Harry Wayne Casey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry Wayne "K.C." Casey
KC & The Sunshine Band6.jpg
Harry com a KC & The Sunshine Band em 2006
Informação geral
Nome completo Harry Wayne Casey
Também conhecido(a) como K.C.
Nascimento 31 de Janeiro de 1951 (63 anos)
Opa-locka, Flórida
 Estados Unidos
Gênero(s) Disco
Pop
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1974 - hoje
Outras ocupações produtor musical
Afiliação(ões) KC and the Sunshine Band
Página oficial www.kcsbonline.com

Harry Wayne "K.C." Casey (Opa-locka, 31 de janeiro de 1951) é um músico estadunidense, cantor de música popular (disco, pop, soul) e produtor. Ele é mais conhecido por ser o vocalista do grupo KC and the Sunshine Band e como produtor de vários hits de outros artistas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em OPA-Locka, Florida, sendo a mãe irlandesa e pai italiano, Casey se interessou pela música desde sua infância. Quando adolescente ele participou e cantou com várias bandas locais e tocando piano na Igreja Pentecostal, sua família sempre assistiam-no. Ele estudou música em Miami-Dade Community College e trabalhou um tempo na Loja de LP's, ele percebeu que muitas vezes os clientes não lembravam dos títulos dos registros que queriam, e na loja perderia a venda - esta é a razão pela qual muitos de suas canções repetir os seus títulos.

Enquanto trabalhava na loja de LP's, muitas vezes Casey entregava fitas para os coordenadores de TK Records em Hialeah, e gastou muito tempo visitando o estúdio que eventualmente ele foi contratado para trabalhar no armazém. Kc e o baixista Richard Finch, juntamente com outros músicos formaram KC and the Sunshine Band em 1973. Casey tocando seu piano elétrico e apostou no grupo. Casey e Finch (os únicos membros brancos do grupo) também formaram uma parceria na composição e produção, e em 1974 teve seu primeiro hit como compositor com George McCrae, "Rock Your Baby" Casey e Finch também escreveu e produziu músicas de Betty Wright e Jimmy Bo Horne.

Carreira musical[editar | editar código-fonte]

O re-nomeado KC and the Sunshine Band teve algum sucesso no Reino Unido em 1974 com a "Queen of Clubs", então rompeu grande sucesso nos Estados Unidos em 1975 com "Get Down Tonight" e "That's the Way (I Like It)". Casey e Richard Finch juntos produziram "(Shake, Shake, Shake) Shake Your Booty", "I'm Your Boogie Man", "Keep It Comin' Love" e "Please Don't Go". "Boogie Shoes" apareceu na trilha sonora do álbum para Saturday Night Fever. Ele também aderiu Teri Desario pelo seu hit "Sim, eu estou pronto", em 1979.

Casey e a Sunshine Band, no início dos anos 1980 e gravou vários álbuns solo orientados para o pop. Em janeiro de 1982, ele sobreviveu em um grave acidente automobilístico - ele estava dirigindo quando o carro foi atingido frontalmente. Ele foi deixado parcialmente paralisado por um período de seis meses, e teve de voltar a caminhar, dançar, e tocar seu piano, mas até o final do ano ele estava de volta a gravação em estúdio. "Give It Up", foi lançado como um hit solo, com o nome de Number One no Reino Unido, e foi um hit Top 20 nos EUA, em 1984. Mas o gosto musical tinha mudado e Casey se aposentou (temporariamente) a partir de 1985.

Em meados da década de 1990, devido ao interesse na música e a moda dos anos 70, Casey reformulou a Sunshine Band. Ele faz 200 shows por ano nos Estados Unidos, Canadá, e nas Caraíbas, e tem grande sucesso também na Inglaterra, Itália, Austrália, Brasil e Chile. Ele também continua a produzir outros artistas e está trabalhando activamente na caridade, na sua nativa Miami.

Casey continua sendo um marco dos anos 70. Suas famosas canções com letras grudentas, cativantes, brilhantes com um toque de percussão cubana ainda chama multidões e continua a ser popular em filmes, comerciais de TV, e em eventos esportivos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Do It Good (1974)
  • KC and the Sunshine Band (1975)
  • The Sound of Sunshine (1975)
  • Part 3 (1976)
  • Who Do Ya Love (1978)
  • Do You Wanna Go Party (1979)
  • Space Cadet (1981)
  • The Painter (1981)
  • All in a Night's Work (1982)
  • KC Ten (1983)
  • Oh Yeah! (1993)
  • I'll Be There For You (2001)
  • Yummy (2007)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]