Hannibal Lecter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hannibal Lecter
Hannibal Lecter
O ator Anthony Hopkins, que interpretou Hannibal e levou o personagem à fama
Pseudônimo(s) Lloyd Wyman; Dr. Fell; Mr. Closter; Miss Hester Mofet
Nascimento
Lituânia
Nacionalidade Lituano por nascimento, francês por naturalização
Ocupação Psiquiatra; ex-cirurgião

Dr. Hannibal Lecter é um célebre personagem de ficção elaborado pelo escritor Thomas Harris, que surgiu pela primeira vez no livro Dragão Vermelho (1981). As aventuras de Hannibal continuaram, no entanto, em sua quadrilogia de filmes: O Silêncio dos Inocentes (1991), Hannibal (2001), Dragão Vermelho (2002) e Hannibal - A Origem do Mal (2007).

Em Dezembro de 2006, sete anos após a publicação de Hannibal, Thomas Harris publica a que é, por agora, o seu último livro: Hannibal Rising (que foi traduzida para português por Hannibal - A Origem do Mal). Nesta obra o autor narra a infância e a juventude deste ilustre assassino, entre os seus 6 e 20 anos de idade.

Todavia, este assassino novelesco adquire o seu verdadeiro êxito mundial ao ver a sua história adaptada ao cinema, por Jonathan Demme, em O Silêncio dos Inocentes, numa excelente interpretação de Anthony Hopkins (vencedor do Oscar de melhor ator principal pela sua atuação). A interpretação de Hopkins fez com que o personagem que interpretou, Hannibal Lecter, se tornasse no maior vilão da história do cinema, segundo o Instituto Americano do Cinema. [1]

Os outros livros foram, entretanto, também adaptadas ao cinema, sendo o filme mais recente Hannibal Rising, o qual foi realizado por Peter Webber, tendo estreado a 16 de Março de 2007, sendo que o canibal, logicamente, não foi interpretado por Anthony Hopkins, por uma questão de idade, mas, pelo jovem francês Gaspard Ulliel.


História

Nascido na Lituânia, o seu pai era um conde lituano e a sua mãe pertencia à alta burguesia italiana. Presumivelmente é descendente dos Sforza e dos Visconti: os Sforza eram uma família de governantes temida pelos seus actos cruéis e os Visconti eram uma importante família, da região de Milão, que possuía a alcunha de "Dragão Antropófago", o que indica que as tendências canibalescas de Hannibal Lecter são uma herança de família.

Aos seis anos de idade, Lecter passou por vários acontecimentos traumáticos de grande intensidade. Por essa época, a Lituânia sofria a devastação da Segunda Guerra Mundial, devido aos ataques alemães sobre a Rússia.

A família Lecter foi vítima das incursões alemãs pela Lituânia, tendo apenas sobrevivido Hannibal e Mischa (sua irmã) do confronto entre as tropas nazistas e o Exército Vermelho. Segundo a novela de Thomas Harris, os irmãos tornaram-se cativos dos hiwis (lituanos traidores que ajudavam os nazistas) após este episódio. Os hiwis, que se faziam passar por equipes da Cruz Vermelha, instalaram-se na casa de campo da família Lecter para se abrigar de um rigoroso inverno e acabaram matando Mischa e a devoraram, traumatizando Hannibal.

Entre 1970 e 1975, Hannibal Lecter adquire o título de Doutor em Psiquiatria no estado de Maryland, EUA.

Em 1975, o Dr. Lecter trabalha como especialista em psiquiatria nos tribunais de Maryland e Virgínia. A primeira vítima de Lecter é Mason Verger, personagem de tendências homossexuais, membro da sua lista de pacientes influentes, que adquire certa amizade com Dr. Lecter. Hannibal, a determinada altura, entorpece Verger e após pancada na nuca que o deixa tetraplégico, dá apenas a cabeça a cães mantidos em clausura e privados de alimento. Assim fica com a face totalmente deformada após ser devorada. No entanto, Mason Verger sobrevive, tetraplégico e deformado facialmente. Esta personagem é uma das duas vítimas que sobrevivem aos ataques de Lecter.

