Võrumaa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região de Võru
Võrumaa
Brasão do condado de Região de VõruVõrumaa Bandeira do condado de Região de VõruVõrumaa
Brasão Bandeira
Dados
Capital Võru
Área 2.305 km² (12º)
População (est. Jan. 2007)
 - Densidade
38.271[1] hab. ()
16,9 hab./km² ()
Municípios 1 urbano
12 rurais
Governador (desde 2005) Ülo Tulik
Website www.vorumaa.ee


Mapa
Localização de Região de VõruVõrumaa

Võrumaa (em estoniano Võru maakond ou Võrumaa), é uma das quinze regiões (maakond) da Estónia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Suur Munamägi, o ponto mais alto da Estônia.

A região de Võru está localizada no sudeste da República da Estônia e faz divisa com as regiões de Valga e Põlva, além de ser parte sudeste da divisa internacional da Estônia com a Letônia e a Rússia. 2,9% do total da população da Estônia vive na região de Võru.

De todos os lagos registrados no país, 191 deles estão localizados na região (esse número só é ultrapassado pela vizinha região de Valga). O lago Rõuge Suurjärv (o maior lago do município rural de Rõuge) é o lago mais profundo da Estônia (38 metros). A região de Võru é a bacia hidrográfica para os rios que seguem em direção aos lagos Peipus e Pihkva, ao Golfo de Riga e ao lago Võrtsjärv. Desses rios, o Piusa é o que apresenta a maior declividade da Estônia (208 metros). O mais longo rio estoniano, o Võhandu (162 km), também passa pela região de Võru.

A região de Võru está toda localizada no planalto de Haanja. Há 19 montanhas com alturas acima de 280 metros, incluindo o ponto mais alto da Estônia e de toda a região Báltica, o Suur Munamägi, apesar de apenas ter uma altura de 318 metros acima do nível médio do mar.

Política[editar | editar código-fonte]

Atualmente existem treze governos locais (municípios) na região. Todos os governos locais cooperaram na Associação de Autoridades Locais da Região de Võru.

De acordo com a lei de 13 de dezembro de 1995, o governo (em estoniano: maavalitsus) de cada região é exercido por um governador de região (em estoniano: maavanem), que representa o governo nacional à nível regional. Segundo essa lei, um governador de região é indicado para o cargo por um período de cinco anos pelo Governo da República, por proposição do Primeiro-ministro e com o consentimento das Autoridades Locais.

Governador[editar | editar código-fonte]

O governador representa os interesses do Estado na região e deve cuidar para que haja um desenvolvimento amplo e equilibrado de todos os municípios. Entre outras obrigações, ele coordena a cooperação entre os cargos regionais e os ministérios e outras administrações e autoridades locais. Além disso, ele é responsável pela distribuição e aplicação dos recursos recebidos do Estado, aprova os planos a serem adotados e fiscaliza a sua execução.

Ele supervisiona os trabalhos dos governos locais, representa os municípios rurais nos tribunais.

Desde 2005, Ülo Tulik é o governador da região de Võru.

Municípios[editar | editar código-fonte]

A região está subdividido em treze municípios: um município urbano (estoniano: linn - cidade) e 12 municípios rurais (estoniano: vallad - comunas ou paróquias).

Município urbano:

Urvaste vald Sõmerpalu vald Antsla vald Mõniste vald Varstu vald Rõuge vald Haanja vald Misso vald Vastseliina vald Meremäe vald Lasva vald Võru Võru valdDivisão administrativa da região de Võru
Sobre esta imagem

Municípios rurais:
O lugar povoado: cidade (linn), pequeno borough (alevik) ou vila (küla), sede de
município rural (vald), aparece entre parênteses ao lado de seu respectivo município.

Referência[editar | editar código-fonte]

  1. Statistics Estonia - Dados de 1 de janeiro de 2007 calculados com base nos dados ajustados do censo populacional de 2000.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Võrumaa