficam aliviados quando vêem que o fogo é falso. Além disso, Cinna também sugere que eles deem as mãos para apresentá-los como uma equipe. Isto distingue Katniss e Peeta do resto dos tributos, não só porque têm melhores trajes, mas também por que eles são amigáveis entre si em comparação com os outros tributos, que permaneceram frios um com o outro. Com isso, eles atraem patrocinadores na Capital, e ambos se tornam inesquecíveis. A partir desse momento, Katniss é conhecida como a "Garota Em Chamas".

Durante os Jogos, Katniss faz uma aliança com Rue, o tributo feminino do Distrito 11, até Rue ser morta pelo tributo masculino do Distrito 1, Marvel. Mais tarde, as regras são alteradas de modo que se dois tributos do mesmo distrito sobreviverem, ambos irão ganhar. Katniss se apressa para encontrar Peeta e retomar sua fama de "amantes desafortunados", ganhando a simpatia de patrocinadores. Eles duram mais que os outros tributos e a mudança de regra é revogada, o que significava que só poderia haver um vencedor dos Jogos Vorazes. Assumindo que o Idealizadores dos Jogos prefeririam ter dois vencedores ao invés de nenhum, Katniss sugere que ambos se suicidem por comer amoras-cadeado(que são venenosas). O truque funciona e Katniss e Peeta são ambos declarados vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes.

Catching Fire (Em Chamas)[editar | editar código-fonte]

Katniss e Peeta embarcam na Turnê dos Vitoriosos, que é uma visita a cada distrito pelos vencedores, estrategicamente iniciada entre cada Jogos Vorazes. Katniss se torna consciente de que revoltas estão sendo iniciadas. Além disso, o líder da nação, o Presidente Snow, está obrigando Katniss a convencer a nação de que ela está realmente apaixonada por Peeta e que seu quase suicídio foi um ato de amor ao invés de desafio, a fim de sufocar a rebelião. Gale foi apresentado à nação como seu primo, mas o Presidente Snow implica o seu conhecimento que Katniss tem sentimentos por ele e ameaça o matar.

A fim de salvar a sua família e amigos, Katniss se compromete a seguir a agenda da Capital. Peeta faz o mesmo quando percebe o que está em jogo. Peeta propõe até mesmo o casamento com ela, e ela aceita, mas, mesmo nesse ponto o Presidente Snow transmite-lhe que suas ações são insuficientes. Katniss percebe que a rebelião nos distritos não está em seu poder para suprimir, o que torna impossível para ela para satisfazer as demandas do Presidente Snow. Katniss também está confusa quanto à natureza de seus sentimentos por Gale e Peeta, sendo que ambos são complicados por causa de seus temores para o futuro e sua falta de vontade de ter filhos que poderiam ser submetidos aos Jogos Vorazes. Quando o Massacre Quaternário -um especial Jogos Vorazes que ocorre a cada 25 anos e tem um conjunto especial de regras- é anunciado, é proclamado que todos os tributos da edição seriam selecionados a partir da lista de vitoriosos existentes. O Distrito 12 tinha apenas três vitoriosos vivos: Katniss, Peeta e Haymitch Abernathy, fica claro que Katniss seria novamente o tributo feminino, e quando Haymitch é sorteado na colheita, Peeta se voluntaria em seu lugar. Katniss e Peeta retornam à arena, se aliando à Finnick Odair e Mags (do Distrito 4), Beetee e Wiress (do Distrito 3) e Johanna Mason (do Distrito 7).

Katniss é retirada da arena e descobre que s tributos de muitos distritos haviam coordenado um plano de fuga e usaram um aerodeslizador roubado para voar para Distrito 13, que não foi destruído como a Capital tinha dito. No entanto, durante a fuga, Peeta é capturado pela Capital e depois, Gale informa à Katniss que o Distrito 12 foi bombardeado e destruído, mas que sua família está segura.

Mockingjay (A Esperança)[editar | editar código-fonte]

Depois de ter sido levada para ver os restos do Distrito 12., Katniss se encontra com a líder do 13, a presidente Alma Coin.

