Eyes Open (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Eyes Open"
Canção de Taylor Swift
do álbum The Hunger Games: Songs from District 12 and Beyond
Lançamento 27 de março de 2012 (2012-03-27)
Gênero(s) Rock
Duração 4:04
Gravadora(s)
Composição Taylor Swift[1]
Produção
Faixas de The Hunger Games: Songs from District 12 and Beyond
Último
Último
"Rules"
(13)
"Lover Is Childlike"
(15)
Próximo
Próximo

"Eyes Open" é uma canção escrita e gravada pela artista musical estadunidense Taylor Swift, que produziu a faixa com Nathan Chapman.[2] Após lançar o primeiro single da trilha sonora do filme The Hunger Games, "Safe & Sound", em 2011, Swift estreou sua segunda contribuição ao álbum, "Eyes Open", numa apresentação de 2012 da Speak Now World Tour e a música foi enviada às rádios mainstream dos Estados Unidos pelas gravadoras Big Machine e Republic em 27 de março daquele ano, quatro dias após a estreia de The Hunger Games.

Uma obra de rock na qual Swift se inspirou na protagonista do filme, Katniss Everdeen, para escrever as letras alertando a personagem que mantenha seus olhos abertos em tempos difíceis, "Eyes Open" recebeu críticas positivas, as quais compararam-na com "Safe & Sound" e destacaram a primeira e suas letras narrativas. A faixa entrou nas tabelas de vendas de países anglófonos, onde alcançou seu melhor desempenho no número seis da Nova Zelândia e recebeu a certificação de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) nos Estados Unidos. Um vídeo em stop motion acompanhante com as letras de "Eyes Open" foi lançado na plataforma Vevo.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2011, a gravadora Universal Republic anunciou que lançaria a trilha sonora de The Hunger Games, a adaptação cinematográfica do romance de mesmo título de Suzanne Collins, perto da distribuição do filme. T-Bone Burnett ficou encarregado como produtor executivo da coleção de faixas com temas relacionados ao longametragem que incluiriam "liberdade, rebelião, sobrevivência e a família".[3] Dentre os artistas participantes, Taylor Swift teve a faixa "Safe & Sound", que conta com a participação de The Civil Wars, lançada como o primeiro single do álbum em dezembro seguinte.[4] [5]

Em 15 de março de 2012, a segunda faixa de Swift na trilha sonora, "Eyes Open", vazou na Internet[6] e no dia 18, durante sua passagem por Auckland, Nova Zelândia através da Speak Now World Tour, a cantora tocou pela primeira vez a música numa versão acústica, interagindo com a audiência: "Vocês acham que eu correria perigo se eu a tocasse agora? (...) Provavelmente não, certo? Eu não sei, o que vocês acham?".[7] [8] A música foi enviada às rádios mainstream dos Estados Unidos pelas gravadoras Big Machine e Republic no dia 27[9] (quatro após a estreia de The Hunger Games)[10] .

Composição[editar | editar código-fonte]

"Eyes Open" é uma canção de quatro minutos e quatro segundos[11] de rock com influências do gênero de fusão pop punk.[12] [13] Liricamente, foca nos tons mais sombrios do filme ao tratar sobre a perda da inocência e da necessidade de se manter forte em tempos difíceis.[14] Os trechos em que a artista canta "Todos estão esperando que você fracasse / Todos estão assistindo para ver a derrubada / Mesmo quando estiver dormindo, mantenha seus olhos abertos"[nota 1] referem-se à temática principal de The Hunger Games, na qual vinte e quatro tributos lutam entre si até a morte em um reality show transmitido em toda a região fictícia de Panem.[14]

A cantora escreve sob a perspectiva de Katniss Everdeen, protagonista da trama, e canta sobre ficar em alerta com os olhos abertos para não ser pega desprevenida durante o sono.[15] Durante uma entrevista à revista Entertainment Weekly, Swift comentou: "Eu escrevi sobre a relação de Katniss com o Capitol. Ela serve basicamente como um aviso para não se confiar em ninguém — em muitos aspectos, que é o contrário (do que ocorre nas letras) de 'Safe & Sound'."[16] Durante outra declaração, desta vez para o portal Yahoo!, ela comentou: "(Katniss) sabe que não pode confiar em ninguém no governo e é por isso que eu queria que esta música expressasse uma sonoridade mais frenética como a sensação de ser caçado ou perseguido."[17]

Críticas[editar | editar código-fonte]

