Hiiumaa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região de Hiiu
Hiiumaa
Brasão do condado de Região de HiiuHiiumaa Bandeira do condado de Região de HiiuHiiumaa
Brasão Bandeira
Dados
Capital Kärdla
Área 1.023 km² (15º)
População (est. Jan. 2007)
 - Densidade
10.168 hab. (15º)
10,1 hab./km² (15º)
Municípios 1 urbano
4 rurais
Governador (desde 2004) Hannes Maasel
Website www.hiiumaa.ee
Endereço Leigri Väljak 5
92401 Kärdla
ISO 3166-2 EE-39
Mapa
Localização de Região de HiiuHiiumaa

Hiiumaa é a segunda maior ilha da Estónia e do Arquipélago Moonsund, com 989 km². Fica no mar Báltico a norte de Saaremaa e forma a região de Hiiu (em estónio: Hiiu maakond ou Hiiumaa) e é uma das 15 regiões ou maakond da Estónia.

A maior cidade é Kärdla. Em finlandês é chamada Hiidenmaa, que significa literalmente "a terra do diabo".

Geografia[editar | editar código-fonte]

Cerca de 60% do território está coberto por bosques; de facto, a ilha é a área mais arborizada do país. Há pinheiros, abetos e zimbros-rasteiros, e no interior da ilha há pântanos.

A ilha é plana, e a altitude máxima é de 68 m. Na parte ocidental há alguns lagos, sendo o maior o Tihu Suurjärv, com una superfície de 85 ha.

História[editar | editar código-fonte]

Mapa do arquipélago estónio

As provas arqueológicas sobre os primeiros assentamentos humanos em Hiiumaa remontam ao século IV a.C.. O primeiro documento onde se fala da ilha de Dageida foi realizado por cronistas em 1228, na época em que Hiiumaa, tal como o resto da Estónia, tinha sido conquistada por cruzados germânicos. Em 1254, Hiiumaa foi dividida entre o Bispado de Ösel-Wiek e a divisão livónia da Ordem Teutónica (que, em parte, actuava também em nome da Liga Hanseática). A ilha foi tomada pela Suécia entre 1563 e 1710. Grande parte dos falantes de sueco na ilha emigraram ou foram "estonianizados" durante o domínio do Império Russo, que se estendeu de 1710 até à Primeira Guerra Mundial, quando forças alemãs ocuparam a ilha.

Depois da guerra, passou a ser parte da Estónia independente. Foi anexada pelos soviéticos em 1940, pelos alemães em 1941 e de novo pelos soviéticos em 1944, passando a ser então parte da RSS da Estónia até ao colapso da União Soviética em 1991. Desde então, a ilha faz parte da Estónia independente.

Municípios[editar | editar código-fonte]

O condado está subdividido em cinco municípios: um município urbano (Estoniano: linn - cidade) e quatro municípios rurais (Estoniano: vallad - comunas).

Municípios em Hiiumaa

Município urbano:

Municípios rurais:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Estónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.