Katniss concorda em ser o líder simbólico da sua rebeldia: "o Tordo", o rosto dos rebeldes. Ela descobre que Cinna foi morto pela Capital, mas o resto de sua equipe de preparação sobreviveu em cativeiro no Distrito 13, pois eles preparariam Katniss para as câmeras quando ela concordasse em começar a fazer peças de propaganda para os rebeldes. Katniss se torna cada vez mais instável emocionalmente pelos horrores que ela vê, como a destruição da única casa que ela já conheceu com 90% dos cidadãos do Distrito 12 mortos, muitos amigos mortos devido à seu apoio a ela, e Peeta na Capital. Depois de uma missão de resgate em que uma equipe do Distrito 13 traz Peeta de volta, ela descobre que suas memórias foram distorcidas pelo veneno das teleguiadas, um método de tortura de controle da mente conhecido como "telessequestro". Ele odeia e agora quer matar Katniss, acreditando que ela é uma bestante criada pela Capital. Katniss se torna ainda mais determinada a matar Snow depois disso.

Ela, junto com um grupo de atiradores de elite que incluem Gale, Finnick Odair, e mais tarde, Peeta (para desgosto de Katniss) infiltram-se na Capital ao custo de várias de suas próprias vidas em uma tentativa de matar Snow. À medida que se aproximam da mansão presidencial, uma série de bombas são lançadas de um Aerodeslizador, matando as crianças da Capital que estavam refugiadas na frente da mansão. Médicos rebeldes, incluindo Prim, correm para ajudar as crianças, mas à medida que eles chegam, o resto das bombas explodem. Prim é morta na frente de Katniss, enquanto o corpo dela é severamente queimado. Embora ela faça uma recuperação física notável, Katniss perde temporariamente a capacidade de falar, traumatizada pela morte de sua irmã. É possível que Gale estava envolvido na fabricação das bombas que mataram Prim.

Enquanto isso, o Presidente Snow é preso, considerado culpado de seus crimes contra o povo de Panem, e condenado à morte. Por solicitação de Katniss, ela é designada como sua executora. Antes da execução, Snow diz a Katniss que as bombas não eram da Capital, mas sua maneira dos rebeldes de ganhar simpatia para a sua causa, fazendo parecer trabalho de Snow. Embora ela inicialmente se recusa a acreditar nele, Katniss percebe que o método de ataque era idêntico a uma armadilha Gale e Beetee tinham projetado. Eventualmente, Katniss percebe que algum comandante dos rebeldes teria que pedir para ter Prim na linha de frente, apesar de sua idade, e chega a suspeitar que Coin ordenou o ataque às crianças, a fim de enganar os cidadãos de Panem, fazendo-os pensar que o governo havia matado seus filhos, portanto, ganhando a lealdade dos cidadãos da Capital e que Prim estava lá apenas para subjugar e transtornar Katniss.

Além disso, Coin sugere que houvesse uma última edição dos Jogos Vorazes, onde as crianças da Capital seria sorteados. Ela busca a aprovação do vencedores sobreviventes antes de fazer estes Jogos oficias, e Katniss vota sim como um meio de ganhar a confiança de Coin. Durante a suposta execução de Snow, ela atira em Coin ao invés de Snow, devido a ela ser responsável pela morte de Prim. Ela então tenta se matar com a pílula que está em seu uniforme, mas Peeta a impede. Ela é então presa e colocada em confinamento solitário, onde tenta se matar, de fome ou overdose. No entanto, ela é finalmente liberada, alegando que ela não estava mentalmente bem no momento do assassinato e é enviada de volta ao Distrito 12. Katniss, acompanhado por Haymitch, volta para sua casa na Aldeia dos vitoriosos e é colocada sob cuidado.

Entrando em uma depressão profunda, Katniss se recusa a deixar sua casa até Peeta (que até então já recuperou grande parte de sua memória) retorna ao Distrito 12 para plantar prímulas no lado de fora, em homenagem à Prim (primrose, prímula). Katniss começa a recuperar sua saúde mental, e ela e Peeta lidam com seus sentimentos através da criação de um livro composto por informações sobre tributos falecidos, amigos e família (eventualmente Haymitch se junta a eles neste projeto). A mãe de Katniss, que optou por não retornar ao Distrito 12 por causa de todas as memórias dolorosas de seu falecido marido e filha, decide trabalhar no Distrito 4, como médica. Gale tem um bom trabalho no Distrito 2, e é visto regularmente na televisão. A poucas centenas de Distrito 12, sobreviventes voltam para casa.

