Hayley Westenra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outros resultados, veja Hayley.
Hayley Westenra
Hayley Westenra
Informação geral
Nome completo Hayley Dee Westenra
Nascimento 10 de abril de 1987 (37 anos)
Origem Christchurch
País Nova Zelândia
Nacionalidade neozelandesa
Gênero(s) Clássico, Pop e Celta
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade desde 2000
Gravadora(s) Universal/DECCA Music
Afiliação(ões) Celtic Woman
Página oficial Site oficial

Hayley Dee Westenra (Christchurch, 10 de abril de 1987) é uma soprano da Nova Zelândia de ascendência irlandesa. Seu primeiro álbum denominado Pure alcançou o primeiro lugar nas paradas musicais, categoria clássico, no Reino Unido em 2003 e vendeu mais de 2 milhões de cópias.

Ela canta música celta, contemporânea e erudita e já participou de grandes duetos, inclusive com Andrea Bocelli e com José Carreras.

Em agosto de 2006, Hayley integrou o grupo irlandês Celtic Woman para a gravação do álbum Celtic Woman: A New Journey e também participou da turnê 2007 de Celtic Woman nos Estados Unidos alternando datas de shows com Méav. A turnê teve a duração de 4 meses e terminou em 29 de junho de 2007.

Hayley é a segunda mais jovem embaixadora da UNICEF e contribui com vários projetos sociais no mundo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hayley nasceu em Christchurch, Nova Zelândia e tem ascendência holandesa e irlandesa. Seus pais, Jill e Gerald Westenra tem mais dois filhos, Isaac e Sophia Westenra. Sua família é conhecida por ter talento musical. A avó de Hayley, Shirley Ireland era cantora e seu avô era um pianista.

Ela começou a cantar quando tinha apenas seis anos de idade quando ela foi escolhida para o papel principal do musical de natal em sua escola. Após o show, uma professora que havia ouvido Hayley cantar, foi falar com seus pais e disse que sua filha tinha um "tom perfeito". a professora encorajou Hayley a aprender a cantar e a tocar um instrumento. hayley aprendeu a ler música e a tocar violino, piano, violão e flauta. Ela começou depois a ter aulas de canto e descobriu sua paixão pelo teatro musical. Aos 11 anos, ela já havia cantado em palcos mais de 40 vezes.

Sucesso internacional[editar | editar código-fonte]

Os discos de Hayley foram um sucesso na Nova Zelândia, mas ela não era muito conhecida internacionalmente até assinar um contrato com a gravadora Decca Records e gravar o álbum Pure, um disco de músicas clássicas, pop e também em Maori. A presidente da gravadora Decca na Inglaterra também se impressionou com sua voz, dizendo que ela foi "cativada pela beleza e expressão de sua voz". Pure foi um sucesso: tornou-se o álbum clássico mais vendido na estréia da história do Reino Unido com 19,068 cópias vendidas somente na primeira semana de vendas e rapidamente alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas e alcançou o 8º lugar na UK Pop Chart. Mais de 2 milhoẽs de cópias foram vendidas até hoje. Na Nova Zelândia, Pure recebeu 12 discos de platina, tornando-a a artista que mais vendeu álbuns na história do país, independente do gênero.

O sucesso de Pure fez a gravadora Decca a levar Hayley a sério. Um pouco de sua imagem hoje pode ser atribuida a forma como a Decca a promoveu. Apesar de o público de música clássica ser formado, principalmente, por mulheres adultas, Decca também a promoveu entre crianças e adolescentes. Em 24 de agosto de 2003, Hayley cantou com o tenor José Carreras e com Bryn Terfel para 10,000 pessoas no festival de Faenol no País de Gales.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.