A canção recebeu críticas através de outras avaliações da trilha sonora por inteira. Escrevendo ao USA Today, Brian Mansfield notou a diferença da faixa com "Safe & Sound"; a primeira é, de acordo com Tris McCall, do The Star-Ledger, "ardente",[18] enquanto a segunda é uma balada "memorável e consoladora" para Mansfiel;[13] essa diferença gerou comparações entre as duas músicas. Jason Lipshutz, da Billboard, elogiou "Eyes Open" ao comentar que esta é a mais potente contribuição de Swift ao material e suas letras são um "conto inteligente sobre as armadilhas da fama".[19] Cristina Jaleru, do The Huffington Post, concordou que "Eyes Open" seja mais impressionante do que "Safe & Sound".[20] Chris Willman, do Yahoo!, relatou que embora esta faixa seja barulhenta e comercial, é mais "desconfiada" em relação à "balada de floresta reconfortante".[12]

Além da mídia especializada em música, Swift recebeu elogios de Collins por ter contribuído à trilha sonora e uma cópia autografada do livro The Hunger Games com as seguintes palavras: "Para Taylor, com muita gratidão pelas suas belas canções. Que comecem os Jogos! Com amor, Suzanne Collins."[nota 2] [22]

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Na semana de 28 de março de 2012, "Eyes Open" foi a melhor estreia da Billboard Hot 100 ao atingir o número dezenove com 176 mil cópias digitais vendidas, as quais garantiram seu quarto posto na Hot Digital Songs.[23] [24] Em outras tabelas da Billboard, a música alcançou os 11.°, 20.°, 21.° e 50.° lugares das Pop Songs, Adult Pop Songs, Adult Contemporary e Hot Country Songs, respectivamente —[25] [26] na primeira semana na segunda classificação, ficou na vigésima quarta posição e se tornou o melhor desempenho na lista desde outubro de 2008 com "You Found Me", dos The Fray, que debutou no número dezenove.[27] De acordo com Paul Grein, do Yahoo!, "Eyes Open" é a décima sexta música de Swift a ultrapassar um milhão de vendas nos Estados Unidos, a qual foi certificada como disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em dezembro de 2012.[28] [29] A partir de setembro de 2013, a música já havia vendido 1.628.000 cópias em território estadunidense.[30]

Vídeo com letras[editar | editar código-fonte]

Um vídeo contendo as letras de "Eyes Open" foi lançado na plataforma Vevo em maio de 2012. Gravado em stop motion, o vídeo mostra as palavras escritas à mão em animações que incluem bolas de papel saindo de lixeiras, adesivos de lembretes voando por uma mesa de trabalho e marcadores aparecendo em sequência para formar as letras.[35] [36]

Notas

  1. No original: "Everybody's waiting for you to break down / Everybody's watching to see the fallout / Even when you're sleeping, sleeping, keep your eyes open"
  2. No original: "For Taylor, with much thanks for your beautiful songs. Let the games begin! Love, Suzanne Collins."[21]