[editar | editar código-fonte]

No epílogo, Katniss e Peeta são casados ​​e têm dois filhos. Sua filha tem o cabelo escuro e olhos azuis de Peeta e seu segundo filho tem os olhos cinzentos de Katniss e cabelos loiros. Katniss ainda acorda gritando no meio da noite e está preocupada em contar a seus filhos sobre os pesadelos envolvendo os jogos e a rebelião. Ela não encontra prazer na vida, às vezes, porque ela teme que tudo possa ser tirado de uma só vez. Para se acalmar, Katniss faz listas em sua mente de todos os atos de bondade que ela já viu, uma obsessão que ela percebe é simplesmente um "jogo repetitivo" para manter os pensamentos mais escuros afastados,e com a ajuda do amor de Peeta sempre consegue se acalmar.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Katniss descreve à si mesma como tendo "cabelo preto liso, pele cor de oliva e olhos cinzentos", que são características típicas da Costura, a área mais pobre do Distrito 12. Katniss normalmente usa o cabelo em uma longa trança nas costas. Ela é magra e não muito alta, mas é forte para seu tamanho por causa da caça para alimentar a família na floresta fora do Distrito 12. Katniss tem 16 anos de idade durante os 74º e 75º Jogos Vorazes e 17 durante a rebelião. Seu principal símbolo é um broche de tordo.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Katniss é um arqueira altamente qualificada, caçadora e alpinista. Ela usa sua habilidade no arco e flecha para marcar um 11 (de um total de 12) durante a avaliação dos Idealizadores. Ela também é sabedora de plantas comestíveis, medicinais e venenosas do Distrito 12. Além disso, tem uma voz que é tão bela e suave que todos os pássaros se calam para ouvi-la. Ela geralmente é muito esperta e lógica, exceto nos momentos em que suas emoções se afloram. Peeta menciona que ela tem um efeito sobre as pessoas ao seu redor, a imagem que ela projeta, e ele a admira por isso.

Família[editar | editar código-fonte]

Katniss é filha de um trabalhador das minas com a filha do dono do Boticário. Quando o pai de Katniss morreu, a mãe dela entrou em depressão, deixando as filhas quase morrerem de fome. Por causa disso, Katniss a desprezou até antes de ir para os Jogos. Já com a irmã, Primrose, Katniss sempre estabeleceu uma relação de amizade, chegando a se voluntariar no lugar da irmã. Mais tarde tendo casado com Peeta e tendo dois filhos uma menina e um menino.

Filme[editar | editar código-fonte]

Atrizes como Lyndsy Fonseca e Kaya Scodelario manifestaram interesse no filme e receberam os roteiros em outubro de 2010, enquanto a atriz indicada ao Oscar Hailee Steinfeld se reuniu com o diretor Gary Ross. Chloë Grace Moretz, Malese Jow e Jodelle Ferland manifestaram publicamente interesse em interpretar Katniss. A Lionsgate confirmou em março de 2011 que cerca de 30 atrizes encontraram-se com eles ou fizeram testes para o papel, incluindo Jennifer Lawrence, Abigail Breslin, Emma Roberts, Saoirse Ronan, Emily Browning, e Shailene Woodley, bem como Steinfeld, Moretz, Fonseca, e Scodelario. Em 16 de março de 2011, foi anunciado que Jennifer Lawrence de Inverno da Alma conseguiu o cobiçado papel de Katniss Everdeen. Lawrence tinha 20 anos na época, um pouco mais velha do que a personagem. No entanto, a autora Suzanne Collins disse que a atriz que interpreta Katniss tinha que ter "uma certa maturidade e poder" e disse que ela preferia que a atriz fosse mais velha do que jovem. Collins afirma que Lawrence foi a "única que realmente capturou a personagem que eu escrevi no livro" e que ela tinha "toda a qualidade essencial necessária para interpretar Katniss".

Referências

  1. "Who Will Suport?" Scholastic. Visitado em 17 de maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]