Grammy Latino para Melhor Álbum Vocal Pop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grammy Latino de Melhor Álbum Vocal Pop
Descrição Prêmio atribuído para álbuns vocais de Pop que contenham pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado.
País  Estados Unidos
Primeira cerimónia 2000
Detentor atual Mis Manos (Camilo)
Página oficial

O Grammy Latino para Melhor Álbum Vocal Pop é uma das categorias apresentadas no Grammy Latino, um prêmio estabelecido em 2000 e entregue pela Academia Latina da Gravação para as melhores produções da indústria fonográfica latino-americana de determinado ano. As várias categorias são apresentadas anualmente pela National Academy of Recording Arts and Sciences dos Estados Unidos.[1] De acordo com as definições das categorias regulamentadas pela Academia Latina da Gravação, a categoria era dedicada a premiar "álbuns que contenham 51% ou mais de seu tempo total de gravações novas (material que não havia sido lançado anteriormente) e dentro no gênero estilístico Pop".[2]

A categoria teve uma única edição em 2000 e esteve suspensa até 2020, quando foi revivida. As obras indicadas ao prêmio em seu ano inaugural foram Toma Ketama! (da banda espanhola Ketama), Amarte es un placer (do cantor mexicano Luis Miguel), MTV Unplugged (da banda mexicana Maná), Vengo naciendo (do artista cubano Pablo Milanés), e MTV Unplugged (da cantora e compositora colombiana Shakira).[3] Luis Miguel foi vencedor da categoria além de também receber os prêmios de Melhor Álbum Vocal Pop Masculino e Álbum do Ano na mesma edição.[4][5] Nas edições seguintes, a categoria foi vencida por Ricky Martin e Camilo em 2020 e 2021, respectivamente.

Em 2020, o prêmio de Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo foi encerrado e o prêmio de Melhor Álbum Vocal Pop foi restabelecido.

Vencedores[editar | editar código-fonte]

Luis Miguel, o primeiro vencedor desta categoria em 2000.
Ricky Martin venceu o prêmio em 2020.
Ano[nota 1] Vencedores Obra Indicados Ref.
2000 Luis Miguel Amarte es un placer [3]
2020 Ricky Martin Pausa [6]
2021 Camilo Mis Manos [7]
2022 Sebastián Yatra Dharma [8]
2023 Julieta Venegas Tu Historia

Notas

  1. Cada ano apresentado corresponde ao ano em que o artista recebeu o prêmio, não necessariamente o ano seguinte em que ele foi lançado.

Referências