Haemophilus influenzae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaHaemophilus influenzae
Haemophilus influenzae 01.jpg

Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gamma Proteobacteria
Ordem: Pasteurellales
Família: Pasteurellaceae
Género: Haemophilus
Espécie: H. influenzae
Nome binomial
Haemophilus influenzae
( Lehmann & Neumann , 1896)
A Haemophilus influenzae, inicialmente designada de bacilo de Pfeiffer, é uma bactéria que provoca meningites e septicémias, ambas geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade); infecções no ouvido médio e na garganta; celulite; e, mais raramente, outras doenças, como pneumonia. É Cocobacilo Gram-negativo. A utilização de vacinas diminuiu drasticamente o número de pessoas infectadas. Os tipos de H. influenzae vão de A a F, predominando o tipo B, o mais virulento deste grupo.
Este procarionte simples foi o primeiro organismo a ter seu genoma completamente sequenciado, com aproximadamente 1.740 genes.
O Haemophilus influenzae''' é ainda a principal causa da meningite precedida de otite em crianças de 3 meses a 2 anos. Utiliza-se amostra do liquido cefalorraquidiano(líquor), retirada por punção lombar, o diagnóstico é feito por esfregaços corados pelo Gram e pela cultura enriquecida com Fator-X ou Ágar chocolate, precedida de identificação sorológica do tipo capsular. A coloração de Ziehl - Neelsen também é indicada, pois, nas preparações de Gram, os fragmentos de muitas amostras clínicas adquirem coloração vermelha, o que mascara os organismos em vermelho-alaranjados. Pode-se proceder em conjunto o teste de Quellung, onde se coloca uma gota de antissoro equivalente ao microrganismo, uma gota do sedimento obtido pela centrifugação e uma gota de solução aquosa de azul de metileno. Cobrir com lamínula e em 10 minutos observar o intumescimento da cápsula (mudança no índice de refração), comparando com um controle negativo.
Pode-se também detectar antígenos no líquor com látex (aglutinação macroscópica).
Este cocobacilo também é encontrado em alguns casos de Bronquite aguda, Bacteremia, Artrite Séptica, Pneumonia e Otite Média Aguda.
• Bronquite Aguda – A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou ser crônica - dura por muito tempo e tem alta recorrência.
• Bacteremia – Proliferação hematogênica de bactérias.
• Artrite Séptica – O termo artrite séptica refere-se à infecção bacteriana de uma articulação. Alguns autores ampliam o uso do termo para incluir micobactérias e fungos na definição. Representa a forma mais rapidamente destrutiva de doença articular ou óssea.
• Pneumonia – O termo pneumonia inclui qualquer condição inflamatória pulmonar em que alguns ou todos os alvéolos são preenchidos com líquido e hemácias.
• Otite Média Aguda – Obstrução do ouvido médio(do tímpano a porção externa da cóclea).
Além das doenças citadas, as complicações causadas por esse microrganismo podem se associar a epiglotites graves.
• Epiglotite – Infecção bacteriana de evolução rápida dos tecidos supraglótidos que provoca a obstrução, por vezes fatal, das vias respiratórias.
O tratamento de um individuo infectado por Haemophilus influenzae é feito com a administração de Tetraciclinas, sua ação se dá pela ligação do fármaco com a subunidade 30S do ribossoma bacteriano, bloqueando o acesso do aminoacil-RNAt ao complexo ribossoma RNAm, para, assim, inibir a síntese de proteína pelo microrganismo.
Além da antibióticoterapia, existe a vacina conjugada contra o Haemophilus influenzae tipo b está disponível desde 1993 e tem eficácia de 95% a 100% após o esquema vacinal completo.
Quem deve tomar a Vacina?
É recomendada a sua administração em bebês e crianças a partir dos dois meses de vida. O esquema vacinal inicial é de 3 doses com intervalos de 2 meses, havendo reforços com 1 ano e 5 meses e um reforço em pré-escolares. A duração da imunidade é por toda a vida.
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

1 2 3
Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página