Língua meänkieli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bandeira sueco-finlandesa do Vale de Torne
O Vale de Torne visto da montanha Aavasaksa

O Meänkieli - também conhecido em finlandês como tornionlaaksonsuomi e em sueco como tornedalsfinska - é uma língua falada na parte norte da Suécia, em torno do vale do Rio Torne.
A palavra Meänkieli foi criada pelo escritor Bengt Pohjanen e significa ”a nossa língua” (meän kieli), abrangendo esta designação um grupo de dialetos anteriormente designados por ”Finlandês do Vale de Torne” (em Pajala, Övertorneå e Haparanda), ”Finlandês de Gällivare” (em Gällivare), ”Finlandês de Jukkasjärvi e de Vittangi” (em Kiruna), ou simplesmente ”Finlandês”.

Em 2000 o Parlamento Sueco reconheceu o Meänkieli como língua minoritária.

O motivo da diferenciação dos dialetos finlandeses no lado sueco do Rio Torne e no lado finlandês tem a ver com a perda da antiga colónia da Finlândia, quando a Rússia a conquistou no século XIX, dando-lhe uma certa autonomia como Grão-ducado da Finlândia.
Livre da Suécia, a Finlândia empreendeu uma valorização e normalização do seu idioma, enquanto a parte sueca do Vale de Torne foi sujeita a uma suequização da população, aumentando assim a distância entre os seus dialetos finlandeses rurais e as novas formas padronizadas do finlandês falado na Finlândia.

Do ponto de vista linguístico, Meänkieli é um dialeto do finlandês, mas – por razões políticas e históricas - tem a qualidade de língua minoritária na Suécia.

Em sueco, hoje em dia, o idioma é habitualmente referido como Meänkieli pelas autoridades, sendo cada vez menos ouvido o antigo nome comum - tornedalsfinska (Finlandês do Vale de Torne).

Na Finlândia, Meänkieli é geralmente visto como dialeto do norte finlandês, sendo o Meänkieli do lado sueco visto como praticamente o mesmo dialeto que o Finlandês do lado finlandês.

Ao todo, o Meänkieli tem entre os 40.000 e 70.000 falantes. Segundo um inquérito feito pela Rádio Nacional Sueca, umas 150 000 pessoas falam ou compreendem o Meänkieli.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.