No papel de ajudante do FBI na elaboração de perfis psicológicos criminais, Lecter trava uma relação de amizade com o agente especial Will Graham, o qual posteriormente se converterá numa das suas vítimas e a segunda (e última) a sobreviver aos seus ataques. Este fato põe a verdade ao descoberto e, em seguida, Lecter é capturado para ser sentenciado em julgamento, no qual é apresentada uma lista de nove vítimas comprovadas até esse momento. Hannibal é condenado a nove prisões perpétuas no Hospital Forense da Cidade Independente de Baltimore.

Filmes

Os filmes estão apresentados seguindo a cronologia da história e não a cronologia de lançamento.

Hannibal - A Origem do Mal (2007)

Ver artigo principal: Hannibal Rising

Filme de 2007 ("Hannibal Rising") que dá continuidade a série do canibal Hannibal. Apesar de ser o quarto da série, este filme é cronologicamente o primeiro, pois conta a origem do assassino desde a infância até a sua juventude, quando então a personalidade canibalista e assassina do Dr. Lecter já havia sido forjada. É mostrada a infância do personagem quando viveu com a irmã na Lituânia, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Em um episódio traumático, Hannibal, que já havia perdido os pais na guerra, assiste sua pequena irmã Mischa ser assassinada e devorada por soldados cruéis e alucinados pela falta de comida. Quando cresce, Hannibal retorna às ruínas do lugar e encontra os nomes dos soldados, dando início a sua selvagem vingança.

Dragão - Vermelho (2002)

Ver artigo principal: Dragão Vermelho

Durante o período de reclusão de Lecter, Will Graham consulta-o para que este desenvolva o perfil psicológico de um assassino, alcunhado pelo jornal sensacionalista National Tattler como "A Fada dos Dentes". Esse assassino, cujo nome real descobririam ser Francis Dolarhyde, chamava a si próprio "Dragão Vermelho", baseando-se na ilustração "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol" de William Blake, visionário e pintor inglês.

Dolarhyde matava famílias inteiras das formas mais sórdidas e, com a participação de Lecter na investigação, estes acabam por entrar em contacto (através de carta). É então que o ex-psiquiatra instiga "Dragão Vermelho" a perseguir o agente especial Will Graham e a sua família, por forma a se vingar do homem que o colocou na prisão.

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Ver artigo principal: O Silêncio dos Inocentes

Em O Silêncio dos Inocentes, Dr. Lecter é consultado por Clarice Starling,(que foi interpretada por Jodie Foster e Julianne Moore) uma estagiária da FBI. É-lhe, então, solicitado o perfil psicológico e o reconhecimento do assassino em série "Buffalo Bill", personagem que mata brutalmente suas vítimas e utiliza sua pele para confeccionar tecidos. Lecter consegue escapar de sua nova prisão de uma forma espetacular, matando dois guardas e removendo o rosto de um deles e colocando sobre o si próprio, o esquadrão de apoio presume que Lecter é seu colega ferido e o envia ao hospital. No caminho, Lecter mata os paramédicos e desaparece.

Hannibal (2001)

Ver artigo principal: Hannibal

Após 10 anos, de O Silêncio dos Inocentes, Lecter é procurado pelo FBI como um dos 10 maiores criminosos, porém, sem sucesso. É neste conto que o autor envolve a todos em uma trama a fim de desenrolar a aventura final da personagem Lecter.

Uma vítima de Lecter, Manson Verger, uma das duas únicas vítimas a sobreviver a um ataque seu, deseja encontrá-lo para puni-lo, pelos danos causados ao seu fisico e ao psicológico. No entanto a Agente Especial Clarice Starling recebe uma carta de Hannibal, onde o missivista expõe-a em situações de humilhação e força, e dando pequenas pistas de seu paradeiro. Mas então Lecter é capturado por capangas de Verger colocando Starling em dúvida quanto aos seus sentimentos.

Caçador de Assassinos (1986)

Ver artigo principal: Manhunter

Fora do cânone da série iniciada com O Silêncio dos Inocentes, Hannibal Lecter fora introduzido no cinema pela primeira vez interpretado por Brian Cox no filme de Michael Mann, Manhunter, que adaptou o livro Dragão Vermelho. Neste, batizado como Hannibal Lecktor. O filme recebeu críticas bastante divididas, apesar de ser considerado um dos mais importantes filmes policiais dos anos 80, em particular, importante na carreira de Michael Mann, que até então era reconhecido apenas por seus trabalhos para a série televisiva.