Língua estónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estoniano (eesti keel)
Falado em: Estônia e imigrantes em outros países.
Região: Europa Setentrional (Báltico)
Total de falantes: 1,1 milhão, aproximadamente.
Família: Urálica
 Fino-ugriana
  Fino-báltica
   Estoniano
Estatuto oficial
Língua oficial de: Estônia, União Européia
Regulado por: Instituto da Língua Estoniana (semi-oficial)
Códigos de língua
ISO 639-1: et
ISO 639-2: est
ISO 639-3: est

O estoniano, estônio/estónio ou estônico/estónico (Loudspeaker.svg? eesti keel; AFI[ˈeːs.ti ˈkeːl]) é a língua oficial da Estônia, falada por cerca de 1,1 milhão de pessoas na Estônia e por cerca de dez mil pessoas em várias comunidades de emigrantes. É uma língua fino-ugriana e intimamente ligada ao finlandês, falado do outro lado do Golfo da Finlândia. A língua võro, considerada por alguns como apenas um dialeto do estoniano, e o sami, falado no norte da Finlândia. Mais longinquamente está relacionado com a língua húngara. O estoniano não tem relação com o letão, tampouco com a língua russa.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Há em estoniano nove fonemas relativos às vogais simples — a e i o u õ [ɤ] ä [æ] ö [ø] ü [y] — os quais apresentam três durações distintas. Dessas, a simples e a longa são segmentalmente fonêmicas, sendo o terceiro nível de duração apenas suprasegmentalmente fonêmico, apresentando também com um contorno tonal distintivo. A ortografia estoniana distingue apenas as vogais curtas e as longas (denotadas por sua duplicação). Há ainda 19 ditongos (Hint 1978); e também são encontrados agrupamentos polissilábicos de vogais.

Frontais Posteriores
Não-arrendondas Arredondadas Não-arredondadas Arredondadas
Altas i ü u
Mediais e ö õ o
Baixas ä a

Há uma série de consoates oclusivas desvozeadas e não aspiradas, com três durações fonêmicas, representadas b d g, p t k e pp tt kk. O resto das consoantes também apresenta distinção na duração, mas apenas as consoantes curtas e longas são distinguidas na escrita. Como nas vogais, dois níveis de duração segmental são fonêmicas, e o terceiro nível é suprasegmentalmente fonêmico. Por exemplo, para o fonema 'n': curto - 'n' em lina "lençol", longo 'n' em linna "da cidade" e extralongo 'n' em linna "para a cidade".

As fricativas são s h, além de f š ž z, usadas em empréstimos. As demais consonantes são j l m n r v, além das alofônicas velares nasais nk e ng. As consonantes podem ser palatalizadas, mas essa distinção não é marcada na ortografia. A palatalização ocorre antes das vogais frontais. Cerca de 0.15% do léxico apresenta total palatalização fonêmica, quando ela ocorre sem uma vogal frontal.

A tonicidade das palavras recai na primeira sílaba. Todavia, empréstimos internacionais e consoantes extralongas podem alterar esse padrão.

Gramática[editar | editar código-fonte]

Tipologicamente, o estoniano apresenta características de línguas tanto aglutinativas como sintáticas. Ao longo de sua história, a língua alemã teve uma forte influência sobre o estoniano, tanto no vocabulário como na sintaxe.

Morfossintaxe[editar | editar código-fonte]

Em estoniano, não há gênero gramatical, mas os substantivos e adjetivos são declinados em catorze casos: nominativo, genitivo, partitivo, ilativo, inessivo, elativo, alativo, adessivo, ablativo, translativo, terminativo, essivo, abessivo e comitativo, havendo concordância de caso e número entre o(s) adjetivo(s) e o(s) substantivo(s) que ele(s) modifica(m), exceto nos casos terminativo, essivo, abessivo e comitativo, nos quais há apenas concordância de número, permanecendo o adjetivo na forma genitiva.

A maioria dos casos em estoniano denota relações que outras línguas são expressas pelo uso de preposições.

Abaixo está um exemplo das declinações da palavra auto, que significa carro:

casos singular plural
nominativo auto autod - carros
genitivo auto autode
partitivo autot autosid
ilativo autosse autodesse - para o carro
inessivo autos autodes - no carro
elativo autost autodest - do carro
alativo autole autodele - para sobre o carro
adessivo autol autodel - sobre o carro
ablativo autolt autodelt - de sobre o carro
translativo autoks autodeks - transformação
terminativo autoni autodeni - até o carro
essivo autona autodena - como um carro
abessivo autota autodeta - sem o carro
comitativo autoga autodega - com o carro

Apenas três dos casos acima têm função gramatical: o nominativo (o agente/sujeito da frase), o acusativo (o objeto direto) e o partitivo (objeto parcial).

Os demais casos podem ser classificados como casos semânticos, pois indicam uma relação semântica entre os componentes da frase. Os casos podem ser ainda agrupados entre locais e não locais. Os locais podem ser internos, como o ilativo (para um local), inessivo (dentro de um local) e elativo (de dentro de um local). Os locais externos são o alativo (movendo-se para ficar sobre um local), adessivo (sobre um local) e ablativo (de cima de um local). Os demais casos estão expressos no exemplo acima.

Pronomes[editar | editar código-fonte]

Há dois tipos de pronome para cada pessoa em estoniano. Um, mais longo, para quando o foco está no agente e outro mais curto para quando o foco está na ação. São eles:

Singular[editar | editar código-fonte]
1ª pessoa mina - ma
2ª pessoa sina - sa
3ª pessoa tema - ta
Plural[editar | editar código-fonte]
1ª pessoa meie - me
2ª pessoa teie - te
3ª pessoa nemad - nad

Como não há gênero nesse idioma, não há diferença entre "ele" e "ela" ou "eles" e "elas".

Verbos[editar | editar código-fonte]

O sistema de conjugação verbal não apresenta distinção entre os tempos presente e futuro (a forma do presente é utilizada em ambos contextos com a adição de marcadores de tempo), e há formas especiais usadas para expressar uma ação iniciada por um sujeito indeterminado (o "impessoal").

O infinitivo dos verbos em estoniano é sempre terminado por -ma. A conjugação no presente se dá com a junção dos seguintes morfemas na raiz do verbo:

Verbo istuma (sentar-se)

mina istun

sina istud

tema istub

meie istume

teie istute

nemad istuvad

A conjugação no passado se da com a junção dos seguintes morfemas na raiz do verbo:

Verbo kirjutama (escrever)

mina kirjutasin

sina kirjutasid

tema kirjutas

meie kirjutasime

teie kirjutasite

nemad kirjutasid

Negação[editar | editar código-fonte]

A negação é feita adicionando-se a palavra ei antes do verbo:

mina ei istu; sina ei istu, etc

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Dicionários[editar | editar código-fonte]