Referências

  1. "Eyes Open" (Legal Title): BMI Work #13862373 (em inglês) Broadcast Music Incorporated. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  2. (2012) Créditos do álbum The Hunger Games: Songs from District 12 and Beyond por Vários artistas, pg. 2 à esquerda no centro dos créditos [CD]. Brasil: Universal Republic Records (2790727).
  3. Gallo, Phil (3 de agosto de 2011). Universal Republic to Release T Bone Burnett's 'Hunger Games' Soundtrack (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  4. Carvalho, Rita (27 de dezembro de 2011). Taylor Swift e Arcade Fire presentes em "The Hunger Games" MSN Entretenimento. Microsoft. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  5. Murray, Michael (23 de dezembro de 2011). LISTEN: Taylor Swift Releases ‘Safe & Sound’ from ‘The Hunger Games’ Soundtrack (AUDIO) (em inglês) On Air with Ryan Seacrest. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  6. Lipshutz, Jason (15 de março de 2012). Taylor Swift Keeps 'Eyes Open' on New 'Hunger Games' Tune (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2013.
  7. Taylor Swift canta pela 1ª vez 'Eyes Open' em show Caras. Editora Abril (19 de março de 2012). Cópia arquivada em 5 de agosto de 2013.
  8. Alexander, X. (19 de março de 2012). Taylor Swift Performs ‘Hunger Games’ Track “Eyes Open” For The First Time (em inglês) Idolator. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2013.
  9. Top 40/Mainstream: Future Releases (em inglês) All Access. Cópia arquivada em 21 de março de 2012.
  10. The Hunger Games (2012) (em inglês) Box Office Mojo. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  11. Music: Taylor Swift, The Hunger Games (Songs from District 12 and Beyond) (em inglês) taylorswift.com. Big Machine Records. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  12. a b Willman, Chris (12 de março de 2012). ‘Hunger Games’ Album Aims to Reinvent the Soundtrack Game (em inglês) Yahoo!. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  13. a b Mansfield, Brian (23 de março de 2012). 'Hunger Games' music: The past is the future (em inglês) USA Today.. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  14. a b Kellogg, Jane (18 de março de 2012). Taylor Swift Debuts 'Eyes Open' From 'Hunger Games' Soundtrack (Video) Hollywood Reporter. Página visitada em 4 de maio de 2013.
  15. Eyes Open by Taylor Swift (em inglês) Rolling Stone. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  16. Taylor Swift’s ‘Eyes Open’ Addresses Darker Themes of ‘The Hunger Games’ (em inglês) Country Music Is Love (19 de março de 2012). Página visitada em 4 de maio de 2013.
  17. Willman, Chris (12 de março de 2012). Taylor Swift Talks About Her Hunger to Contribute to ‘The Hunger Games’—Exclusive! (em inglês) Yahoo!. Página visitada em 4 de maio de 2013.
  18. McCall, Tris (23 de março de 2012). 'Hunger Games' soundtrack is great in its own right (em inglês) The Star-Ledger pelo New Jersey On-Line. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  19. Lipshutz, Jason (20 de março de 2012). The Hunger Games' Soundtrack: Track-By-Track Review (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  20. Jaleru, Cristina (19 de março de 2012). 'The Hunger Games' Soundtrack: Songs Deliver Soulful Despair (em inglês) The Huffington Post.. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  21. Dresdale, Andrea (29 de março de 2012). Taylor Swift Gets Autographed Copy of "The Hunger Games" from Author Suzanne Collins ABC News Radio. Cópia arquivada em 5 de agosto de 2013.
  22. Taylor Swift ganha edição autografada de "Jogos Vorazes" iGirl (29 de março de 2012). Cópia arquivada em 5 de agosto de 2013.
  23. Trust, Gary (28 de março de 2012). Fun. Notch Fourth Week Atop Hot 100 (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2013.
  24. Caulfield, Keith (28 de março de 2012). 'Hunger Games' Soundtrack Debuts at No. 1 on Billboard 200 (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2013.
  25. a b c d e f Taylor Swift: Awards ("Billboard Singles") (em inglês) Allmusic. Rovi Corporation. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  26. Taylor Swift: Adult Pop Songs (em inglês) Billboard. Prometheus Global Media. Página visitada em 9 de agosto de 2013.
  27. Trust, Gary (2 de abril de 2012). Justin Bieber, Taylor Swift, Jennifer Lopez Storm Pop Songs Billboard. Prometheus Global Media. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2013.
  28. Grein, Paul (18 de julho de 2012). Week Ending July 15, 2012. Songs: Blow Me (One More Hit) (em inglês) Yahoo!. Cópia arquivada em 9 de agosto de 2013.
  29. a b Certificações (Estados Unidos) (single) – Taylor Swift – Eyes Open (em inglês) Recording Industry Association of America. Página visitada em 4 de agosto de 2013. Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  30. Grein, Paul (11 de setembro de 2013). Week Ending Sept. 8, 2013. Songs: Race & The R&B Chart (em inglês) Yahoo!. Cópia arquivada em 13 de outubro de 2013.
  31. Single Top 50 (01/04/2012) (em inglês) australian-charts.com. Hung Medien. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  32. Single Top 50 (26/03/2012) (em inglês) charts.org.nz. Hung Medien. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  33. Artists: "Taylor Swift" (Singles) (em inglês) Official Charts Company. Página visitada em 4 de agosto de 2013.
  34. The Official New Zealand Music Chart (11 June 2012): Singles (em inglês) Recording Industry Association of New Zealand. Cópia arquivada em 4 de agosto de 2013.
  35. Bain, Becky (17 de maio de 2012). Taylor Swift Releases “Eyes Open” Lyric Video (em inglês) Idolator. Cópia arquivada em 23 de novembro de 2013.
  36. See Taylor Swift’s Cute Lyric Video For ‘Eyes Open’ (em inglês) Stop the Presses!. Yahoo! Music (18 de maio de 2012). Cópia arquivada em 23 de novembro de 2013.